Cidadeverde.com

Grupo explora diversos pontos pouco conhecidos do Piauí

Grupo na Cachoeira da Formosa em União

O Piauí sempre foi lugar de desbravadores. Desde a pré-história, com os homens da Serra da Capivara, passando por questões duvidosas, como a vinda dos fenícios ao Norte do Piauí, e chegando aos terríveis bandeirantes. Sempre existiram pessoas percorrendo as várzeas e chapadas do estado.

Hoje essa situação não é diferente. Alguns grupos se reúnem nos finais de semana para conhecer diversos pontos únicos do estado. Um desses é o Pi Explore. Desde o começo do ano, os participantes fazem praticamente 2 ou 3 viagens por mês para locais tradicionais como Cachoeira do Urubu, Barragem do Caldeirão e Sete Cidades e lugares menos conhecidos como o Olho d’agua Frei Pedro, em Alto Longá e a Barragem do Bexiga em Altos.

Camping no Açude Caldeirão em Piripiri

O grupo foi iniciado por Ruthênio Júnior e Gil Samuel, 2 amigos de universidade e ex-militares. Ambos eram acostumados a fazer exploração e aliam o conhecimento técnico que receberam no Exército à vontade de se aventurar e conhecer diversos pontos do Piauí. Nas viagens, eles sempre vão equipados com equipamento de rádio, kit de primeiros socorros e materiais de segurança como cordas.

Geralmente, o grupo faz boa parte do percurso de carro, em seguida faz uma caminhada até a cachoeira, olho d’agua ou barragem e por fim acampa. Em um único fim de semana buscam conhecer 3 a 4 locais diferentes. “Por isso, ainda levamos conosco apenas pessoas que tenham disposição para caminhar bastante, fazer refeições leves e banhar em locais desconhecidos”, afirma Ruthênio. Para popularizar os locais no futuro, a cada ponto novo eles fazem uma catalogação bem detalhada. Anotam informações sobre o caminho, fauna, profundidade, tempo de percurso e outros itens importantes. 

 

Desbravadores em acampamento descansando para mais um dia de descobertas

O grupo divulga suas viagens na internet. Eles possuem um canal no Youtube, um blog e fan page no Facebook e Intagram com belas imagens e vídeos bem produzidos. Quem tiver interesse em participar das trips pode conversar com eles através das redes sociais.

Águas transparentes do Balneário 3 riachos em Monsenhor Gil