Praia no centro do Piauí? Tem sim. Apenas 170km de Teresina
14/07/17, 08:39
Sítio Lira Ecoparque possui restaurante e atividades como tirolesa e arvorismo. Foto: Andressa Maredi
Quem pensa que as únicas praias do Piauí que lotam nas férias de julho são as do litoral está enganado. Bem perto de Teresina (170 km), a cidade de Amarante faz sua orla nas areias do Rio Parnaíba. A praia fica no município de São Francisco do Maranhão e recebe para a época uma grande estrutura de bares e shows.
Atrações musicais de destaque regional movimentam a cidade que já possui muitos atrativos turísticos. O blog vai lhe ajudar a dar uma passadinha em Amarante nessas férias.
Atrativos Turísticos
Praia recebe grande estrutura de bares no mês de julho. Foto: Blog Cultura de Amarante
Nem só de praia vive quem vai à Amarante. Muito longe disso. A cidade possui um dos Centros Históricos mais representativos do estado. Muitas casas estão bem preservadas e pode-se destacar o sobrado onde fica o Centro Cultural Odilon Nunes, o Museu do Reisado e a Igreja Matriz. Um mirante que fica no final da Avenida Desembargador Amaral é cenário para uma foto marcante com o Rio Parnaíba e os morros do Maranhão como plano de fundo, grande cartão postal. O destaque negativo vai para o recente asfaltamento das ruas que retira parte das características históricas do local.
É possível aproveitar também a natureza. Passeios de caiaque pelo Rio Parnaíba e trekking pela região que é cheia de morros que se tornam mirantes com vista para o rio são apenas algumas opções. Uma boa parte desses passeios podem ser feitos a partir da Comunidade Quilombola Mimbó. Primeiro quilombo do Piauí, o local pode ser visitado e, mediante agendamento, os moradores fazem apresentações culturais.
O mais recente dos atrativos é o Lira Ecoparque. Sediado na fazenda aonde é produzida a Cachaça Lira, o espaço se remodelou e hoje possui restaurante e atividades como tirolesa e arvorismo, se tornando um bom ponto para turismo rural e também para as crianças.
Atrações Musicais
Tradicionalmente as prefeituras de Amarante e São Francisco do Maranhão se reúnem e organizam o Festival de Verão. Para esse ano, entre as atrações estão Farra da Gordinha e Brasas do Forró.
No dia 21, a cidade de Regeneração, que fica a apenas 15 km de Amarante, começa o Regefolia, aonde a principal atração é a cantora baiana Ivete Sangalo.
Como chegar
De carro – A BR 343 passa por Amarante, mas no sentido sul do estado. Quem sai de Teresina, vai pela saída da zona Sul na BR-316 e no entrocamento depois de Monsenhor Gil segue no sentido de Floriano. O trecho de 90 km da BR-316 é bem movimentado, mas o restante da viagem é muito tranquilo. São cerca de 2 horas de viagem
De ônibus – É muito fácil pegar um ônibus até Amarante. Todas as linhas que vão para Floriano e para a região do Cerrado passam pelo município. As que vão para Brasília também. Princesa do Sul, Expresso Floriano, Transpiauí, Lider e diversas outras empresas prestam o serviço. A passagem custa em torno de 39 reais.
Onde ficar
A cidade tem 3 pousadas, a diária deles custa em torno de 40 reais.
Pousada Velho Monge – (86)3222-8694
Foto: Aconva
Pousada Vale da Serra – (86) 3292-1001
Foto: Aconva
Hotel El Shaday – (86) 3292-1270
Foto: Aconva
Contatos Importantes
Mimbó – O contato é com a matriarca do Quilombo, Dona Idelzuíta Rabelo da Paixão – (86) 99952-7131. Com ela você pode agendar para conhecer melhor a cultura da comunidade quilombola.
Associação dos Condutores de Viagem de Amarante (Aconva) – Acompanham o turista por todos os atrativos por apenas 5 reais por pessoa. Fazem o passeio pelo centro e levam ao Mimbó e ao Sítio da Cachaça Lira. (86) 99438-9180