Cidadeverde.com

Filme produzido na Serra da Capivara ganha prêmio nacional

Imagem do making of da produção

A maior emissora de televisão pública da Alemanha e uma das maiores da Europa, a ZDF, acaba de ganhar o prêmio VerCiência com o documentário sobre o “Homem Americano” da série TERRA X, especializado em ciência, meio ambiente e expedições.

Segundo o fotógrafo André Pessoa, o filme certamente é o melhor e mais completo documentário já feito sobre as pesquisas científicas no Parque Nacional Serra da Capivara. Desde a sua exibição as portas da Europa se abriram ao Piauí. Uma exposição fotográfica na Alemanha ficou quase um ano em cartaz e no mês de março um grupo de 11 jornalistas da Áustria, Alemanha e Suíça estiveram no Brasil para conhecer a Serra da Capivara.

Tudo graças a coordenação de Uwe Weibrecht e apoio do Governo do Piauí, tendo a participação direta da Vice-Governadora Margarete Coelho, que chegou a ir duas vezes na Alemanha para viabilizar os projetos. André entende que o documentário está projetando de forma importante o Piauí e suas riquezas naturais e culturais pela Alemanha, Europa e repercussão no mundo inteiro.

 

Imagem do making of da produção

Além de gravar no Piauí, a equipe da ZDF foi aos Estados Unidos e a França para entrevistas com pesquisadores. Para os trabalhos no Piauí, a equipe usou dois aviões, um helicóptero, um balão e um drone gigante para fazer imagens aéreas.

Também foram feitas cenas de reconstituição da pré-história com personagens da própria região e toda a equipe local, da qual André fez a produção e ficou responsável, foi contratada em São Raimundo Nonato.

É um marco para a carreira profissional de todos os que participaram desse projeto que agora é premiado. A solenidade de entrega do troféu VerCiência 2018 será no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, no dia 10 de novembro.

Para ver o making of do documentário, acesse os link's:

www.zdf.de/dokumenta…/…/videos/oktokopter-making-of-100.html

https://www.zdf.de/…/terra-x/videos/serradacapivara-102.html

Para assistir ao filme original:

www.zdf.de/dokumenta…/…/sensationsfund-in-brasilien-100.html

 

Informações do fotógrafo André Pessoa