Cidadeverde.com

Palestra sobre o "Novembro Azul" é ofertada ao Sindicato dos Arrumadores do Comércio de Floriano

Na manhã dessa quinta-feira (23), uma parceria entre a UBS João Elias Oka e o PAM realizou uma palestra informativa e incentivadora sobre a campanha do "Novembro Azul" na sede do Sindicato dos Arrumadores do Comércio de Floriano. Participaram da ação, o ouvidor municipal Joilson Rodrigues, representando o prefeito Joel Rodrigues, o médico urologista, Hugo Coêlho, a enfermeira do PAM Seanny Formiga, além de profissionais do NASF e estagiários de enfermagem da FAESF. 

O momento foi para apresentar e incentivar o cuidado com a saúde masculina, dando ênfase na campanha do "Novembro Azul", que objetiva a prevenção do câncer de próstata, entre outras doenças que afetam o sistema reprodutor-urinário dos homens. Durante a ação foi realizada a verificação da pressão arterial, de glicemia e o teste de massa corpórea (IMC). O encontro foi finalizado com um café da manhã e um sorteio de brindes ofertados aos Arrumadores do Comércio de Floriano.

O médico urologista Hugo Coêlho, que atende na UBS João Elias Oka, ressaltou a importância de momentos como esse, que levam informações e orientação aos homens. "É o terceiro ano que esse momento é realizado, falar da saúde masculina e, principalmente, da prevenção do câncer de próstata, é algo necessário, e hoje cumprimos essa missão junto a esses homens", disse o médico Hugo Coêlho.

Fonte: Ascom

Secretaria de Cultura dá início às comemorações da programação do Dia da Consciência Negra

Na manhã dessa segunda-feira (20) foi realizada a abertura oficial da programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, que se comemora nessa data. A solenidade aconteceu no Complexo Comercial e Cultural do Cruzeiro e contou com a presença do prefeito Joel Rodrigues, do presidente da Câmara dos Vereadores, Maurício Bezerra, dos secretários municipais e da comunidade que prestigiou o evento. 

O primeiro dia da programação, que vai até 08 de dezembro, denominado KIZOMBA - Festa da Raça, contou com a participação do grupo Abadá Capoeira, Colecionadores de Reggae, Pagode do Mimbó, vindo diretamente do Quilombo Mimbó, localizado no município de Amarante, além de contar com exposiçoes das religiões de matriz africana. 

Durante a ocasião a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Elineuza Ramos, destacou a importância de eventos que cultuam e dão espaço para a representatividade das raízes culturais e históricas do povo negro. "Pensando em comemorar essa data tão importante em grande estilo, montamos uma extensa programação aberta ao público e gratuita, contamos com a presença de todos", convidou a secretária Elineuza Ramos.

PROGRAMAÇÃO 

21 e 22/11 – Terça-feira e quarta-feira

Evento: Palestras e mesas redondas

Local: FAESF

Horário: 19:00

23/11 – Quinta-feira

Evento: Grande Roda de Capoeira

Local: Praça do Complexo Cultural e Econômico do Cruzeiro

Horário: 18:30

25/11 – Sábado

Evento: Feira Afro Cultural

Local: Espaço Cultural Maria Bonita

Horário: 19:00

Atrações: Promoção Grupo Colecionadores de Reggae de Floriano em parceria com a Sec.Mun. de Cultura, Esporte e Lazer, Movimento Negro Dandhara, Governo do Estado e outros movimentos

26/11 – Domingo

Evento: Atividades diversas

Local: Comunidade Mimbó

Horário: 12:00

30/11 e 01/12– Quinta-feira e sexta-feira

Evento: Seminário de Arte e Cultura

Local: UFPI

Horário: Dia todo

Atrações: Parceria Movimento Negro Dandhara e Associação Brincantes do Folclore Nordestino

08/12 

Evento: Festa da Beleza Negra

Local: Espaço Cultural Maria Bonita

Horário: 19:00

Atrações: Eleição do Rei e Rainha da Beleza Negra

Grupos de Consciência Negra e Movimento Negro Dandhara.

