Cidadeverde.com

Piauí repleto de destinos religiosos para a Semana Santa

Procissão do Fogaréu de Oeiras acontece na madrugada da Quinta Feira Santa. Foto: Portal Cidade Verde

No último post apresentei os principais destinos de turismo religioso para os católicos no mundo. O Piauí é um dos estados aonde essa religião tem maior concentração de fiéis. Assim, muitas cidades também são importantes destinos para quem deseja aproveitar a Quaresma para fazer uma viagem que se aproxime melhor de sua religiosidade.

Cidades Religiosas - Santa Cruz dos Milagres e Oeiras

Entre as cidades do Piauí são as que vivem a religiosidade com mais intensidade. Santa Cruz dos Milagres possui o maior templo católico do estado e recebe as maiores romarias. É um dos principais destinos não só localmente, mas também de toda a região Nordeste. O município tem sua origem marcada na religiosidade e possui fontes milagrosas. A apenas 200km de Teresina, muita gente vai pela manhã e volta depois do almoço, por isso recebe grande quantidade de fiéis todos os finais de semana.

Fiéis lotam Santa Cruz dos Milagres. Foto: Arquidiocese de Teresina

Oeiras foi a primeira capital do Piauí em uma época que a Igreja Católica tinha uma forte relação com o poder político. Este migrou para Teresina, mas as tradições religiosas ficaram. Além de manter bem preservadas as igrejas do século XIX, do alto do Morro do Leme a padroeira Nossa Senhora da Vitória observa a cidade. Mas o principal destaque são as procissões. Na Semana Santa elas são vividas em toda a sua plenitude desde o Domingo de Ramos até o de Páscoa.

A 290km de Teresina, Oeiras oferece boa oferta de hotéis e restaurantes. Caso vá de ônibus, existem várias opções durante todo o dia. O contato da rodoviária de Teresina é 86 3218-1977.  

Pontos Religiosos - Monsenhor Gil e Castelo do Piaui

Gruta da Betânia fica a menos de 50km de Teresina. 

Em Lagoa do Piauí encontra-se um dos atrativos religiosos mais visitados do Piauí. A Gruta da Betânia é protegida por Nossa Senhora de Lourdes. No local podem-se ver vários objetos que foram levados por fiéis que fizeram promessas e dedicaram à Santa. Localizada na BR-316, é um importante ponto de parada na estrada e possui estrutura de estacionamento que permite uma rápida visita. No dia 11 de fevereiro é realizada a principal romaria, quando mais de 20 mil peregrinos saem da sede de Monsenhor Gil e caminham 12km até a Gruta.

Já Castelo do Piauí guarda a famosa Pedra do Castelo. Além de ser uma beleza natural, a pedra é um importante ponto de movimentação religiosa. Várias histórias ajudam a reafirmar a importância católica do atrativo, como a da imagem de Nossa Senhora do Desterro que, segundo alguns, várias vezes tentou-se levar para a sede do município, mas a mesma sempre voltou a Pedra misteriosamente. A principal procissão acontece em dezembro quando os fiéis caminham por 10km da entrada da cidade até a Pedra.

Muitos mitos existem acerca da Pedra do Castelo. Foto: Acontur

A 200km de Teresina, Castelo do Piauí possui muitos outros atrativos. Dois exemplos são o Cânion do Rio Poti e o Pico dos Andrés. À cidade falta estrutura forte de hotéis e restaurantes, mas tem uma associação para quem quer programar os passeios. Para entrar em contato o telefone é 86 99913-7039.

Ainda tem mais destinos religiosos pelo Piauí. Na quinta feira vamos escrever sobre grandes eventos e templos históricos.