Cidadeverde.com

Um Novo Campo é Aberto em Teresina

O espaço, localizado no bairro São João, se propõe como ambiente de gestão e criação em linguagens contemporâneas
 
CAMPO foi concebido como incubadora de uma gestão construída a partir de objetos estéticos em processo e diálogo junto a comunidade. É parte de um novo momento de atuação do coreógrafo piauiense Marcelo Evelin, e da produtora Regina Veloso, após a experiência acumulada nos 9 anos do Núcleo/Galpão do Dirceu,  com a parceria conceitual da gestora Sônia Sobral--responsável pela gestão das artes cênicas do Itaú Cultural entre 1999 e 2015. Abriga 2 estúdios, 1 escritório e 1 café-bar que servirá de local de ações e convívio voltadas à comunidade, com mais de 1.500m2 de área multiuso. 
 
CAMPO é um novo espaço para se pensar, fazer e difundir arte e disciplinas afins, e, como parte dele, o estúdio Demolition Incorporada-- plataforma de pesquisa e criação de Evelin, que vem estabelecendo relações locais, nacionais e internacionais no decorrer de seus 20 anos. 
 
 
foto: Mairicio Pokemon
 
Vem acontecendo desde de 25 de janeiro e segue até 05 de março a ação primeira do CAMPO, com apoio do Performing Arts Fund NL: o projeto Campo Aberto, uma colaboração entre Demolition Incorporada e a companhia holandesa Wild Vlees. Este toma o formato de Residência Artística, entendendo-a como ação transversal de formação que não se restringe ao modelo de oficina ou laboratório, onde um saber se sobrepõe ao outro. Considerando todo e qualquer tipo de saber como passível de compartilhamento, esse “aprender” se dá, e vem se dando, através de conexões estabelecidas no grupo e pelo agenciamento singular das informações disponíveis. São ao todo 16 artistas e produtores residentes, selecionados via convocatória pública que obteve mais de 80 inscrições vindas de 14 diferentes lugares do Brasil e de outros países, como Uruguai, Colômbia e Portugal.
 
 
       
foto: Mairicio Pokemon
 
As residências reúnem um grupo de artistas e um grupo produtores/gestores em fluxo contínuo de troca, contato e convivência, que terão como encerramento, de 03 a 05 de março, um compartilhamento público da performance que está sendo criada. A concepção e direção é de Tamar Blom com orientação dramatúrgica de Evelin, enquanto a residência de gestão criativa acontece sob condução de Regina Veloso e Job Rietvelt. 
CAMPO fica localizado `a Rua Padre José Rego, 2660, no bairro São João, esquina com a avenida Belisário Cunha e conta com parada de ônibus e ponto de taxi ao lado.
 
 
foto: Mairicio Pokemon
 
"Desde minha chegada o que mais me marca é o fato de contextos tão diversos de Brasil passarem por desafios tão similares: capacitação  dos agentes culturais, dificuldade de articulação em redes heterogêneas e arbitrariedade das gestões públicas saltam aos olhos aqui ou em Salvador"
Isabela Silveira/BA 
 
"Um encontro raro de diferentes experiências/campos de quem faz produção e criação em Teresina e alguns locais fora dela. A possibilidade de conhecer de mais perto o que lhes move e como fazem, abrir canais de diálogo e construção na cidade. Entender/reconhecer que pouco pensamos e refletimos sobre o que fazemos e sobre o que desejamos-precisamos fazer em médio e longo prazo."
Regina Veloso/PI.
 
 
 
*Reliase de divulgação do espaço O Campo