Fonte: Ascom

Menina de 12 anos filma prima de 10 anos sendo estuprada e ajuda polícia na prisão


Delegado Francisco de Assis Carvalho (Foto: Floriano News)

Uma menina de 10 anos foi vítima de violência sexual e, para provar o crime, a sua prima de 12 anos gravou um vídeo para denunciar o caso. O suspeito é o companheiro da avó materna da criança, tem 39 anos e foi preso em flagrante no sábado (18). De acordo com o Conselho Tutelar de Floriano, que acompanha o caso, o suspeito chegou a oferecer o valor de R$ 50 para que a criança o deixasse tocar nela. 

O delegado Francisco de Assis Carvalho disse ao Cidadeverde.com que tanto a vítima, o suspeito e a prima que fez a gravação foram ouvidos separadamente. O delegado ressaltou que a criança de dez anos tentou falar para os familiares, que não acreditaram. Então, a prima de 12 decidiu fazer uma filmagem. 

“Na versão da vítima, desde cedo da tarde, ele a estava molestando e teria falado para alguém da família, mas não acreditaram nela. Então, a prima conseguiu filmar ele pegando nas pernas dela, na vagina. Aqui temos o estupro de vulnerável consumado pelos atos libidinosos, e nós já requisitamos (o exame) de estupro”, disse o delegado. 

O Conselheiro Tutelar ressaltou que é possível ver o ato claramente nas filmagens e que ao perceber que estava sendo gravado, o suspeito chegou a agredir as duas crianças. A conselheira contou que no vídeo é possível ver a vítima sentada na cama, ele colocando o órgão genital para fora e pegando nas partes íntimas da criança. 

“A menor contou para a prima que ele tinha oferecido dinheiro para ‘fazer saliência’ com ela; foram essas as palavras ela. Então, a de 12 pegou o celular de outra prima, que é mais velha, e resolveu filmar, nem ela acreditou nisso”, disse a conselheira Jocirlane dos Santos.

 O Conselho Tutelar ressaltou que está acompanhando o caso e oferecendo assistência psicológica a família. 

Versão do suspeito

O delegado comentou que, em depoimento, o suspeito disse não se lembrar do ocorrido, pois estava embriagado e “se mostrou arrependido”.

O suspeito está preso na Penitenciária de Floriano a disposição da Justiça.

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Floriano assina Cooperação Técnica com Secretaria de Administração do Estado

Foi realizada na manhã dessa sexta-feira (17), na sede da Prefeitura de Floriano, a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Município de Floriano e a Secretaria de Administração e Previdência do Estado do Piauí (SEADPREV) e a Superintendência de Parcerias e Concessões (SUPARC) para fornecer apoio técnico na discussão, avaliação e implantação de Parceria Público Privada (PPP) e concessões no âmbito da administração municipal. Na ocasião se fizeram presentes o prefeito Joel Rodrigues, o secretário de Administração do Estado, Franzé Silva, a superintendente da SURPAC, Viviane Bezerra, além dos secretários municipais.

A Cooperação Técnica é uma medida que garante apoio ao município para capacitar gestores e técnicos da prefeitura no sentido de estruturar alguns modelos de investimentos através de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Floriano é a segunda cidade do Piauí a assinar esse termo de cooperação, depois da capital Teresina. “Esse termo vai fazer com que possamos agilizar parcerias que tragam melhorias e investimentos para os serviços municipais”, disse o secretário de Administração do Estado, Franzé Silva.

De acordo com a superintendente da SURPAC, Viviane Bezerra, o município já possui uma legislação que facilita a execução de parcerias, o que, segundo ela, demonstra uma organização de governo, além disso, garante o apoio do Governo Estadual para transformar Floriano em um modelo de implementação de PPPs municipais. 

