Cidadeverde.com

Especial Praias: Caribe tem praias paradisíacas e música respeitada

Cancún tem resorts luxuosos, muita festa e fica perto de lugares com belos templos astecas. Foto:Resorts Online

Resolvemos começar logo com a mais famosa das regiões. Pela proximidade com os Estados Unidos, a região caribenha sempre foi retratada pela cultura norte-americana como um paraíso. Através de filmes e séries todo o mundo passou a sonhar em conhecer uma região de mar de águas claras e tranquilas e pessoas retratadas com uma sensualidade exacerbada e sempre felizes. A região que recebeu as naves de Cristovam Colombo e depois foi cenário para os piratas, hoje é sinônimo de lindas paisagens e uma cultura vibrante.

Porque é especial?

Quem vê as fotos do mar caribenho acredita que são feitas edições bem profissionais, mas a desconfiança não se confirma. Os tons de água azul-turquesa que se misturam com o verde e a transparência são totalmente reais. A tranquilidade também não é montagem.

Outro grande destaque é a música. Basicamente tudo o que é definido como música latina tem origem no Caribe. Salsa, mambo, reggaeton, rumba, mambo e por aí vai. Não se pode esquecer do reggae com seu ícone Bob Marley. A música cubana e a do caribe colombiano também são escutadas no mundo todo, representada por Shakira, Ricky Martin e Maluma.

Existem inúmeros outros atrativos, mas para definir o por que da unicidade do destino em relação a outros lugares do mundo, certamente a música e o mar são aqueles que não podem deixar de ser vividos.

Em Cartagena o mar não tem os tons tão claros quanto se espera do Caribe, mas arquitetura e cultura encantam. Foto: GW Travel

O Imperdível

Esse item é para dizer o local mais importante, aquele ponto que não pode deixar de ser visitado. E logo no primeiro texto eu vou fraquejar. Não consigo escolher apenas uma cidade ou praia. A dica é fazer um cruzeiro. Eles dão a possibilidade de em uma única viagem conhecer vários destinos diferentes. Geralmente saem de Miami ou de Cartagena na Colômbia.

Principais destinos

Aruba foi um dos primeiros destinos caribenhos descoberto pelos brasileiros. Foto: Latam

Mais um item complicado. É possível encontrar vários textos na internet com os principais destinos para cada perfil de turista. As listas vão variar apenas a quantidade de destinos. Mas todo blogueiro merece fazer a sua e aqui vai a minha:

Cancún

Aruba

Cartagena

San Juan

Havana

Jamaica

Ir a Havana é se encontrar com um outro tempo. História, cultura, arquitetura e belas praias são atrativos da capital cubana. Foto: Vectra Viagens

Quando ir

Praticamente o ano todo o Caribe pode ser visitado por conta de suas temperaturas apenas. No entanto, o período entre junho e novembro é considerado perigoso para furacões, com concentração bem maior entre agosto e outubro.

Como chegar

O Caribe está cada vez mais próximo dos teresinenses. Aeroportos como o de Fortaleza, Belém, Recife e Brasília, que tem boa conectividade com Teresina, já tem voos diretos para Miami, Punta Cana, Panamá e Curaçao.

A outra forma é ir de cruzeiro, como dito antes. Muitos saem de Miami ou do Rio de Janeiro e tem passagem por Fortaleza e Recife.