Cidadeverde.com

Aventureiros ajudam a conhecer belezas naturais do Piauí

Luca Adventure acampando no sul do Piauí

Passeando pelas redes sociais é possível ver uma infinidade de cachoeiras e riachos lindos pelo Piauí. Isso sem esquecer do Canion do Rio Poty e dos 4 parques nacionais (Serra da Capivara, Sete Cidades, Serra das Confusões e Nascentes do Paraníba) que o estado possui. No entanto, muita gente deixa de conhecer esses encantos por que não tem informações sobre deslocamento, hospedagem, alimentação e outros itens básicos para uma viagem.

Para proporcionar experiências em alguns desses locais que encantam muitos piauienses, aventureiros já acostumados com essas viagens estão montando pequenas empresas que possibilitam conhecer esses destinos.

Um deles é Luciano Uchoa. Conhecido de um programa de TV, estar em recantos naturais únicos no Piauí é um de seus hobbys. Há mais de 20 anos ele percorre todo o estado em aventuras por serras e praias. O empresário faz questão de mencionar outras empresas que já desenvolveram serviço semelhante: “Há 15 anos, me lembro da ‘Conheça o seu quintal’ que já tinha a proposta de levar os piauienses para conhecer esses destinos. Outra muito importante no segmento é a BRZ Adventure, que atua principalmente no litoral e no canion”, conta Luciano.

Luciano percorrendo o Parque Nacional da Serra das Confusões

Através da Luca Adventure, o empresário proporciona as aventuras de 2 maneiras. Uma é através da montagem de pacotes personalizados, pela qual o interessado pode fazer contato e conversar para definir em conjunto a melhor experiência. A segunda opção é o trabalho em eventos. Luciano faz atividades outdoor com os participantes agregando valor aos dias do acontecimento. Além disso, ele é organizador do Desafio Serra dos Matões, uma corrida na natureza que acontece todos os anos em Pedro II nas mesmas datas do Festival de Inverno.

 

Estradas da caatinga: Crato, Barbalha e Missão Velha

 

Outra empresa que aposta na aventura e na adrenalina é a Trip Horizonte Vertical (THV). Ela existe há 2 anos e se define como um clube de aventuras outdoor. O principal foco dela também é em destinos do Piauí. Talvez a atividade mais reconhecida da THV seja o rapel realizado na Ponte Estaiada. No entanto, em seu portfólio ela oferece camping, curso de rapel, pêndulo, remo, slackline, tiro esportivo, entre outros serviços. Da mesma maneira que a Luca Adventure, a Trip também monta pacotes personalizados para alguns destinos. É preciso formar um grupo com pelo menos 6 pessoas e depois disso só definir lugar, atividades e data. Além disso, constantemente são divulgadas atividades abertas no Instagram da empresa.

Pêndulo e remo são algumas das atividades da Trip Horizonte Vertical

Roberto “Allen” é um dos idealizadores da Trip. Ele faz questão de mencionar também o lado social do negócio: “Doadores de sangue e de médula ganham 50% de desconto em atividades urbanas como rapel e pêndulo. Também fazemos a cada 2 meses parcerias com grupos de voluntariado”. Ele também conta que muita gente faz as atividades verticais pela primeira vez e se apaixona, torna-se um aventureiro contumaz.