Cidadeverde.com

Governo apresenta anteprojeto de restauração de Barragem

O Governo do Estado do Piauí, através do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), apresentou dia 20 de maio, durante audiência com o prefeito de José de Freitas-PI, Roger Linhares, secretários municipais e alguns vereadores, o anteprojeto de restauração da Barragem do Bezerro, que no dia 8 de abril deste ano  apresentou fissura no paredão com ameaça de rompimento.

A audiência onde foi apresentado o anteprojeto pelo diretor-geral do Idepi, Geraldo Magela e pelo diretor de engenharia Francisco Carvalho ocorreu na sede da Prefeitura de José de Freitas.

O diretor de engenharia do Idepi, Francisco Carvalho, durante a audiência  revelou que pretende concluir o projeto de restauração da Barragem do Bezerro ainda nesta semana, caso não ocorra nenhum imprevisto.

De acordo com o diretor-geral do Idepi, Geraldo Magela, a Barragem do Bezerro ficou bastante danificada por conta das últimas chuvas, que caíram no município de José de Freitas, e que além de ser recuperada, deverá ganhar incrementos que vão valorizar o local que é um ponto turístico piauiense.

“Vamos recuperar todas as avarias, o sangradouro e o ponto de infiltração. A engenharia colocou também a necessidade de iluminar toda a barragem, que é um ponto de lazer e turismo, o que vai trazer mais segurança aos turistas”, disse Geraldo Magela, durante a audiência. 

Na audiência foi sugerido que o paredão da Barragem do Bezerro além de ser iluminado deverá receber calçamento ou asfalto. Os diretores do Idepi disseram que a estrada que dá acesso a cidade de José de Freitas ao povoado Lagoa do Piripiri será levantada na área que passa ao lado da barragem e serão construídos alguns bueiros, já que todas as vezes que chove a região fica alagada e as vezes até corta, impedindo assim, o acesso a várias localidades da região.

Conforme foi informado ainda na audiência após o início da obra na Barragem do Bezerro, os serviços serão concluídos em 180 dias.

Os diretores do Idepi, Geraldo Magela e Francisco Carvalho informaram também que após o projeto ser concluído, será apresentado ao governador Wellington Dias (PT) e posteriormente encaminhado ao Ministério da Integração Nacional, onde já ocorreram tratativas para assinatura de convênio e termo de compromisso para a execução das obras de recuperação.

O prefeito Roger Linhares saiu satisfeito da reunião. “O Ministro da Integração Nacional, piauiense Antônio de Pádua de Deus Andrade desde a vinda ao município de José de Freitas, no dia 15 de abril de 2018, após a ameaça de rompimento da Barragem do Bezerro deu a sua palavra que iria ajudar nessa recuperação. O sangradouro vai ser feito de concreto, o paredão vai ser reforçado, vai haver recuperação do filtro e preenchimento das fissuras”, disse satisfeito o prefeito Roger Linhares.

“Depois vamos reforçar a parte urbanística da Barragem do Bezerro até porque muitos turistas visitam a barragem todos os anos e eles merecem isso”, ratificou o prefeito ao sair da audiência.

Com informações do Saraiva Repórter.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais