Cidadeverde.com

Juíza solta o acusado de golpe que denunciou policiais e empresários

Imprimir
Da esquerda para a direita, Guerino Minervino e Girlândio Chaves

Guerino Walter Minervino, 73 anos, preso no dia 26 de maio por acusação de estelionato, foi solto minutos atrás da Casa de Custódia de Teresina. Ele foi o autor da denúncia de cárcere privado que gerou a prisão de três policiais civis, um empresário e seu filho na semana passada, na operação batizada de Sangue Novo. Outras duas pessoas também foram soltas na tarde desta quarta-feira (7).

A decisão foi da juíza Maria da Penha Gomes Fontenele Meneses, da 2ª Vara Federal em Teresina. Outros dois presos pela Comissão Investigadora do Crime Organizado - CICO - em maio também foram soltos: Girlandio Pereira Chaves, 36 anos; e o policial civil aposentado Zaqueu Castro de Sampaio, 59 anos, que estava no 6º Distrito Policial. A juíza entendeu que eles não cometeram crime de ordem econômica, possuem residência fixa, e não irão abalar a ordem pública. Por isso, não preencheriam os pré-requisitos de prisão preventiva.

Zaqueu, que estava detido  no 6º DP, também foi  liberado

A quadrilha é acusada de aplicar golpes em vários estados. Guerino Walter Minervino aparece em vídeo gravado pela polícia mostrando como fazia para enganar as pessoas, que esperavam triplicar o dinheiro investido em notas falsificadas. Uma das vítimas foi o empresário José Duarte Saraiva. Minervino o acusou de mantê-lo em cárcere privado, com ajuda de agentes do 1º Distrito Policial, para reaver R$ 500 mil. Ele pagou o dinheiro esperando ter de volta R$ 1,5 milhão.



Leôncio Coelho, advogado do papiloscopista Fabrízio Rone Sena Costa, e dos policiais civis Cleomar da Costa Brito e Franscisco Carlos Araújo, o Carlão, foi até a unidade prisional para protestar. Ele reclamou que o principal acusado no crime estava sendo solto, enquanto os agentes, que alegam inocência, continuam presos desde o dia 29 de junho.

Yala Sena (flash da Casa de Custódia)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais