Cidadeverde.com

Duas novas atrações para quem vai ao litoral do Piauí

Foto: Facebook do Engenho Cultural São Francisco

Maior cidade do litoral piauiense, Parnaíba tem potencial para ser o grande polo urbano de quem passeia pela Rota das Emoções. Durante muito tempo, os turistas que iam à região se ressentiam de uma melhor infraestrutura e opções de lazer fora a praia. Alguns restaurantes, cafés, shoppings e o Espaço Cultural Sesc Caixeiral transformaram essa realidade. Nos últimos meses, 2 empreendimentos culturais também ajudaram nesse processo.

Um deles é o Teatro Saraiva. Joaquim Lopes Saraiva nasceu em Floriano, mas o sonho de ter seu espaço cultural surgiu há pouco mais de 10 anos em Parnaíba. Ator e produtor cultural, ele já se movimentava junto aos artistas parnaibanos para transformar o prédio em um espaço confortável e interessante para o público. Com a parceria do Governo do Estado, o lugar passou a ser um Centro Multiuso que possui 5 salas, um teatro para 350 pessoas, café-bar, camarins e acomodação para os artistas que vão se apresentar.

Foto: Divulgação

Inaugurado há pouco mais de 1 mês, o Teatro Saraiva já recebeu o show do cantor Paulo Ricardo pelo Projeto Seis e Meia e a peça “Cinco mulheres por um fio” com a atriz Solange Couto. No hall estão expostas peças de artistas locais.

Um destes é Jackson Lopes, criador do Engenho Cultural São Francisco. O ceramista é mais um que trocou o interior pela proximidade do mar. Nascido em Pedro II, Jackson se formou em Letras e História, mas a paixão pela arte o levou por outros caminhos. Assim, ele produz suas peças em um ambiente de arquitetura única. O local tem 2 casas em estilo colonial, sendo que, uma funciona como ateliê e loja e a outra como museu com peças de diversos artistas piauienses. Para completar, bangalôs construídos com madeira de eucalipto e carnaúba são opção de hospedagem.

Muito mais que praia. Veja o que fazer em Parnaíba