Cidadeverde.com

Editoras Independentes - Episódio 01

As editoras independentes são o grande barato do momento no cenário literário contemporâneo. A bibliodiversidade produzida por esse setor editorial é fantástica. São muitas as editoras e são muitos também suas propostas de ação, publicação e projetos editoriais. A questão que envolve o mercado editorial é um tema que tem chamado muito a minha atenção como escritor e editor de revista. Em todas as edições da Acrobata tem um artigo, uma entrevista ou uma discussão que envolve o trabalho de publicar e a reflexão sobre o mercado. Pensando o “mercado” de forma ampla, não só o famigerado circuito das grandes editoras e megalivrarias. Mas também, um universo que começa a se estruturar na paralela, com feiras independentes (Miolos, Publique-se, Plana, Tijuana, etc) e utilizando o suporte eletrônico/virtual como plataforma. 
 
Nesse momento, existem editoras de pequeno porte, alternativas, undergrounds e independentes em todas as partes do Brasil. Algumas produzem o livro convencional, mas em pequenas tiragens e com o foco em autores iniciantes. Outras, preferem a pegada artesanal, explorando papeis diferenciados e processos de impressão alternativos. Tem também, as que trabalham com o papelão, em parceria com as associações de catadores, fazendo a discussão da economia solidária.
 
Ser independente hoje é sinônimo de novidade, de pulsação vivaz. Nos últimos anos, boa parte dos indicados e ganhadores de prêmios literários vêm dessas pequenas casa literárias que são a utopia possível pensada por “loucos necessários”, para usar uma expressão do editor Sérgio Cohn. O Janelas em Rotação já iniciou a publicação de uma série de entrevistas com editores independentes. Até o momento já foram 2 e logo mais virão mais.
 
Na semana passada, a revista eletrônica Usina lançou o primeiro episódio da web-série "Editoras Independentes", uma série de entrevistas em vídeo com algumas editoras independentes - Azougue, Oito e Meio, Cozinha Experimental e Oficina Raquel. A iniciativa da revista dá visibilidade a uma discussão instigante que toma conta dos debates e dos fazeres ligados ao universo do livro independente. A série aborda, no primeiro episódio, o que significa ser independente e as demais questões desse universo. Os próximos três episódios irão desenvolver a história de cada uma delas.
 

Editoras Independentes - Episódio 01 from Revista Usina on Vimeo.