Cidadeverde.com

Mais destinos religiosos pelo Piauí. Igrejas históricas e espetáculos para a Quaresma

Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Piracuruca está bem perto do caminho da praia. Foto: Diocese de Parnaíba

Ontem, apresentamos uma primeira parte sobre destinos religiosos do Piauí. Dicas de cidades e atrativos que ficam bem próximos a Teresina e podem ser visitados facilmente. Hoje, na continuação, apresentarei pontos históricos e grandes eventos que acontecem na Semana Santa.

Igrejas Históricas – Piracuruca e Parnaíba

 Muita gente passa por Piracuruca quando vai ao litoral do Piauí saindo de Teresina passa por essa cidade e a vê como qualquer outra. Poucos sabem que se percorressem pouco mais de 100 metros além do balão da BR-343 no sentido do Centro da cidade estariam próximos a um Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo é uma das poucas do Piauí construídas ainda no século XVIII. Existe uma polêmica sobre o ano. Alguns dizem que foi em 1722 e outros 1743. Além da fachada, o interior do templo preserva peças que para a época eram muito caros. Entre eles pias batismais, entalhes e pinturas que foram feitas artesanalmente por artistas que produziram para estados maiores como Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro.

Igreja de Nossa Senhora das Graças é de 1770. Foto: Panoramio

Também para quem segue para o litoral, pode conhecer outra igreja histórica em Parnaíba. O templo dedicado a Nossa Senhora das Graças também foi construído no século XVIII, provavelmente em 1770. Faz parte de conjunto arquitetônico tombado em 2011 pelo IPHAN. Suas portas já convidam para a contemplação. Várias imagens de santo vieram do exterior, as pinturas são bem trabalhadas e diversas outras tradições de séculos passados estão presentes.

Espetáculos - Floriano e Bom Jesus

Cidade Cenográfica de Floriano é a 2ª maior do Brasil. Foto: Grupo Escalet de Teatro

Nos dias de Semana Santa, várias cidades do interior do Nordeste fazem encenações da Paixão de Cristo. No Piauí as mais tradicionais são as de Floriano e Bom Jesus. A primeira está a 250km de Teresina e possui a segunda maior cidade cenográfica do Brasil. Com mais de 20 anos de realização, o evento movimenta mais de 300 atores sendo a maioria parte de grupos locais de teatro e alguns de reconhecimento nacional. Neste ano, os principais destaques são Felipe Simas, Carlos Vereza, Zezé Motta e Solange Couto.

Floriano é uma cidade bem estruturada. Tem boas opções de hotéis e saem ônibus de hora em hora a partir da rodoviária de Teresina.

Um pouco mais distante da capital (620 km) está Bom Jesus. O espetáculo é feito em um cenário encantador também. O palco fica no Salão da Serra, um parque que abrange as formações rochosas que ficam no entorno da cidade.