Cidadeverde.com

‘Barão’ faz a folia na Zona Sudeste

O segundo dia de desfile oficial dos blocos carnavalescos de Teresina tem sete atrações animando em diversos pontos da cidade. Dois bairros ganham destaque, pela tradição carnavalesca e pela longevidade de seus blocos. O maior desses destaques é o Barão do Itararé, que faz a folia no bairro populoso de Teresina, o Dirceu. É a referência do dia na Zona Sudeste.

A folia do Barão de Itararé começa às 17h30 e não tem hora para terminar. A Concentração é na frente da Fundação Bradesco, ponto de referência no Dirceu I.

Os desfiles de blocos desde domingo começam na verdade às 15h, com o Bloco das Fuleiras, que se reúne no bairro Tabuleta, Zona Sul da capital. Às 17h são três outras atrações: o Tomar Gagau, no Parque Piauí (Quadra 138), e o Bloco da Batata e o Tome Dalila, ambos no bairro Mafrense. Mais tarde, às 19h, tem o Carnazon, no Monte Castelo.
 

Um ‘Dedim’ de folia no Saci

Outro bairro que tem tradição na folia é o Saci. Este ano o carnaval é pretexto para comemoração dos 40 anos do bairro. Quem faz a festa é o Dedim de Paçoca, bloco que resgata a tradição do antigo bloco do Paçoca com a figura do Dedim, que viveu uma vida no Saci e capitaneou um bar que sempre foi referência na comunidade, especialmente pela diversão e o humor.

O desfile do Dedim de Paçoca está marcado para as 17h, em plena Avenida Principal do Saci. A folia, no entanto, tem um limite: as atrações não devem passar das 10h da noite, em respeito aos moradores que, por ventura, queiram um pouco de sossego.