Cidadeverde.com

Oito mulheres devem entrar na disputa por vagas na Câmara Municipal

Mulheres podem formar uma bancada feminina na Câmara Municipal de José de Freitas a partir de 2013. Oito nomes são cotados para disputar vagas no Poder Legislativo Municipal nas eleições municipais deste ano.


Neste grupo encontra-se a suplente de vereadora Professora Isabel Carvalho que já disputou o pleito por duas vezes, devendo colocar seu nome mais uma vez para apreciação popular.

Ana Maria  presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de José de Freitas deve colocar seu nome pela primeira vez, tendo como sua principal bandeira no parlamento, o homem e a mulher do campo.

Eulina Amorim e a enfermeira Simone são os nomes que o (PSB) deve apresentar para o eleitorado de José de Freitas analisar e julgar.

A tucana Marcia Carvalho deverá disputar pela primeira vez uma cadeira no parlamento municipal, sua principal bandeira é o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente.

O PV, PTB e o PSDC cogitam colocar respetivamente os nomes de Eliza Soares, Talita Martins e da professora Celsa  para a disputa pelo legislativo municipal.

Apesar do aumento de 09 para 13 vagas, a disputa por uma cadeira na Casa promete ser uma das mais acirradas dos últimos pleitos. Atualmente, a Câmara Municipal é composta apenas por homens.
 
Fonte: Portaljfagora

Falta de infraestrutura e higiene incomodam permissionários

A situação do mercado público de José de Freitas tem desagradado os permissionários que trabalham no local. A falta de infraestrutura, higiene, o mau cheiro e o lixo nas imediações são os principais problemas apontados. A situação é recorrente também no Mercado do Peixe localizado no entorno. 

                       Fotos: JF Agora

De acordo com o secretário de infraestrutura, Arnaldo Gaioso, a situação do mercado é delicada, se tratando mesmo de calamidade pública. "Estamos há um ano e sete meses na gestão do município. Herdamos muitos problemas da gestão anterior e esta questão do mercado é séria. O mercado está uma porqueira [sic], 'entupido'", disse.


De acordo com o gestor, um projeto está sendo viabilizado para revitalizar a área que será integrada com a praça Ari Carvalho e com o Mercado do Peixe.


Cerca de 150 permissionários trabalham no mercado público  e pagam uma taxa  de funcionamento que  varia de acordo com serviço e tamanho do boxe. 

Sobre o problema da coleta de lixo, o secretário ainda afirmou ao cidadeverde.com que serviços emergenciais estão sendo realizados até a conclusão do processo licitatório. 


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com

Mototaxista acusado de receptação é posto em liberdade

O mototaxista, Francisco Mariano,  acusado de receptação de uma motocicleta  modelo Broz Vermelha, ano 2009, placa NMV-4292, foi posto em liberdade, nesta sexta-feira (27),  após pagar fiança.


Novato, como é mais conhecido o acusado,  foi preso na manhã desta quinta-feira (26), nas proximidades do Hospital Nossa Senhora do Livramento, no Bairro Matadouro, após denúncias de que sua motocicleta seria produto do furto de uma quadrilha da cidade de União.

O mototaxista, que trabalha nas imediações do terminal rodoviário, estava recolhido no 17º de José de Freitas.  O acusado foi defendido pela advogada Melyna Costa, que entrou com recurso pedindo a sua liberdade provisória.

Novato foi liberado na Central de Flagrantes em Teresina, depois que pagou fiança no valor R$ 622 e vai responder o processo em liberdade.


Fonte: Com informações Jfagora

Moto roubada no Maranhão é apreendida com mototaxista

Policias Militares recuperaram nesta quinta-feira (26) em José de Freitas, uma motocicleta roubada na cidade maranhense de Olho d’Água das Cunhãs. O veículo está registrado no nome de  Milton Barbosa de Sousa e  foi apreendido em poder de um mototaxista que trabalha no terminal rodoviário do município.


De acordo com o mototaxista, com identidade não revelada, a motocicleta, modelo Broz Vermelha, ano 2099, placa NMV-4292, foi adquirida recentemente durante uma troca com um homem conhecido como Caboquim, em União, nesta quarta-feira (25).

O mototaxista foi preso após tentar vender o veículo a outras pessoas a um valor irrisório.  

Fonte: Portalemdia

Policia desbarata quadrilha que roubava motos em Campo Maior e José de Freitas

Policiais Civis e Militares da 3ª Companhia do 5º Batalhão, em José de Freitas, prenderam na tarde desta terça-feira (24), dois acusados de roubo de motos. A dupla foi presa em flagrante no momento em que tentavam vender uma motocicleta Pop, cor branca, sem placa. 

Além da motocicleta, com os acusados foram encontrados uma grande quantidade de cartões de créditos. 

A polícia investiga se os homens  pertencem a uma quadrilha especializada em desmanche de motocicletas que envolve as cidades de José de Freitas e Campo Maior.

sendo eles, Elias Cruz de Souza, de 23 anos, e o menor, F.S.C, de 17 anos, residentes na cidade de Campo Maior.


