Cidadeverde.com

Livro 'Quebras – Uma viagem literária pelo Brasil’ disponível para download gratuito

Livre Opinião – Ideias em Debate disponibiliza gratuitamente mais um projeto doSelo LOID para a difusão da literatura. Nesta edição, o livro Quebras – Uma viagem literária pelo Brasil, organizado por Marcelino Freire e Jorge Ialanji Filholini, lançado em novembro de 2015 e contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2014-2015.

Quebras – Qual é o espaço literário que este imenso Brasil está formando? Como podemos quebrar, ainda mais, as distâncias e fronteiras que separam nossos discursos, personagens, sotaques, enredos? O que acontece, literariamente, fora do eixo Rio-SP? Estas foram algumas questões que quebravam a cabeça de Marcelino Freire — turista aprendiz, caixeiro viajante de narrativas — ao idealizar o projeto Quebras. Tocado pelo próprio Marcelino ao lado do jornalista Jorge Filholini, Quebras nasceu com esse propósito: união e de estreitamento, compreensão dos movimentos artísticos que existem longe de grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro.

A ambição de quebrar mesmo, sem dó nem piedade, ideias, histórias e imagens pré-concebidas sobre o Brasil Profundo — e também de quebrar, lá no Brasil Profundo, a cabeça das pessoas que estivessem a fim de se confrontar com a nada confortável ideia de literatura defendida por Marcelino. Se a literatura não tem a atenção devida no nosso país — ainda predominantemente ágrafo —, não há de ser por falta de professores entusiasmados como este pernambucano nascido em Sertânia, que há décadas vive em São Paulo, mas mantém-se conectado com os tremores essenciais da nossa terra.

Contemplado com o programa do Rumos Itaú Cultural, o Quebras começou por Teresina, em setembro de 2014, e passou por Belém, Vitória, São Luís, Campo Grande, Goiânia, João Pessoa, Aracaju, Boa Vista, Palmas, Macapá, Manaus, Cuiabá, Porto Velho e, por fim, Rio Branco. Em cada cidade foi realizada uma oficina literária coordenada por Marcelino, bem como um recital de encerramento. Tudo registrado por Jorge em fotografias e vídeos que podem ser vistos on-line em http://www.quebras.com.br. E tanto Jorge quanto Marcelino escrevem, também no site, crônicas em que narraram o que iam aprendendo e descobrindo. Este livrinho contém algumas das melhores memórias dessa aventura — foram tantas coisas que aconteceram que a dupla não registrou tudo… — e um forte apanhado de alguns dos bons autores que a dupla dinâmica foi conhecendo pelo caminho. É só o começo de uma jornada sem fim. Uma celebração à literatura brasileira. De canto a canto. Um gesto de amor à arte, presente e pulsante por toda parte. Recline a poltrona, aprecie a paisagem. E boa viagem.

Mais informações sobre o Quebras – http://www.quebras.com.br 

SELO LOID – O Selo tem o objetivo de disponibilizar trabalhos ou edições inéditas de novos e consagrados autores da Literatura de forma totalmente gratuita.

Ficha Técnica

 
Editor: Vanderley Mendonça
Edição de textos: Ronaldo Bressane
Design Gráfico: Vanderley Mendonça
Foto da capa: Jorge Filholini (Detalhe do Sarau Debaixo, em Aracajú)
Programa Rumos Itaú Cultural
Lançamento: Edith
 
 
Textos dos autores publicados foram gentilmente cedidos para o livro

DOWNLOAD: Quebras – Uma viagem literária pelo Brasil

 

 

publicado originalmente no site Livre Opinião em 09/05/2016