Cidadeverde.com

Dia de Campo destaca irrigação sustentável na comunidde Carretão

Na última sexta-feira (3), aconteceu um Dia de Campo na comunidade Carretão, município de José de Freitas com o tema “A Integração da Piscicultura e Agricultura”. A atividade foi promovida pelo Sebrae com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e objetivou capacitar os agricultores e produtores de peixe daquela região, por meio de palestras e consultoria.

A ação destacou um modelo exitoso de irrigação por micro aspersão, utilizando a água descartada dos tanques de peixe, resultando na redução do consumo de água e de energia; irrigando a produção com uma água rica em nitrogênio, fósforo e potássio. Os dejetos dos peixes colocam na água estes três ingredientes, que são adquiridos em forma de adubo no comércio com alto custo por produtores que não utilizam esta técnica do reaproveitamento da água dos tanques de peixe.

Durante o evento, foram realizadas palestras sobre produção de silagem e os resultados econômicos dos projetos de integração piscicultura- agricultura. Em seguida, houve visitas aos tanques de peixe e ao campo de milho, tudo acompanhado por um consultor do Sebrae falando sobre produção de peixe e técnicas para melhorar a produção do milho. Ao final, os quase 300 participantes degustaram comidas à base de milho e peixe.

A SDR participou deste projeto com a doação e implantação de um kit de irrigação de dois hectares, contemplando seis famílias de agricultores familiares da comunidade Carretão. O diretor da agricultura familiar da SDR, Antônio José Pereira Ferreira, falou da importância da realização deste Dia de Campo com palestras e apresentação de novas tecnologias. “O Estado está trabalhando para o fortalecimento da cultura do campo. Esta comunidade recebeu investimentos de aproximadamente 20 mil reais e hoje, escuto pessoas desta região afirmando que é possível viver na agricultura familiar e no campo”, enfatizou Antônio José Pereira Ferreira.

Seu Francisco, popularmente conhecido na região de José de Freitas como “Potin” sediou este evento em sua propriedade na comunidade Carretão, onde desenvolve a agricultura e produz peixe em tanques. “A parceria entre o Sebrae e a SDR com a implantação deste sistema de irrigação, melhorou 100% porque tem um custo barato e não consome nem muita água, nem muita energia. Sai barato pra gente. Melhorou também a qualidade do milho produzido aqui, porque antes ficava falhado e agora fica cheio. Ou seja, um produto de boa qualidade e, consequentemente, de boa comercialização”, afirmou.

A ação contou com representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de José de Freitas, da prefeitura e da secretaria de agricultura deste município e também produtores das cidades de Nazária, Monsenhor Gil, Beneditinos, União, Castelo do Piauí, Teresina, Timon, além de membros da Seduc.


redacao@cidadeverde.com