Cidadeverde.com

Programa Minha Casa, Minha Vida beneficia famílias no município

O município de José de Freitas será beneficiado com 50 casas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Serão beneficiadas famílias com renda mensal de até R$ 1.600. 



No Piauí,  96,8% dos municípios piauienses serão contemplados com a nova fase do programa Minha Casa, Minha Vida.

O Governo Federal vai conceder subsídio de R$ 25 mil por unidade habitacional construída. Nesta segunda fase, a meta do Minha Casa, Minha Vida é construir 2 milhões de moradias até 2014 com recursos  liberados pelo Ministério das Cidades.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Casarão datado do século XX será reinaugurado

A Vila Tejo, um antigo casarão português construído em 1917, e que se encontra encravado no meio de um belo pomar, no centro de José de Freitas, foi restaurado, ampliado e recuperado. A reinauguração  acontecerá nesta sexta-feira (13) às 19h e fará parte da programação do aniversário de Emancipação Política da cidade.


A pretensão é  transformar o antigo casarão em uma Biblioteca Pública e construir, em anexo, a Escola Pública Municipal Humberto de Campos, que atualmente está funcionando em um prédio alugado. Foram necessários estudos para adaptar o antigo Casarão às suas novas funções, conservando os ares provençais.


De acordo com os engenheiros o projeto não exigiu mudanças estruturais apenas estéticas na parte antiga do casarão, como a troca dos revestimentos de piso.


O casarão que possui arquitetura com influencia neoclássica, datada do século XX, havia passado por uma única reforma, que transformou o local em uma escola. 

Durante o evento de reinauguração haverá show do humorista João Claudio Moreno e apresentação do músico Vagner Ribeiro de Teresina, apresentando o show: “O Piauí contando história”.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com 

Lideranças oposicionistas definem pré-candidato a prefeito

Após pesquisa de opinião, liderada pelo ex-prefeito Robert Freitas (PSB), filiados, lideranças comunitárias e políticas da oposição definiram a pré candidatura de Josiel Batista (PSDC) a prefeito de José de Freitas. A reunião aconteceu no último final de semana na localidade Tucuns, zona rural do município.

                  Foto: JF Agora

Para a escolha do cargo, nomes como do ex-vice-prefeito Carlos Estevão (PSB) e o do desportista Josiel Batista (PSDC) além de outros representantes oposicionistas foram cogitados para o lançamento oficial da pré candidatura. 

'Não medirei esforços para desenvolver um bom trabalho", pontou o pré-candidato. 

O ex -prefeito afirmou que realizará um encontro nos próximos dias em José de Freitas, com as lideranças e povo para divulgar o nome do pré--candidato a prefeitura da cidade.

Josiel Batista  se destacou como secretário de Esportes por seis anos no governo de Robert Freitas.


Com informações do JFAgora

Deputada Estadual recebe Título de Cidadania em José de Freitas

A deputada estadual Liziê Coelho (PTB) será homenageada no município de José de Freitas, 48 km da capital Teresina, com a Medalha do Mérito do Livramento. Essa é a maior homenagem que a prefeitura do município confere a pessoas e instituições pela excelência nos serviços prestados ao município.



A homenagem será entregue na próxima sexta-feira (13) durante a solenidade de inauguração da restauração, reforma e ampliação da Vila Tejo. 


A deputada declarou estar honrada com a condecoração. “Tenho muito orgulho de ser piauiense e poder trabalhar por cidades como José de Freitas, que sempre nos apoia nos trabalhos realizados. Trabalhamos com a intenção que o Estado se desenvolva e proporcione condições de desenvolvimento para sua população”, declarou.


 

Projetos desenvolvidos pela parlamentar


Liziê Coelho é casada com o prefeito da cidade de paulistana, Luis Coelho e formada em economia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). A deputada se destaca pela implantação de projetos que buscam a preservação do Meio Ambiente, dos recursos hídricos do Estado e da exploração mineral.


Atualmente preside a Frente Parlamentar em Desenvolvimento da Caatinga e irá representar o Estado na I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga, em Fortaleza, nos próximos dias 17 e 18 de maio. O evento antecede a Rio+20, conferência organizada pela ONU, que discute a preservação do meio ambiente em todo mundo.



Da Editoria de Cidades

cidades@cidadeverde.com

Aumenta os casos de dengue registrados no município

Novo boletim divulgado pela Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica nesta segunda-feira (09), da Secretaria de Estado da Saúde, mostra aumento dos casos de dengue em José de Freitas. No primeiro trimestre de 2012 foram confirmados 53 casos no município. 


Os números de José de Freitas seguem na contramão do estado que vem registrando diminuição. Na primeira semana de abril no Piauí, houve uma queda de 50,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a Coordenação, no total, de janeiro até esta segunda-feira foram notificados 2.749 casos em 2012. Ano passado, no mesmo período, eram 5.542 casos.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Carro capota 3 vezes após bater em jumento

Um acidente na manhã da última sexta-feira (6) por pouco não acabou emt ragédia na PI-113, na localidade Altamira, entre os municípios de José de Freitas e Cabeceiras. Um carro capotou três vezes após atingir um jumento na pista. O motorista saiu ileso.