O prefeito Joel Rodrigues reconheceu a importância desse Termo de Cooperação Técnica para o município e pontuou que a conquista dessa chance de futuros investimentos e melhorias é uma grande demonstração de zelo e comprometimento com o povo de Floriano.

Fonte: Ascom

Coordenadoria de Saúde Bucal de Floriano recebe coordenador estadual para reunião com profissionais da área

Foi realizada na manhã dessa terça-feira (14), no auditório da Secretaria de Educação, uma reunião entre os profissionais da Saúde Bucal de Floriano para discutir práticas e metas nessa área. Do encontro participaram a secretária de Saúde Thaís Braglia, o coordenador Estadual de Saúde Bucal Marcelo Almeida, a coordenadora de Saúde Bucal de Floriano Natacha Kalu, a coordenadora do Programa Saúde na Escola Thaís Trajano e a dentista Zilma Neiva. 

A reunião da equipe de Saúde Bucal, sob comando da dentista e coordenadora Natacha Kalu, foi para dar início a uma tarefa de levantamento dos materiais de consumos, organizando em tabelas que foram entregues aos dentistas, a quantidade de cada item em estoque da UBS, assim como sua data de validade e uma estimativa da quantidade que é utilizada durante 30 dias. O levantamento é para ter um controle dos produtos do almoxarifado buscando evitar desperdício e dar mais celeridade aos pedidos de licitação, evitando a ausência desses instrumentos. 

Com a presença da coordenadora do Programa Saúde na Escola, Thaís Trajano, também foi discutida a ação do Programa durante o mês de novembro nas escolas municipais. Nesse mês está sendo realizada a promoção e avaliação da saúde bucal, além da aplicação de flúor, entrega de kit odontológico e escovação supervisionada. Também discutiram ações para a programação de 2018.

O coordenador estadual de Saúde Bucal, Marcelo Almeida, se colocou à disposição do município de Floriano, e pontuou a importância da Atenção Básica trabalhar em parceria com a coordenadoria do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO. Além de anunciar que o CEO Estadual, tipo III, até metade do próximo ano estará complementando a saúde bucal de Floriano.

Fonte: Ascom

Saúde realizará abertura das ações do Novembro Azul nesta segunda-feira (13)

O laço da campanha mudou de cor e agora o foco são os homens florianenses. A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará nesta segunda-feira, 13, as ações do Novembro Azul.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no penúltimo mês do ano e direcionada aos homens com intuito de incentivar a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

Em Floriano, a abertura das ações será realizada às 8:00 no auditório da Universidade Federal do Piauí - UFPI. O evento será realizado nos dias 13 e 14 de novembro. Durante todo o mês, ações serão realizadas nos postos de saúde para incentivar o cuidado com a saúde do público masculino.

Programação:

Dia 13/11, manhã:

8:00: Solenidade de abertura
9:00: Apresentação teatral
10:00: Coof break
10:30: Palestra motivacional

13/11, tarde:

Palestrante: Ana Marcia Miranda 
Pré natal masculino: agora é a vez dos homens
Importância do parceiro durante o ciclo gravídico puerperal
Presença do parceiro durante o trabalho de parto e parto: implicações para a vínculo pai/filho

14/11, manhã:

8:00: Abordagem as DST na atenção básica. Palestrante: Glorinha Barguil 

14/11, tarde:

Prevenção ao câncer de próstata. Palestrante: Dr Lindolfo
Prevenção ao câncer de pulmão e pênis. Palestrante: Dr Victor

Fonte: Ascom

Novo suspeito de espancar e jogar rapaz em rio é preso no Maranhão

  • dragavale.jpg Arquivo Polícia Civil
  • ade050ee-ce0a-4df8-826d-0e08d97dceca.jpg Arquivo Polícia Civil
  • draga5.jpg Arquivo Polícia Civil
  • draga3.jpg Arquivo Polícia Civil
  • draga2.jpg Arquivo Polícia Civil
  • draga.jpg Arquivo Polícia Civil

A Polícia Civil de Barão do Grajaú, no Maranhão, prendeu o segundo suspeito envolvido na agressão contra o comerciário Bruno Amorim, espancado e jogado no rio Parnaíba. Ele ficou por 9 horas desacordado. A vítima conseguiu sobreviver porque no movimento das águas foi puxado por uma draga e permaneceu em posição onde era capaz de respirar.

