Cidadeverde.com

Religiosos de diversas cidades se reunirão em Santa Cruz dos Milagres. Veja como participar.

Desde o dia 03 de setembro, Santa Cruz dos Milagres realiza os Festejos de Exaltação da Santa Cruz. O evento é um dos 3 mais importantes que acontecem na cidade e recebe anualmente milhares de fiéis. Na próxima quinta-feira é o encerramento da festa que terá procissão pelas ruas da cidade e presença do arcebispo Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho.

Santa Cruz dos Milagres é o terceiro destino nordestino que mais recebe romeiros. O principal período é no final de abril quando acontece a Festa da Invenção da Santa Cruz. Os festejos são a época com a segunda maior chegada de turistas.

O evento faz referência à viagem de Santa Helena a Terra Santa em que ela descobriu sob escombros peças do sepultamento de Jesus Cristo. Além disso, o Padre William Vasconcelos organizou a exposição “Amostra de Arte Sacra Mariana –Acervo Mater Dei” com 53 imagens de Nossa Senhora. É uma mostra que ele levou por vários estados.

Foto: Assessoria do Santuário de Santa Cruz dos Milagres 

Veja algumas dicas para participar da Procissão de Encerramento que começa às 16 horas da próxima quinta-feira.

Como chegar

De carro – O caminho mais tradicional é pela saída Sul de Teresina. São 195km de estrada, sendo 108km pela BR-316 e o restante na PI-225. Os primeiros 80km tem tráfego intenso e todo o trecho está em boas condições.

De ônibus –Existem 4 saídas diárias de Teresina a Santa Cruz dos Milagres. As empresas são a Líder e a Arêa Leão. O preço da passagem custa em por volta de R$48 reais.

As romarias também são muitas. Entre em contato com a sua paróquia e organize-se. Pode ser mais divertido e evita o cansaço da direção.

Onde ficar

Esse é o grande problema da cidade. Não existem hotéis e pousadas que recebam os turistas com conforto suficiente. Então, nossa dica é um bate-volta, ou seja, ir e voltar no mesmo dia. A outra dica é que se promova programas para melhor estruturação das hospedagens em Santa Cruz dos Milagres. Por falta de hóspedes um hotel na cidade não faliria. 

Dicas

Algumas dicas da Paróquia da cidade para os romeiros:

- Ande sempre acompanhado e em lugares iluminados

- Tome bastante água, use protetor solar e esteja alimentado

- Não busque informações com desconhecidos. Procure estabelecimentos ou pessoas identificadas;

- Mantenha com você algumas informações como números do telefone, endereço da sua cidade de origem e do local onde está hospedado;

- Guarde bem seus pertences e documentos;

- Se você toma algum remédio, lembre-se de leva-lo consigo.

- Esteja descansado e use roupas leves;

- Evite carregar peso e muitos objetos pessoais;

- Jogue o lixo nos lugares indicados;

- Seja solidário e ajude aqueles que precisam;

- Reze o terço e coloque em intenção pela romaria;