Fotos: JF Agora

O condutor da Saveiro de placa NIO-1593 era o empresário Carlos Alberto, proprietário de uma loja de vidros. Ele seguia em direção ao município de Esperantina quando foi surpreendido pelo animal na pista. 

O carro ficou parcialmente destruído. O animal morreu na hora. 


Com informações do JF Agora
cidades@cidadeverde.com

José de Freitas comemora 134 anos com show

José de Freitas comemora neste sábado (7) seus 134 anos de emancipação política. Para marcar a festa, a prçaa Governador Pedro Freitas, no Centro da cidade, receberá o show de Fabrícia e Banda, a partir de 23h30.


História
O município surgiu da capela de Nossa Senhora do Livramento, na antiga fazenda Boa Esperança. O lugar virou paróquia em 1874, e passou a vila em maio de 1877. No dia 7 de abril de 1878 houve a instalação solene da vila, e por isso a data ficou marcada como aniversário do município.

Em 7 de julho de 1924, o então governador Matia Olimpio elevou a vila a condição de cidade. Mas só em 18 de março de 1931 o município ganhou o nome de hoje em homenagem a José Rodrigues de Almendra da Fonseca Freitas, dias depois de sua morte.

Com informações do Portal Em Dia 

Assaltantes arrombam casa de taipa e levam até verduras

Uma residência de taipa foi arrombada e diversos objetos entre eletrodomésticos, alimentos e roupas foram furtados nesta terça-feira (03).Os assaltantes fizeram um buraco na parede dos fundos da casa, localizada no bairro Santa Luzia, em José de Freitas.

                     Fotos: Portal Em Dia

De acordo com Maria Alice Euclides da Silva, 51, proprietária do imóvel, o crime foi praticado quando a casa se encontrava vazia. " Saí na segunda-feira e voltei um dia depois. Quando cheguei encontrei a casa arrombada e totalmente revirada, com todos os cômodos bagunçados", afirmou a vítima. 


Os assaltantes levaram uma TV de 22 polegadas, um aparelho receptor, um aparelho de DVD, controle remoto, um botijão de gás de cozinha, uma extensão elétrica, jóias, perfumes, roupas, verduras e até mantimentos como arroz e feijão.


Policias da Terceira Companhia de Policia estiveram no local e fizeram levantamentos. 


Segundo o comandante, Capitão Carlos Augusto, a polícia suspeita que o crime foi cometido por mais de uma pessoa. " Acreditamos também que houve a participação de menores. As investigações estão sendo feitas pela Policia Militar em conjunto com a Policia Civil de José de Freitas", informou o comandante. 


Com informações do Portal Em Dia 

Procissão do Fogaréu acontece hoje

A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, na cidade de José de Freitas, realiza na noite desta quarta-feira (04), a tradicional Procissão do Fogaréu. A caminhada, que faz parte das celebrações da Semana Santa, sairá da igreja de São Francisco às 21h. A procissão percorrerá as principais vias da cidade.


O rito sacro é composto só por homens carregando tochas de fogo, que durante o percurso, entoam rezas e cantos pela busca da paixão de Jesus. A caminhada é organizada anualmente pelo diácono Antonio Primo. 

Atualmente a igreja católica prega que o fogaréu significa a busca pelo Jesus ressuscitado, para que a vida seja iluminada em uma caminhada feliz ao lado do filho de Deus. 

Fonte: Portal Em Dia

Polícia divulga fotos de acusados de golpe

A Polícia Civil de José de Freitas divulgou nesta segunda-feira (02) as fotos e os documentos com o nome de três homens acusados de tentarem aplicar um golpe em uma mulher no último sábado (31) na agência do Banco do Brasil do município. 

                     Fotos: Portal em Dia
Gilson Ferreira, coordenador de polícia de José de Freitas

De acordo com equipe da polícia civil a documentação dos suspeitos foi encontrada em um veículo modelo Fox, cor cinza, placa NSG-6101/Ananindeua-PA, que se encontra apreendido no pátio da delegacia de polícia. 

Os acusados são Rui Sérgio Pantoja Brau e Paulo Victor Botelho Brau. A polícia também está em poder da foto de um terceiro homem ainda não identificado. 

Rui Sérgio Pantoja Brau
Os investigadores acreditam que os homens fazem parte de uma quadrilha especializada em clonagem de cartões de crédito.

Acusado não identificado pela polícia

Com a apreensão do veículo e de diversos pertences dos acusados, a polícia acredita que a quadrilha possa ser desbaratada nos próximos dias. 

Paulo Victor Botelho Brau

"A divulgação das fotos visa contar com o apoio da população para encontrar os acusados que se encontram foragidos", afirmou Gilson Ferreira, coordenador de polícia.


Fonte: Com informações do Portal Em Dia


Posts anteriores