O novo suspeito preso foi identificado como Diogo Wellington Reis Silva de Sousa, que mora em Floriano-PI e será indiciado por tentativa de latrocínio. Diogo foi identificado após o depoimento de Michel Soares, que confirmou ter marcado um encontro com a vítima pelas redes sociais para realizar o assalto.

Segundo relato colhido em depoimento Michel dizia para o colega: "não é pra bater, não é preciso bater nele".

Diogo passou a agredir brutalmente a vítima e ainda segundo Michel no momento das agressões ele teria dito que iria mata-lo por ser homossexual. 

Na delegacia, a vítima reconheceu o criminoso como o autor da agressão e ambos  estão a disposição da Justiça. O delegado acrescenta que esta não era a primeira vez que Michel se encontrava com a vítima.

"Eles se conheciam e é a segunda vez que eles se encontravam. Michel é suspeito porque apreendemos o celular da vítima que confirma o encontro e ele ainda não procurou a polícia, não prestou socorro", concluiu.

 

Matérias relacionadas

Rapaz espancado e jogado em rio foi atraído pela rede social, revela delegado

Comerciário é espancado e jogado em rio; vítima sobrevive após segurar em draga

 

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Rapaz espancado e jogado em rio foi atraído pela rede social, revela delegado

  • dragavale.jpg Arquivo Polícia Civil
  • ade050ee-ce0a-4df8-826d-0e08d97dceca.jpg Arquivo Polícia Civil
  • draga5.jpg Arquivo Polícia Civil
  • draga3.jpg Arquivo Polícia Civil
  • draga2.jpg Arquivo Polícia Civil
  • draga.jpg Arquivo Polícia Civil

O delegado Firmino Vilarinho, de Barão do Grajaú (MA), informou ao Cidadeverde.com que um rapaz de 19 anos foi preso suspeito de marcar encontro pela rede social para roubar e agredir uma vítima de Floriano. O crime  ocorreu às margens do rio Parnaíba na última segunda-feira (6) e o comerciário - Bruno Amorim - foi espancado e jogado no rio Parnaíba. Ele ficou por 9 horas desacordado. A vítima conseguiu sobreviver porque no movimento das águas se encostou em uma draga e foi salvo.

Foi preso Michel Soares da Silva que era conhecido da vítima. "Eles marcaram um encontro pela rede social para se encontrarem às margens do rio pelo lado de Barão de Grajaú. Quando a vítima chegou estava uma terceira pessoa encapuzada que foi logo lhe agredindo", contou o delegado.

Segundo a polícia, a vítima foi agredido com socos e pontapés, principalmente no rosto. A agressão foi tão violenta que o rapaz desmaiou. 

"Segundo relato, o Michel ainda dizia: não é pra bater, não é preciso bater nele".

O delegado informou que durante a ação, os criminosos roubaram uma moto da vítima, um colar de ouro e um óculos. Os dois - a vítima e Michel - são de Floriano.

"Eles se conheciam e é a segunda vez que eles se encontravam. Michel é suspeito porque apreendemos o celular da vítima que confirma o encontro e ele ainda não procurou a polícia, não prestou socorro".

Para a Polícia, durante a ação, os criminosos resolveram eliminar o corpo do comerciário. 

A vítima foi encontrada presa na draga e levada para o Hospital. Ontem, ele teve alta e não há risco de morte.  "Ele está com hematomas nos olhos e um corte na mandíbula. Foi salvo pela draga. Ele desceu o rio preso a draga numa posição que conseguia respirar".

