Cidadeverde.com

Themístocles deixa de esperar Firmino e dá o tom da campanha

Foto Divulgação / Assembleia Legislativa

Themístocles Filho: deputado lança Dr. Pessoa candidato do MDB à prefeitura de Teresina nas eleições de 2020


Foram apenas dez dias para uma mudança radical de tom. Há pouco mais de uma semana, o deputado Themístocles Filho, presidente da Assembleia e do Diretório do MDB em Teresina, disse que esperaria o prefeito Firmino Filho lançar seu próprio candidato para depois ser divulgado o representante emedebista na disputa de 2020 pelo Palácio da Cidade. Ontem, Themístocles mostrou que assumiu uma nova estratégia: não apenas lançou o candidato do MDB como ainda definiu um tema que tem endereço certo: a saúde.

Segundo Themístocles, o ex-deputado Dr. Pessoa não chega ao MDB como um simples filiado. Chega para disputar o Palácio da Cidade: “Dr. Pessoa é 100% candidato”, disse o presidente da Assembleia. Falou também dos grandes problemas de Teresina. Citando pesquisas internas, o deputado foi claro: a saúde é o maior problema não apenas na capital mas também em todo o Piauí.

Ao lançar Dr. Pessoa sem meias palavras, Themístocles toma para o MDB a estratégia de ser o contraponto ao grupo de Firmino. Quer apresentar o emedebista como “o outro”, como a alternativa, a mudança. Ao apontar os problemas da saúde ele também aponta para o grupo de Firmino, que tem no professor Charles Silveira o nome mais badalado para ser o candidato do tucanato.

Charles vem a ser o presidente da Fundação Municipal de Saúde. Em sendo assim, pode ser apontado como parte do problema que aflige os teresinenses. Ao apontar para a saúde, o deputado tentar colocar os aliados de Charles na defensiva, oferecendo explicações sobre o tema.

É uma estratégia que tem o mérito de colocar Dr. Pessoa como o contraponto, como o anti-firminista. Tem seu risco: a prefeitura se empenha em apontar o peso de outros municípios como a razão dos problemas – e isso recai especialmente sobre o governo do Estado, aliado do MDB.
 

Festa para Dr. Pessoa e muito mais

O MDB já marcou para 23 de agosto a filiação de Dr. Pessoa ao partido. Será um evento com forte teor político e popular, visando dar projeção ao novo filiado, ainda mais depois que Themístocle o alçou à condição de “100% candidato”. Mas a festa não será somente para o ex-deputado. O MDB quer mostrar força também na perspectiva da eleição para a Câmara Municipal.

Hoje faltam nomes de peso para uma grande chapa a vereador: o partido tem dois assentos na Câmara – Zenito e Luís Lobão. Deve perder Lobão, mas vai ganhar Jeovar Alencar. Tem ainda o bem votado suplente James Guerra. Mas é pouco para assegurar a eleição de um vereador. E o partido planeja eleger uma boa bancada. Para isso terá que somar novas lideranças. Algumas delas serão conhecidas e festejadas no evento do dia 23 de agosto.