Cidadeverde.com

Exposição sobre Luiz Gonzaga passeia pelo Piauí

Expozaga esteve em Pedro II e agora passa por União e Piripiri

Uma exposição bem diferente sobre Luiz Gonzaga passeia por algumas cidades do Piauí. A Expozaga, além de reunir algumas peças especiais do dia-a-dia e da história do maior cantor nordestino é a possibilidade de se sentir mais perto do convívio e do legado do Rei do Baião. Até sexta-feira (30) ela está em União, apenas 52 km de Teresina, e em breve seguirá para Piripiri, 165 km da capital.

Na mostra é possível conferir algumas peças e fotografias únicas. A última sanfona que o cantor presenteou está no acervo. Fotos de arquivo pessoal de quando Luiz Gonzaga serviu no Exército e da visita do Papa João Paulo II a Fortaleza. Há vários cartazes de discos e de shows, entre eles um especial do único concerto que o músico realizou no exterior, em Paris.

Última sanfona que Luiz Gonzaga presenteou. Ao fundo foto do cantor na época de Exército

Apesar de a exposição não ser grande em quantidade de acervo, é possível sentir sua riqueza em carinho e respeito. O organizador é Reginaldo Silva, que conviveu durante 12 anos com Luiz Gonzaga. Além de produzir shows, ele chegou a morar junto com o cantor e possui muita história para contar. Também pernambucano, mas de Garanhuns, Reginaldo realiza palestras durante dia, tarde e noite para refletir sobre vida e obra do músico tentando que as suas reflexões e atitudes continuem fortes no imaginário dos jovens.

Como chegar

A Expozaga estará em União até sexta-feira (30). Ela fica no Espaço Cibrazem que é um espaço interessante em um antigo depósito e que está bem preservado. A rodovia que vai de Teresina a União está em bom estado de conservação. É um bom programa para tirar as crianças de casa nas férias, com uma viagem rápida para curtir uma exposição que há 5 anos não vem para Teresina e é gratuita.

A partir do dia 04 de julho, a Expozaga estará na reabertura do Museu de Perypery, em Piripiri. Será a primeira exposição itinerante a ser realizada depois da reforma. 

Unionenses Rosário Batalha e Toinho do Arrocha em visita à Expozaga