Cidadeverde.com

Especial Praias: Brasil, o maior litoral tropical do mundo

Fernando de Noronha, a mais paradisíaca das ilhas brasileiras. Foto: Blog Trilhando Montanhas

O Brasil tem uma das maiores áreas litorâneas em região tropical do planeta. Além disso, é um dos países do mundo que tem como marca a cultura de praia. A imagem construída pelos estrangeiros é de que os brasileiros passam seus dias em cidades com praia, ouvindo samba, surfando, bebendo caipirinha e jogando futebol. Sabemos que somos bem mais que isso, mas quem dirá que não queria viver assim?

 

Especial Praias: Caribe tem praias paradisíacas e música respeitada

 

Dessa maneira, visitar as praias brasileiras pode ser tão vibrante culturalmente quanto visitar as praias do Caribe. Além disso, temos grande diversidade de praias. Se no Sul e Sudeste o litoral tem serras e grandes cidades, no Nordeste as falésias e as grandes faixas de coqueirais e areia branca estão em muitas localidades que até pouco tempo, ou ainda hoje, são vilas de pescadores.

Rio de Janeiro é o maior cartão postal do Brasil. Foto: Rodoviária Online

Porque é especial?

Em todos os textos do Especial Praias esse tópico foi bem pessoal e nesse será ainda mais. Por ser um grande fã de cultura e de tranquilidade, viajar pelo litoral brasileiro é impressionante por conseguir misturar esses 2 aspectos. Em uma viagem por Recife, por exemplo, é possível conhecer uma cidade única e com pouco tempo de deslocamento ir a praias praticamente desertas no litoral sul pernambucano, Alagoas ou Paraíba. O mesmo pode ser feito em Salvador e Fortaleza, por exemplo. Boa parte da história do país foi construída nas faixas litorâneas e ainda hoje os grandes centros urbanos se localizam no litoral ou a menos de 100km da praia.

Paraty é uma das cidades que reúne história e cenários naturais. Foto: Wikipédia

O Imperdível

No Brasil é muito fácil definir. Se o assunto é praia, o destaque é a região Nordeste. No entanto, a área é enorme, são 9 estados e percorre-los levaria pelo menos 1 mês então vou dividir em 4 regiões para escolher uma a cada férias. A primeira é Salvador e regiões próximas como Morro de São Paulo e Porto Seguro. A segunda seria percorrer a BR-101 entre Maceió e Natal, que tem nas proximidades praias como Porto de Galinhas, Maragogi e Pipa. A terceira é o santuário ecológico de Fernando de Noronha. A última dica é a Rota das Emoções.

 

Especial Praias: A Europa também dá praia. E com muita badalação

 

Principais destinos

Mais um top 5 que tem que ser regional. Muitos textos fazem rankings por praia, mas tem 2 problemas: no Brasil dificilmente se passa as férias em uma só praia e escolher só 5 me comprometeria muito. Na lista sou obrigado a repetir parte da seção “O Imperdível”:

Bahia

Maceió a Natal

Rota das Emoções (Jeri, Lençois e Delta)

Litoral Sul do Rio e Litoral Norte de São Paulo

Fernando de Noronha

Em Maragogi está a segunda maior barreira de corais do mundo. Foto: Viagem e Turismo

Quando ir           

Como o Brasil é um país continental, as variações climáticas entre as diversas regiões são enormes. No Nordeste, por exemplo, o período ideal é entre junho e dezembro. Nesses meses não há chuvas e a partir de setembro os ventos ficam mais fortes atraindo mais esportistas. No Sul e Sudeste a melhor época é entre dezembro e abril pois nos demais meses a água fria não é nada convidativa.

 

Especial Praias: O Sudeste Asiático é o destino da moda entre europeus e americanos

 

Como chegar

Evidentemente é bem simples chegar aos principais destinos, por isso a dica vai ser em como aproveitar melhor os lugares. Para quem gosta de conhecer várias praias em uma viagem, a partir de 2 ou 3 pessoas já compensa alugar um carro. Assim, há maior liberdade para percorrer os vários atrativos. Já para aqueles que preferem relaxar, o ideal é ir para resorts. Não são tão comuns nas proximidades de Teresina, mas em Pernambuco, Bahia e no Sudeste existem várias opções.