 

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Joel Rodrigues recebe reivindicações da FEBAPI, Federação das Associações de Bairros do Piauí

Um encontro organizado pela FEBAPI, Federação das Associações de Bairros do Piauí, reuniu, na noite desta terça-feira (07), na sede do Sindicato dos Comerciários, presidentes e representantes de 28 associações de moradores de Floriano, o prefeito Joel Rodrigues, vice-prefeito Antônio Reis, dez secretários municipais, além de diretores e assessores do governo, e o diretor do Hospital Regional Tibério Nunes Ancelmo Jorge.

O objetivo foi levar ao poder público as principais reivindicações, levantadas por cada associação, relacionadas aos bairros de Floriano. A reunião foi conduzida pelo presidente da FEBAPI, Josino Vieira, o Marronzinho, que junto com sua diretoria, formalizou dois pedidos iniciais, um deles solicitando a cessão do prédio onde funcionou o 1º DP de Floriano, próximo à sede da prefeitura, para sediar a FEBAPI, e outro requisitando que as associações de moradores tenham plena participação em todos os eventos sociais promovidos pelo município.

Depois cada presidente de associação fez breves explanações sobre os principais problemas dos bairros, a maioria solicitando pavimentação, pontes, bueiros, recuperação de chafarizes, limpeza, reconstrução de praças e outras.

Em seguida o prefeito Joel Rodrigues se pronunciou, lembrou que parte das reivindicações serão atendidas com o projeto Avançar Cidades, que prevê investimentos para mobilidade urbana, asfalto, calçamento, pontes e organização do trânsito. Informou que praças, como a do bairro Manguinha, já tem recursos garantidos para a reforma, destacou a retomada do esgotamento retomado, assim como obras da saúde, e recursos já garantidos para outras ações da saúde em 2018, falou sobre as obras do Matadouro Público que serão iniciadas em breve, assim como das 499 casas do Riacho Fundo, o trabalho eficiente junto a recuperação de chafarizes, com mais de 200 ações neste sentido, e outras providências. “Parabenizo a FEBAPI pela iniciativa e o nosso governo sempre estará de portas abertas para as associações de moradores”, disse Joel após o encontro.

Fonte: Ascom

Projeto de implantação de Usina Solar Fotovoltaica (USF) é apresentado ao prefeito Joel Rodrigues

 

Na manhã desta terça-feira (7), o prefeito Joel Rodrigues recebeu em seu gabinete, os diretores da empresa Ecosun Geração de Energia, Vitor Ponte e Rômulo Costa. A reunião ocorreu para apresentar ao gestor o projeto de implantação da Usina Solar Fotovoltaica (USF) que será instalada entre os municípios de Floriano e Jerumenha, em uma área total de 1.256 hectares, com capacidade para 300 MWh de energia. O empreendimento, orçado em 1,5 bilhão de reais, é projetado para a produção e venda de energia elétrica. Em sua execução, espera-se que cerca de mil empregos diretos sejam gerados para a população da região. 

Durante a reunião o prefeito Joel se colocou à disposição e, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, forneceu a anuência que comprova a instalação da Usina em um área rural e em consonância com as leis municipais. A partir disto, os diretores estarão entregando a documentação a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMAR) e após esta fase, darão início à instalação das estações que farão o estudo do solo. 

A previsão é de que a Usina seja instalada em um prazo de 12 a 15 meses, quando terminam as fases de licenciamento ambiental, medição solarimetrica e obtenção das autorizações necessárias. Após este prazo, a empresa terá de um a dois anos para vencer leilões e iniciar a construção. Também participaram da reunião o vice-prefeito Antônio Reis e os secretários Antônio de Pádua (Des. Econômico), Assis Carvalho (Des. Rural), Marcony Allisson (Infraestrutura), Nilson Ferreira (Comunicação) e a secretária Manuella Simplício (Meio Ambiente).

Fonte: Ascom

Posts anteriores