Cidadeverde.com

Ibaneis Rocha será o novo presidente do MDB


Ibaneis Rocha: o novo governador do Distrito Federal vai assumir também o comando do MDB nacional  (FOTO:  GDF / Divulgação)

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, será o novo presidente do MDB. A mudança já está acordada com as principais lideranças do partido e procura dar mais força e visibilidade à sigla na esfera política. A troca de comando foi confirmada pelo deputado estadual João Madison, de quem o governador do DF é amigo pessoal. Vale lembrar, o MDB sofreu uma importante perda de poder político nas últimas eleições, com a redução das bancadas do partido na Câmara e no Senado e com a eleição de um único governador, precisamente Ibaneis.

Atualmente, o presidente da sigla é Romero Jucá. Mas o ex-todo poderoso dos governos FHC, Lula, Dilma e Temer está agora sem mandato, além de ser a tradução da velha política. Ibaneis passa a ser o nome que vai falar pelo partido. Lideranças tradicionais como José Sarney e o próprio Michel Temer já foram comunicadas, dando aval à mudança.

Ibaneis foi uma das grandes surpresas da eleição passada. Faltando apenas dois meses para a votação em primeiro turno, ele tinha 4% das intenções de voto. Cresceu com o discurso da mudança e com a aura de não-político. Por pouco não venceu no primeiro turno mas, no segundo, conseguiu uma avassaladora vantagem.
 

Governador tem origem piauiense

Ibaneis Rocha é natural de Brasília. Mas suas raízes estão no sul do Piauí, mais especificamente em Corrente e Cristalândia. Os pais são da região, de onde migraram para a capital da República. Em Brasília, Ibaneis se notabilizou como advogado a ponto de ter financiado sua própria campanha para governador.

Mesmo morando no Distrito Federal, ele mantém vínculos bem palpáveis com o Piauí: Ibaneis tem uma fazenda em Corrente, onde é criador de bovinos.