 Há indícios de que os acusados tenham mais quatro motos em poder dos demais integrantes da quadrilha na cidade de Campo Maior.

A operação denominada “Mutirão”, teve o comando do delegado Antônio Carvalho, e do chefe de investigação e coordenador do 17º DP de José de Freitas, Gilson Ferreira, além da equipe de policiais militares  comandada pelo Capitão Augusto.





Máquinas agrícolas contribuirão para melhorias nas estradas

Os municípios de José de Freitas e União, na região metropolitana de Teresina, receberão na próxima sexta-feira (27), retroescavadeiras para a construção e reparos de estradas. A entrega das máquinas faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).


Para receber as máquinas, os municípios tinham como pré-requisitos ter menos de 50 mil habitantes, pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do município e possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados.


Fonte: Portal Em Dia

Van capota na zona Rural de José de Freitas; motorista sai sem ferimentos

Uma van Iveco, de cor branca, placa LVQ-9840/União-Pi, ficou parcialmente destruída ao capotar na noite desta segunda-feira (23) em uma estrada vicinal que liga José de Freitas ao povoado Ema, na altura da fazenda contente, zona rural. O acidente aconteceu por volta das 18h30min.


O carro saiu da estrada, atingiu uma cerca de arame e em seguida tombou. A van sacou um pneu, quebrou o para-brisa e furou o radiador, todo óleo do motor foi derramado pelo capô. Uma guarnição da Polícia Militar realizou perícia no local.

O veículo era conduzido por seu proprietário Leonardo Andrade. O motorista afirmou que perdeu o controle do transporte em um buraco no meio da estrada, provocando o capotamento. Leonardo trafegava sozinho e informou também que apesar do susto sofreu apenas danos materiais e nenhum ferimento.

Fonte: Portal em Dia

Presidente diz que PV será competitivo no município

A presidente estadual do Partido Verde (PV), vereadora Teresa Britto, informou neste domingo (22) que a sigla está se preparando para disputar uma eleição competitiva no município de José de Freitas, encabeçando a tese de terceira via.


A parlamentar afirmou que não existem divergências de ideias quanto às decisões tomadas até agora pela executiva municipal. “O grupo que faz o PV de José de Freitas, vem trabalhando uma terceira via no município já algum tempo e tem o total apoio da Executiva Estadual”, disse.  

Sobre a pré-candidatura de Edimilson Oliveira a prefeito do município, a presidente do diretório estadual declarou que foi uma escolha dos membros do partido de José de Freitas, sem interferência direta dos dirigentes do PV estadual.

“Estamos confiantes no crescimento da pré-candidatura, porém, destaco que o grupo tem ainda outras alternativas. O que está definido é que vamos ter candidatura própria e competitiva na cidade de José de Freitas” finalizou.


Fonte: Portal Em Dia

Moradores reclamam de lixo e abandono em reserva ambiental de José de Freitas

Segundo informações do site JF Agora a reserva ambiental do Campo Florestal está tomada por lixo e entulhos em José de Freitas. Localizada no cruzamento das rua  Firmo Cunha com José Lages, no Bairro de Fátima em José de Freitas, uma área verde que deveria ser de preservação ambiental, está sendo tomado por lixo e entulhos. Para os moradores o cenário é de destruição e abandono.


A vizinhança conta que o parque vem sofrendo agressões diariamente, com o despejo de lixo em toda a sua extensão. Numa clareira formada dentro da mata, é possível encontrar sacos plásticos, garrafas pet, latas de alumínio, resto de construção e madeira queimada.

Para piorar a situação, a agressão não é observada somente dentro da vegetação. No entorno do campo florestal, também há incidência de lixo doméstico esparramados por toda a parte. Os moradores denunciam que os dejetos são depositado por carroceiros da cidade.


Os moradores reclamam da falta da coleta regular do lixo e acrescentam que dificilmente ela passa pelo bairro, ocasionando o acúmulo do lixo nas esquinas e nas imediações da reserva, que é denominada por alguns, como o pulmão de José de Freitas.

Fonte: JFAgora

Caminhão baú carregado tomba em José de Freitas e motorista sai ileso

Um caminhão modelo baú, de placa HUT-5255, de Maracanau-CE, carregado com produtos de plásticos, tombou na tarde desta quinta-feira (19), na altura da localidade Nova Luz na PI-113, entre as cidades de José de Freitas e Cabeceiras do Piauí.

              Fotos:JFagora

De acordo com policiais militares e guardas municipais que se encontravam no local, o acidente teria acontecido após o motorista dormir ao volante. O veículo é de propriedade de uma transportadora de Fortaleza e era conduzido pelo motorista identificado por José Antonio, de 48 anos.

O caminhão ficou com o chassi, a carroceria baú e a cabine parcialmente destruídos. Já o motorista, que vinha da cidade de Barras para fazer entregas em José de Freitas, saiu ileso do acidente.



Fonte: JFAgora

Posts anteriores