Cidadeverde.com

Natureza, esporte e negócios no Festival do Peixe em Esperantina

Cachoeira do Urubu estará com queda menor que a foto, o que permite aproximação. Foto: Governo do Estado - Paulo Barros

A semana começa e o blog já ajuda no planejamento da viagem do próximo final de semana. Entre diversos eventos que acontecerão no estado nesta segunda quinzena de julho, um que já começa a se tornar tradicional é o Festival do Peixe, que esse ano acontecerá em Esperantina que começa na próxima quinta (20) e vai até o domingo (23). A festa é para todos os gostos. Terá a parte de negócios e cursos, mas também muito ecoturismo no Parque da Cachoeira do Urubu e no Rio Longá e atividades esportivas como a 7ª etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike.

Festival para negócios

O Festival do Peixe começa na quinta (20) e seus 2 primeiros dias são basicamente voltados para a piscicultura. O evento terá palestras, rodada de negócios e dias de campo. Está com uma programação cheia para quem quer conhecer melhor o setor e ampliar seus contatos. Entre os palestrantes estão João Crescêncio Marinho, que é diretor do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio na Secretaria de Aquicultura e Pesca. Membros do Governo do Estado e de outros órgãos também estarão presentes para falar sobre como vender para entes públicos, exigências legais para comercialização e técnicas sustentáveis de produção para agricultores familiares, médios e grandes produtores.

Haverá também rodadas de negócio organizadas pelo Sebrae, aonde os produtores poderão conhecer melhor o produto da região que responde por boa parte da produção estadual de pescado. Os participantes também poderão conhecer os tanques de diferentes tipos utilizados em Esperantina pelos produtores nos dias de campo.

Cursos na área de gastronomia também serão realizados. A diversidade é grande, desde o ensino de cortes especiais e até oficinas sobre a preparação de molhos que podem ser utilizados nos peixes. Será lançado também o Projeto Peixe Daqui, no qual a prefeitura tentará ampliar a inserção de pescado local na merenda escolar. O organizador do evento, Albano Amorim relembra a diversidade para quem vai atrás de negócios no festival: “O objetivo do evento é desenvolver ainda mais a piscicultura na região, por isso uma programação tão recheada de palestras e treinamentos", comenta Albano.

Festival para se divertir

Mas para quem vai atrás de diversão, o Festival do Peixe é um ótimo plano para o fim de semana também. Em toda a cidade estarão ocorrendo diversas atividades esportivas que o turista pode participar. Além disso, shows nacionais vão movimentar a noite de Esperantina. Os atrativos naturais também chamam para o evento.

Na área do Parque da Cachoeira do Urubu, pode-se aproveitar para apreciar ela mais de perto. Agora que as chuvas passaram, é possível ir em segurança para a área da queda. Além disso, passeios de bicicleta serão realizados e um torneio de vôlei de areia. Na mesma trilha que alguns vão passear, haverá a 7ª etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike. Também nas proximidades da cachoeira haverá Motocross na grande estrutura da Arena Borges. No rio Longá também acontecerão outras competições esportivas. Natação e canoagem em canoa de madeira estão entre elas. Para quem preferir tranquilidade pode optar por um dos inúmeros pesque e pague de Esperantina.

Na cidade também estarão acontecendo inúmeros eventos. Os esportistas podem participar do campeonato de supino. Os pescadores da Balança de Ouro que premiará quem tiver a maior tilápia e o maior tambaqui. Quem prefere assistir pode acompanhar a final do Campeonato Esperantinense Intercolegial de Futsal ou do Encontro de Capoeiristas. Também acontecerá a escolha de Miss, Mister e Rainha de Esperantina.

Para finalizar os dias movimentados de Festival do Peixe, shows com artistas de renome nacional. A primeira noite será dedicada ao público gospel, com a cantora Cassiane. Nos demais dias, Amado Batista e Mara Pavanelly estão entre as atrações

Como chegar

De carro – Esperantina fica a 180km de Teresina. O caminho é pela PI-113, na mesma estrada que leva a José de Freitas e Barras. O trecho final da viagem é feito pela BR-222 depois de entroncamento em Batalha. Em cerca de 3 horas chega-se ao destino.

De ônibus – Praticamente de hora em hora saem da Rodoviário de Teresina. A principal empresa é a Fretur (86 -3218 1988) e a passagem custa por volta de 49 reais.

Onde ficar

As diárias dos hotéis estão custando entre 80 e 90 reais para casal.

Hotel Bela Vista – 86 33831217 - http://hotelbelavistapiaui.com.br/

Pousada Recanto das Águas – 86 3383-1293

Hotel e Posto Boa Vista – 86 3383-1101