Cidadeverde.com

Especial Praias: A Europa também dá praia. E com muita badalação

A Costa Amalfitana no sul da Itália é considerada um dos locais mais bonitos do mundo. Foto: Divulgação

A Europa é conhecida tradicionalmente pelas suas grandes cidades como Roma, Paris, Londres, Munique e tantas outras que atraem diversos brasileiros ao longo de todo o ano. No entanto, existem diversas praias pelo continente que chamam a atenção não apenas pela arquitetura de suas cidades, culinária e estilo de vida, mas também por águas transparentes, de azul e verde únicos e lindas falésias. Quem se aventura pelos diversos mares e ilhas do Velho Continente nunca se arrependerá.

Especial Praias: Caribe tem praias paradisíacas e música respeitada

Porque é especial?

A badalação que existe nas praias europeias tem um charme diferente das demais regiões litorâneas do mundo. Praias como Ibiza, Saint Tropez, Mykonos e Santorini são apenas alguns exemplos de como o europeu aproveita ao máximo o verão. Muitas festas, gente descolada e luxo são a marca da região. Mas também existe espaço para quem quer curtir o romantismo como na Costa Amalfitana e em muitas ilhas gregas pouco povoadas. Lindas paisagens, arquitetura antiga e cidades medievais formam ambientes perfeitos para se perder a dois.

O Imperdível

Uma das praias da ilha de Ibiza, uma das mais movimentadas no verão europeu. Foto: Hiperviajes

Como no texto sobre o Caribe, é difícil identificar o melhor local. Mas irei indicar o que geralmente recebe mais os próprios europeus. A Espanha tem assumido a ponta do turismo do Velho Continente junto à França e Itália justamente por conta das chamadas Islas Baleares. É um arquipélago formado pelas ilhas de Ibiza, Maiorca e Menorca. Estas atraem mais de 10 milhões de turistas anualmente vindos de diversos países, mas principalmente de ingleses e alemães que procuram suas praias mais quentes e badaladas para curtir o verão europeu.

Principais destinos

Ilha de Creta é a maior grega. Muitas outras ao sul da Grécia também tem mares límpidos e tranquilos. Foto: Pan Europa

Meu top 5 do litoral europeu seria:

Ilhas Baleares (Espanha)

Costa Amalfitana (Itália)

Costa Azul (França)

Algarve (Portugal)

Creta (Grécia)

Quando ir

O ideal é ir a partir do meio da primavera até o final do verão. Seria entre a metade de maio e o final de agosto. O período entre maio e junho é indicado para quem não deseja praias lotadas. Para os que desejam mais badalação, julho e agosto são certeiros.

Mônaco é um dos locais mais badalados da Costa Azul. Cannes e Saint Tropez também são boas pedidas. Foto: Dicas Paris

Como chegar

Não é algo tão simples para quem sai de Teresina, então quando for organizar a viagem separe logo 1 ou 2 dias para cada deslocamento. Isso porque não existem muitos voos ligando o Nordeste a países como Espanha, Itália e Grécia, sendo a França a melhor saída através do voos da Joon de Fortaleza. Chegando aos principais aeroportos europeus (Paris, Madrid, Barcelona, Milão e Frankfurt) a sugestão é procurar uma companhia low cost de avião. Para alguns destinos, um barco será necessário.

Especial Praias: Conheças os litorais mais paradisíacos do mundo