Cidadeverde.com

Especial Praias: O Sudeste Asiático é o destino da moda entre europeus e americanos

Tailândia é o país que mais está na moda no Sudeste Asiático. Foto: Blog Planos de Viagem

O Sudeste asiático é uma região do mundo única. Historicamente são países muito fechados que tentam manter a cultura de seus ancestrais bastante intacta. Mas nos últimos 20 anos se abriram mais principalmente na economia e hoje são a fronteira turística do mundo que está em maior ascensão. Quem pensa que apenas castelos, religiões antigas, comidas diversas e outros atrativos culturais são os únicos atrativos se engana. Existem lindas praias a serem descobertas.

Porque é especial?

Entre todas as regiões de praia que citamos ou citaremos no especial, o sudeste asiático é o que mais combina com tranquilidade. A cultura da população ainda se mantem bastante marcada pelas tradições dos povos de países como Vietnã, Laos, Indonésia, Camboja e Tailândia. Assim, para quem quer descansar em um belo cenário essa região talvez seja a mais indicada. Importante lembrar que os países ficam em região tropical, então a temperatura da água é semelhante ao litoral brasileiro por exemplo.

Bali é uma das ilhas mais paradisíacas do Sudeste Asiático. Foto: Blog Esse mundo é nosso

O Imperdível

Muitas praias têm se destacado na região, talvez a Tailândia seja atualmente o destino mais requisitado. No entanto, o destaque ainda fica para a famosa Ilha de Bali. Ela faz parte da Indonésia e mistura litoral paradisíaco com grandes templos budistas e hinduístas, fauna diferenciada e uma estrutura mais confortável. Para quem se prefere estar em uma praia deserta não é o melhor indicativo, mas para quem gosta de ver o cenário turístico todo preparado e disponível para relaxar e curtir, Bali ainda é a melhor pedida no Sudeste Asiático.

Principais destinos

O top 5 será formado pelas melhores regiões. Antes, 2 recomendações importantes. A primeira é que antes de ir você pesquise muito sobre os destinos. A cultura da região é bem diferente, principalmente a língua, então não é o tipo de viagem que se pode fazer sem um belo planejamento ou um guia de viagem. Além disso, bem como o Brasil, são países bastante urbanizados, ou seja, as pequenas cidades não têm tanta infraestrutura de transporte e sanitárias. A segunda dica é procurar conhecer vários países em 1 ou 2 semanas porque é barato viajar entre eles e também não é um lugar tão perto para ir toda hora, então quando for, curta ao máximo. As 5 melhores regiões são:

Bali (Indonésia)

Koh Phi Phi (Tailândia)

El Nildo (Filipinas)

Coron (Filipinas)

Leste da Malásia

Malásia é um dos países centrais para circular pela região e também tem belas praias. Foto: Blog Jovi Moda

Quando ir

Cada região é uma região. As vezes dentro de um mesmo país, mesmo ele sendo pequeno, as variações são imensas. Furacões, altas temperaturas e as monções podem estragar sua viagem. Estas últimas são um período em que chove muito, provocando alagamentos e ventos fortes perigosos. Sendo assim, pesquise de acordo com o país e local que você incluir no seu roteiro.

Como chegar

Essa é uma etapa que merece bastante atenção porque pode provocar grandes insatisfações na viagem. Primeiro porque leva-se no mínimo 24 horas para chegar na região! Segundo porque são mais de 10 horas de diferença de fuso horário, ou seja, você leva cerca de 2 dias para se acostumar. Por isso, é ponto comum que a viagem pelo sudeste asiático tem que durar pelo menos 10 dias já que pelo menos 5 dias serão gastos com deslocamento e um cansaço pela adaptação ao fuso.

Filipinas tem diversas ilhas paradisíacas, mas é preciso viajar bem planejado. Foto: Divulgação

Outro problema é que as principais empresas que levam ao destino saem apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. As empresas árabes como Etihad, Qatar e Emirates que levam à região com maior conforto e fazendo uma escala em locais como Dubai e Riad.