Cidadeverde.com

Prefeitura vai plantar Ipês em UBS´s para lembrar o Setembro Amarelo

Neste período em que se destaca a prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Floriano, através das secretarias de Saúde e Meio Ambiente, vai realizar atos simbólicos para chamar a atenção da população sobre a temática que ainda é considerada tabu em nossa sociedade. 

As unidades de saúde Helvídio de Holanda Barros, Jasmina Bucar, João Elias Oka, José Paraguassú, CAPS II e a praça Dr. Sebastião Martins, ganharão mudas de Ipês amarelos nos próximos dias. A ação faz parte da campanha desenvolvida em Floriano para o Setembro Amarelo. O tema escolhido para este ano foi “Toda vida importa” e traz como mensagem o acolhimento da rede de atenção psicossocial, em parceria com a atenção básica e serviços de urgência e emergência psiquiátrica.

A típica e nativa árvore de Ipê é a denominação de uma grande variedade de espécies do gênero Tabebuia e Handroanthus, sinônimos, e ambos da família Bignoniaceae. É muito conhecida por sua beleza, exuberância das flores e ampla distribuição em todas as regiões do Brasil. Os Ipês são caducifólias, ou seja, perdem todas as folhas, que são substituídas por cachos de flores de cores intensas. São árvores de grande porte que gostam de calor e sol pleno.

Floresce entre junho e novembro, começando pela cor roxa e rosa, depois o amarelo e por último o branco. Elas caem no decorrer de uma semana, cobrindo o chão com a sua cor.

O nome ipê origina-se da língua indígena Tupi e significa casca dura. O mesmo também é conhecido como Pau D’arco, porque antigamente os índios utilizavam a madeira dessas árvores para fazerem os seus arcos de caça e defesa. Ou seja, há muito tempo o ipê é utilizado como matéria-prima em razão da boa qualidade da madeira, tendo como características principais:

Muito densa e forte;
Pesada e dura, difícil de serrar;
Grande durabilidade mesmo quando em condições favoráveis ao apodrecimento;
Alta resistência aos parasitas e à umidade;
Considerada uma madeira nobre, o Ipê possui um material excelente para estrutura de obras, em ambientes externos e até mesmo em detalhes decorativos. Pode ser usado também em construções de pontes, vigas, esquadrias, pisos, escadas, móveis, peças, na fabricação de instrumentos musicais, de portas e janelas, dentre muitas outras finalidades.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais