Cidadeverde.com

Suspeito de homicídio após briga por cacho de bananas é solto pela Justiça

O suspeito de matar um vizinho a facadas na cidade de José de Freitas, no interior do Piauí, se apresentou com um advogado nesta terça-feira (09), na sede do 17º Distrito Policial. Segundo o delegado Danilo Barroso, responsável pela investigação, o inquérito policial foi concluído e confirmou que o homicídio foi motivado após uma confusão por um cacho de bananas. 

O crime ocorreu em outubro deste ano. Em depoimento, o suspeito se reservou ao direito de ficar em silêncio. Por já ter um mandado de prisão em aberto, ele acabou preso, mas foi solto nesta quarta-feira (10) durante audiência de custódia. 

"Ele foi indiciado por homicídio qualificado e o furto do cacho de banana. Comprovamos no inquérito que, três meses antes da morte, eles tiveram uma briga por esse furto. Então, no dia 24 de outubro, a vítima passava de moto na rua, o suspeito o derrubou com uma pedra e o atacou a facadas", explica o delegado. 

A confusão foi motivada porque a bananeira ficava no terreno de um dos envolvidos, mas os frutos cresceram para a casa do vizinho que os teria retirado sem autorização. 

"A partir disso, um foi tomar satisfação, houve a discussão e meses depois acabou em morte, qualificada pelo motivo fútil e emboscada", reitera Danilo Barros. 

O suspeito- que trabalhava como motorista e não tinha antecedentes criminais- vai responder ao processo em liberdade. 


Graciane Sousa
[email protected]

Jovem morre em acidente de moto em José de Freitas

Foto: reprodução

Um jovem identificado como Jô Ferreira, morreu após perder o controle da  motocicleta que ele conduzia, durante a madrugada deste domingo (31). O fato foi registrado na localidade Boqueirão dos Adolfo, zona rural do município de José de Freitas.

Segundo informações repassadas pela imprensa local, o jovem teria acabado de sair de uma festa, que acontecia na região e  teria perdido o controle da motocicleta,  sofrendo uma forte pancada na cabeça após cair na estrada em uma estrada viscinal, Jô Ferreira teve morte imediata.

 A vítima  chegou  dois meses atrás do Rio de Janeiro, onde estava morando.

João Bandeira
com informações realidade em foco

Briga entre vizinhos por cacho de banana termina em morte

O 17º Distrito Policial investiga uma briga entre vizinhos em José de Freitas, no interior do Piauí, que terminou em morte. O estopim teria sido uma confusão por um cacho de bananas. O crime ocorreu nesse domingo (24), em via pública, no bairro Suco de Uva. 

A vítima- identificada apenas por Francisco- foi morto a facadas. O delegado Danilo Barroso, titular do 17º Distrito Policial, explica que o caso ainda está em investigação e que, possivelmente, vítima e suspeito teriam conflitos anteriores. 

"Estamos apurando as circunstâncias do caso, se realmente foi homicídio por motivo banal, se se caracteriza legítima defesa. Algumas testemunhas foram ouvidas e a investigação está em andamento. Estamos aguardando também o exame cadavérico, exame de local de crime", acrescenta o delegado. 

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito trabalha como motorista e não tinha antecedentes criminais. Já a vítima tinha passagem pela polícia. 

"O estopim teria sido uma briga banal por um bananeira plantada no quintal do suspeito e que os cachos da fruta acabaram ficando do lado do quintal da vítima que os cortou e houve essa discussão. Há essa versão, mas é possível também outras motivações que não serão reveladas para não atrapalhar a investigação", disse o delegado.

 

Graciane Sousa
[email protected].com

Trânsito de veículos na área de banhistas na Barragem do Bezerro está proibida

Foto: reprodução

A Barragem do Bezerro, em José de Freitas, passará por algumas restrições para a preservação da bacia hídrica e seu entorno. 

O acesso de qualquer veículo automotor na área destinada exclusivamente para o banho será proibido.

A medida faz parte de uma ação do Ministério Público, representado pelo Promotor de Justiça, Flávio Teixeira, Secretaria Estadual e Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semar e a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí – Emgerpi.

A decisão implica que  fica proibida a entrada de veículos para as margens da barragem. Todos os veículos terão que ficar estacionados por atrás das barracas, ficando permitido o acesso apenas de pessoas para a água e suas margens.

 O objetivo visa a preservação do ponto turístico que vem sofrendo com a invasão de veículos para o espaço reservado para os banhistas. O ponto turístico pode ser frequentado normalmente, sem o acesso de veículos para a água.

Com relação ao paredão da barragem, já em obras, fica suspenso o tráfego de veículos automotores pelo local.

Somente após a conclusão da obra, os técnicos e engenheiros responsáveis  irão decidir pela liberação do acesso para carros e motos. Carro de som (Paredões,paredinhas, qualquer tipo de som automotivo) também está sendo proibido na barragem.

Foto: reprodução

Por enquanto o uso de transportes aquáticos, como lanchas, moto aquática, entre outros também ficarão suspensos, até a chegada do período chuvoso, tornando a água corrente e evitando a concentração de poluentes oriundos de combustíveis na água.

A fiscalização já teve início por parte da Polícia Militar, que está conscientizando a população sobre as novas medidas.

João Bandeira
com informações portal opinião

Jovem é assassinado na porta de casa em José de Freitas

Foto: reprodução

Um jovem identificado como Geovane Filho, foi assassinado com quatro tiros, nas proximidades do Hospital Nossa Senhora do Livramento, bairro Dirceu Arcoverde, na noite deste domingo (12) de setembro na cidade de José de Freitas.

Segundo informações preliminares a vítima estava na porta de casa, quando foi abordado. Após uma discussão Geovane Filho foi executado com quatro tiros, vindo a óbito imediato. 

De acordo com informações que estão sendo apuradas pela Polícia Civil, os suspeitos de matar o jovem Geovane Filho estavam ocupando um Celta de cor prata, e  perseguiram a vítima que estava de motocicleta, até as proximidades de sua residência, onde realizaram o crime e depois fugiram.

Foto: realidade em foco

A Polícia Militar foi acionada e isolou o local em que ocorreu o assassinato. Diligências estão sendo realizadas com o objetivo de prender os suspeitos.

João Bandeira
com informações do realidade em foco

Homens armados tomam carro de assalto de militar da reserva

Foto: realidade em foco

Um assalto realizado de forma ousada deixou sem o automóvel um militar da reserva por volta das 20:00h desta segunda-feira (21).  Três homens  não identificados e armados  com revólveres tomaram de assalto um carro modelo Fiat Strada, cor branca, placa PIB-8824, no rodoanel, de José de Freitas, município distante 49 quilômetros ao norte de Teresina.

 O assalto ocorreu em um trecho do rodoanel, nas imediações do  bairro Matadouro. O militar da reserva do Exército Brasileiro identificado apenas como Queiroz estava  vindo de uma pescaria, após deixar os colegas de viagem em  casa e  foi rendido pelos homens.

De acordo com informações da polícia, a vítima foi interceptada pelos elementos que estavam em outro carro.  Queiroz foi rendido e obrigado a deitar no chão em quanto os indivíduos fugiram levando o veículo.

Até o momento não há informações do carro ou dos autores do assalto. O caso segue sendo investigado. 

João Bandeira

Barragem do Bezerro é interditada para conter o avanço da Covid na região

Fotos: arquivo Cidadeverde.com

 

O prefeito de José de Freitas, Roger Linhares, baixou decreto proibindo atividades na Barragem do Bezerro, um dos principais pontos de visitação da região. A medida é para frear a transmissão da Covid-19 na cidade.

O decreto que começou a valer ontem, a prefeitura proíbe também atividades públicas e privadas, diurno e noturno, na Barragem do Bezerro.

Outra medida anunciada pelo prefeito é a interdição das praças públicas, nas zonas urbana e rural, durante a vigência do decreto que teve início neste dia 17 de junho e tem validade até o dia 4 de julho de 2021. 

As medidas foram adotadas após recomendação do Comitê Municipal de Operações de Crise para Enfrentamento da Emergência da Covid-19. 

Ao Cidadeverde.com, o prefeito de José de Freitas Roger Linhares justificou que as medidas do novo decreto foram adotadas como estratégia de contenção dos casos da doença no município. 

"Como José Freitas é um município vizinhos a Teresina, a partir do momento que houve essa flexibilização dos decretos, as pessoas vem para o complexo turístico da Barragem do Bezerro para ter um momento de lazer. Isso causou aglomerações. Para evitar essa situação e diminuir o número de casos, resolvemos adotar essas medidas", disse o prefeito.

Ainda de acordo com ele, as fiscalizações devem ser reforçadas para conter a desobediência ao decreto. As operações serão realizadas com Polícia Militar, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária.

 

Boletim revela que José de Freitas estava com 5.255 casos de Covid-19 e 75 mortes provocadas pela doença. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 15 de junho, 4.882 pessoas que foram infectadas pela Covid-19.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Nova etapa de obras reforça segurança na Barragem do Bezerro

Foto: Divulgação/Sedec

A Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec) iniciou, neste mês, nova etapa de restauração da Barragem do Bezerro, no município de José de Freitas. As equipes contratadas pelo órgão executam o alargamento da parede do reservatório para reforçar a segurança na área, de acordo com as normas estabelecidas em Lei Nacional.

A ação integra um conjunto de melhorias na Barragem do Bezerro, que iniciaram em agosto do ano passado. “Na primeira etapa da obra, foram feitas escavações, injeções de cimento na parede do reservatório, bem como limpeza da área e retirada de vegetação. Agora, estamos trabalhando para reforçar a segurança e evitar qualquer vazamento na parede do maciço”, detalha o secretário de Estado da Defesa Civil, José Augusto Nunes.

Foto: Divulgação/Sedec

O órgão também realiza intervenções no sangradouro da Barragem do Bezerro para ampliar a capacidade de vazão do reservatório. “Por ter sido construída há duas décadas, a barragem ganhou uma atenção especial por parte do Governo do Estado. A ideia é estruturar esse importante ponto turístico no Território Entre Rios, que contribui positivamente para a economia local”, acrescenta José Augusto.

A previsão de conclusão da obra é para dezembro deste ano. Ao todo, serão aplicados mais de R$ 15 milhões oriundos do Governo do Estado e Ministério de Desenvolvimento Regional.

 


Da Redação
[email protected] 

Duas pessoas são baleadas em tentativa de assalto a comércio no Piauí

Foto: reprodução

Na tarde desta segunda-feira (24)  duas pessoas foram baleadas durante uma tentativa de assalto, no Mercadinho do Brito, no bairro de Fátima, em José de Freitas, município distante 40 quilômetros de Teresina. Segundo informações colhidas no local, dois assaltantes chegaram em uma motocicleta e anunciaram o assalto. Durante a ação, um dos homens efetuou  tiros, que atingiram duas pessoas. Logo em seguida, a dupla fugiu com rumo ignorado.

De acordo com o empresário  Brito, as vítimas que foram baleadas no  mercadinho durante o assalto foram socorridas e levadas para o hospital, de José de Freitas, onde foram medicadas, sendo que uma delas identificada como  Francisco , conhecido como “Capitão” foi submetido a exames e constatado que a bala não ficou alojada .  Ainda segundo o propietário do mercadinho, a outra vítima identificada como Iraci  foi atingida com um tiro na virilha e  a equipe médica decidiu encaminhá-la para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para ser submetida a exames.

No fim da tarde desta segunda-feira (24), quatro homens foram presos, um carro foi apreendido e duas motos foram recuperadas pela Guarda Municipal e a Polícia Militar de José de Freitas.

 Dois dos homens presos tomaram uma motocicleta do propietário, em seguida, praticaram o assalto no Comercial o Brito, no Bairro de Fátima. Durante a fuga, tomaram uma segunda moto de assalto. Após a ação, a dupla fugiu levando as duas motocicletas  rumo a Teresina. Durante a fuga, as motocicletas apresentaram problema e duas  pessoa que estavam em um Celta dando apoio  aos homens também foram presos.

Os detidos são todos residentes do bairro Jacinta Andrade, em Teresina. Na operação um carro foi apreendido, vários celulares das vitimas foram recuperados, um revólver foi apreendido, quatro pessoas foram presas e duas motos foram recuperadas pela Guarda Municipal, juntamente com a Polícia Militar.

João Bandeira
com informações Realidade em Foco

Gestantes de José de Freitas recebem enxovais do município

O município de José de Freitas,  mesmo enfrentando a Covid-19, vem através do  prefeito Roger Linhares mantendo o salário dos servidores em dia e atuando nos serviços essenciais no município. Uma dessas ações está sendo realizada através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMAC) com a entrega de enxovais para 40 gestantes.

A entrega dos enxovais começou sendo feita para as gestantes do CRAS I. A secretária Fátima Pinto e equipes da SEMAC realizaram a entrega simbólica de kits para as gestantes.  Por causa da pandemia e para evitar  disseminação, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de José de Freitas, está fazendo a entrega dos kits de enxovais, por meio de agendamento.

João Bandeira
Com Informações- Ascom

Posts anteriores