Cidadeverde.com

Feira em Teresina é opção para contato com turismo rural

Mais de 60 expositores estiveram na segunda edição. Foto: Divulgação Facebook

Para quem diz que Teresina não tem muito o que conhecer, nesse domingo (02/07) acontecerá um evento para mudar de opinião. A Feira de Turismo Rural é realizada na Praça da Cacimba Velha e apresenta para os visitantes os vários atrativos turísticos da região. O destaque do evento que começa às 7 horas e vai até as 13 é a feira com produtos de agricultura familiar e também de grandes produtores. Mas também são expostas outras atrações da região, tudo ali bem pertinho.

Locais ainda pouco conhecidos dos teresinenses, mas que no fim de semana são excelentes pontos de contato com o rural para uma população que convive com a correria do trânsito e do trabalho na área urbana. Na Fazenda Vale do Leite é oferecido café da manhã todos os domingos. Nele são usados os produtos lá produzidos. Os amantes do ciclismo já conhecem o Sitio Araxá, que possui trilhas para quem gosta de pedalar. Outro sítio aberto ao público é o Títara Pesque e Pague que serve almoço. Também se destaca o Restaurante Rei do Tambaqui, respeitado pelo seu peixe. Para quem quer ter uma vista diferente da região, é indicada uma subida na Serra do Gavião.

Vista da Serra do Gavião na região da Grande Cacimba Velha. Foto: Alexandro Dias

Quem fala com entusiasmo da Feira de Turismo Rural é a professora Teresinha Ferreira. Dona de uma propriedade na região e uma das idealizadoras do evento, ela participa como feirante vendendo seus tomates secos e mobilizadora da comunidade. “Já vamos para a terceira edição. Na primeira tivemos 35 expositores e na segunda 66. Também já atraímos o olhar do poder público e conseguimos que nosso projeto receba mais capacitação e mais apoio. Serão 20 órgãos que ajudarão a crescer o turismo rural da região”, diz Teresinha.

Mais do que visitar a Feira, o turista que dedicar seu domingo a conhecer os atrativos da Grande Cacimba Velha estará apoiando um projeto de turismo sustentável. Os produtos e o evento são desenvolvidos e organizados pelos produtores da região. Tanto os grandes produtores de leite, peixe, cajuína e cachaça estarão expostos, quanto os pequenos produtores de feijão, hortaliças e galinha caipira. “É uma oportunidade de ter uma nova visão de Teresina, uma cidade com 80% da sua área rural, na qual estão muitos produtores e potencialidades”, afirma a professora.

A ideia surgiu de outras cidades que também exploram o turismo rural. Recentemente, pesquisa do site de hospedagem Airbnb informou que triplicaram a quantidade de reservas em fazendas e casas em ambiente rural. É um segmento turístico em expansão em todo o mundo. E o teresinense poderá conferir isso mais de perto no próximo domingo.