Cidadeverde.com

Serra da Capivara por um guia local

 

Há mais de15 anos, Edu Coelho percorre os rastros dos primeiros homens das Américas. Participante da Equipe Kraos, o guia recebe praticamente todos os dias visitantes da Serra da Capivara na cidade de Coronel José Dias. Participante de um curso de condutores realizado pela Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) em parceria com o Instituto Chico Mendes, ele começou como voluntário fazendo limpeza de trilhas.

Atualmente, ele faz parte de uma das várias equipes de condutores que tem no Parque Serra da Capivara. Para a visitação é obrigatório o acompanhamento de um guia. O valor da diária é padronizado em R$150 reais para grupos de até 8 pessoas. A Equipe Kraos é muito ativa no Facebook e no Instagram podendo o agendamento ser feitos nesses meios. Eles também disponibilizam os telefones (89) 35851109 e (89) 981042838.

Dicas de Castelo, Oeiras e Sete Cidades com os guias

 

Roteiro do Especialista

Todos os roteiros dessa sequência de postagens começarão a partir de meio-dia de sexta e irão até meio-dia de domingo, o que seria equivalente a 2 diárias na cidade.

 

 

Sexta-feira

O atrativo do local é o Parque Nacional Serra da Capivara. Então, prepare-se que tem muita caminhada, muito sol e cansaço, mas as paisagens e a cultura compensam a cada segundo. Para a visita no fim da tarde, a dica é fazer o circuito do Desfiladeiro da Capivara. Além do caráter histórico de ter sido o primeiro descoberto por Niede Guidón, não é preciso longo trecho de carro e as caminhadas são leves. Há uma subida para ter a vista panorâmica do Sítio Toca da Entrada do Baixão da Vaca, mas que é bem estruturada.

 

Sábado

No segundo dia, Edu recomenda a visita ao Museu do Homem Americano, que fica em São Raimundo Nonato, e à Cerâmica Artesanal. O museu possui uma bela estrutura e a cerâmica produz peças de qualidade diferenciada e reconhecidas internacionalmente. Voltando ao parque a dica é fazer a Trilha Hombu. Esta mistura Pré-história e História através da visita tanto de sítios arqueológicos como de locais que preservam a cultura sertaneja dos maniçobeiros. Para quem deseja curtir a noite, pode-se aproveitar a tranquilidade em algumas pousadas ou campings em Coronel José Dias ou ir para São Raimundo Nonato, aonde existem alguns bares em volta às 2 principais praças.

 

 

Domingo

O último dia é guardado para o principal cartão-postal da Serra da Capivara que é o monumento geológico da Pedra Furada. Dentro do circuito Baixão Pedra Furada, Edu indica que existem diversos outros sítios arqueológicos e um centro de visitantes. Nesse passeio estão as principais áreas de descobertas científicas do parque até o momento.