Cidadeverde.com

Themístocles e Hélio definem chapa do acordo. Veja aqui

Os grupos dos deputados Themístocles Filho (PMDB) e Hélio Isaias (PP) encerraram no meio da manhã desta quarta-feira um acordo em torno da eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí. Com o acordo, Hélio Isaias desistiu de sua candidatura à presidência do Poder Legislativo e abriu espaço para a formação de chapa única para a eleição de sexta-feira, embeçada por Themístocles. Por outro lado, o grupo de emedebista cedeu na reivindicação principal dos progressistas, que cobravam a 1ª Vice-Presidência.

O indicado pelo PP será o deputado Fernando Monteiro (PRTB). “É uma deferência a um nome histórico da Assembleia”, disse o deputado Júlio Arcoverde, presidente estadual do PP. O acordo assegurou a 1ª Secretaria para o PT, que discutiu quem seria o ocupante do posto, se a deputada Flora Izabel ou o deputado Fábio Novo. Terminou prevalecendo nome de Fábio Novo.

O deputado Fábio Novo, apesar de compor a chapa com Themístocles, ele continua defendendo renovação da Casa. "Em 2015, o contexto era diferente. Nós mantemos a nossa ideia de alternância no poder da casa, mas agora o deputado Themístocles garante que não será mais candidato. Vamos continuar discutindo o que for de interesse da Assembleia", afirmou. 

Após o acordo, a chapa única ficou assim definida:

Presidente:                THEMÍSTOCLES FILHO (MDB)
1ª Vice-presidência:  FERNANDO MONTEIRO (PRTB)
2ª Vice-presidência:  DR. HÉLIO (PR)
3ª Vice-presidência:  EVALDO GOMES (SD)
4ª Vice-presidência:  FIRMINO PAULO (PP)
1ª Secretaria:             FÁBIO NOVO (PT)
2ª Secretaria:             MARDEN MENEZES (PSDB)
3ª Secretaria:             FLÁVIO NOGUEIRA JR (PDT)
4ª Secretaria:             CARLOS AUGUSTO (PR)

A chapa única será registrada até às 13 horas de hoje, prazo limite estabelecido para esta eleição. A votação que confirmar a nova Mesa Diretora acontece na sexta-feira, logo depois da posse dos deputados eleitos em outubro, para o mandato 2019-2023.