Cidadeverde.com

José de Freitas realiza a 7ª Feira da Agricultura Familiar

A 7ª edição da Feira da Agricultura Familiar de José de Freitas foi realizada nesta sexta-feira (29), como parte das feiras da agricultura familiar do Território Entre Rios. O evento tem como objetivo promover a comercialização dos produtos colhidos e produzidos pelos agricultores locais, a realização de palestras de capacitação, além de garantir a sustentabilidade da agricultura familiar a nível de território.

José de Freitas realiza a 7ª Feira da Agricultura Familiar( Foto: Emanuel Ramos/Ascom Emater)O espaço também foi destinado à oferta de serviços como expedição de documentos para agricultores, assinatura de projetos produtivos e atestes de animais, além da exposição de mais de 20 barraquinhas com a comercialização de vários produtos, ressalta-se também a inclusão do artesanato para a comercialização.

Para o coordenador regional do Emater, Alvaci Orsano, esta oportunidade garante ao agricultor a comercialização a partir do apoio dos órgãos do Estado. “O agricultor unido faz a diferença, mas é importante destacar que as parcerias estabelecidas com os órgãos contribuem para o crescimento de momentos como este”, declarou.

Na ocasião, o Emater trouxe para a feira 56 mulheres dos municípios de São João da Serra, Campo Maior e Cabeceiras. As mulheres fazem parte da Chamada Pública "Mulheres Rurais do Território dos Carnaubais", e vieram para o evento conhecer a iniciativa, a forma de gestão das associações que participam da feira e como é feito o processo de comercialização.

José de Freitas realiza a 7ª Feira da Agricultura Familiar( Foto: Emanuel Ramos/Ascom Emater)Para a participante da Chamada Pública, Marinalva Viera Gomes, este foi o momento de interagir com outras produtoras rurais, além de observar a maneira com que elas se organizam, para consequentemente ampliarem sua produção. “A diversidade de produtos, a organização e o fato da feira ter mais mulheres na organização foram as coisas que mais me chamaram atenção”, disse a produtora rural.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Sindicato de José de Freitas Maria da Cruz destacou que todos são responsáveis pelo sucesso da feira, e que durante todo o dia terá uma programação extensa destinada ao agricultor. “Teremos palestras, e atrações culturais, e o apoio que recebemos de todos os parceiros são de grande importância para que pudêssemos realizar este evento”, afirmou.

Participaram da abertura da feira o coordenador do Emater Alavací Orsano, o diretor da Agricultura Familiar da Sdr Antonio José Pereira , um representante da Câmara Municipal, representantes do STTR de União e Miguel Alves, Incra, Ifpi, Nedet e Fetag. Acontecem ainda nos meses seguintes as feiras de Miguel Alves, Monsenhor Gil e Demerval Lobão.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais