Cidadeverde.com

Pedro Fernandes, Valdemar Virgino e Gustavo de Carvalho no Progressistas

Os vereadores Pedro Fernandes, Valdemir Virgino e Gustavo de Carvalho acertam filiação ao Progressistas. Os três se reuniram com o prefeito Firmino Filho (PSDB) e comunicaram a decisão nesta sexta-feira(17). Com isso, o grupo de seis parlamentares que iria para o Patriotas está oficialmente dividido.

Os demais vereadores - Ze Filho, Neto do Angelim e Nilson Cavalcante - devem seguir para o PSL.

"O prefeito não impõe nada. Ele apenas orienta. Entendemos que essa é a melhor decisão e comunicamos ao prefeito", afirma Valdemir.

Washington Bonfim chega a Teresina e fala sobre ser prefeito: “Já pensei lá atrás”

Foto: Reprodução/TVCidadeVerde.com

O ex-secretário de Planejamento, Washington Bonfim, desembarca amanhã em Teresina. Em entrevista, ele afirma que o motivo do retorno à capital do Piauí não seria político, mas pessoal. O pai do ex-secretário passa por problemas de saúde  e a família passa férias em Teresina.

 O ex-secretário diz que já pensou em ser prefeito, mas isso antes de novembro do ano passado. Mesmo afirmando não ter interesse no momento, Washington é hoje o nome mais cotado para ser o candidato do prefeito Firmino Filho (PSDB) e do senador Ciro Nogueira (Progressistas) a prefeito. Porém, o nome dele encontraria resistência de alguns tucanos.

Morando em São Paulo, Washington afirma que se mantém longe das discussões. Ele afirma que não conversa com o prefeito desde o ano passado. 

“Tenho visto isso, feito algumas conversas, mas prefiro me manter sem declarações públicas. A última vez que conversei com o prefeito foi um pouco antes da viagem de férias dele. Não conversei mais. Com o senador Ciro Nogueira já faz algumas semanas que não nos falamos”, afirma.

Washington afirma que já pensou na possibilidade de ser prefeito. Porém, afirma que desde novembro não avalai mais essa posibilidade. 

“Já pensei nisso mais para trás. Estou tranquilo em relação a isso. Não tenho nenhuma ansiedade. Sem declarações públicas. Quero ficar quieto no meu canto. Minha família passa férias em Teresina. Meu pai passa por  problemas de saúde e farei uma visita para resolver problemas pessoais.  Vou resolver problemas pessoais. Política não é prioridade neste momento. Recebi sim alguns convites. No final do ano passado tinha declinado dessas questões todas e não são prioridade na minha cabeça. Por isso não falo”, afirma. 

Apesar das negativas, no ninho tucano a informação é que o ex-secretário deve dizer ao prefeito que aceita ser o candidato. O senador Ciro Nogueira fez elogios ao nome de Washington. Para os aliados ele seria um nome considerado novidade e ao mesmo tempo passaria a confiança de um técnico que já conhece a administração da cidade. O prefeito afirma que só anunciará o nome do candidato em março.  

Vereadores aliados querem conversa com o prefeito Firmino Filho

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Os vereadores da base aliada do prefeito Firmino Filho (PSDB) aguardam uma conversa com o tucano. Os parlamentares querem uma palavra final do prefeito antes de baterem o martelo sobre a filiação partidária.

No dia 03 de março será aberta a janela de transferência política, que se encerra dia 05 de abril. Até lá, os aliados querem uma definição sobre as candidaturas. Porém, o prefeito já avisou que não definirá partido para ninguém. No máximo, uma orientação. 

Oposição diz que base do prefeito Firmino Filho passa por desmonte

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

A oposição acredita que nos próximos dias vereadores da base do prefeito Firmino Filho (PSDB) possam mudar de lado. Segundo Dudu (PT), alguns parlamentares já buscam entendimentos com a oposição.

Se o prefeito continuar nessa marcha haverá um grande desmonte. É de desespera os vereadores de mandato que nos procuram para discutir e tentar abrir uma porta para vir para nosso campo. Estamos discutindo e vamos intensificar essas conversas. Do nosso ponto há tranquilidade, mas na base do prefeito vem um maremoto muito pesado e vamos aguardar os fatos”, destacou.

Dudu afirma que alguns partidos da base estão passando por um momento de desmonte.

Existe uma grande confusão na base do prefeito Firmino Filho (PSDB). Estamos percebendo que de lado a lado existem grandes divergências. Pela movimentação da base do prefeito na Câmara, se percebe que há o desmonte de chapa proporcional de partidos. Tem alguns partidos que depois dessas mudanças deixarão de existir. Eram partidos que unificavam chapas, mas por conta da indefinição começam a se desestabilizar. No nosso lado é o contrário. Cada dia recebemos mais adesões de empresários”, disse.

 

Jeová Alencar passa mal após realizar endoscopia

O presidente da Câmara de Teresina Jeová Alencar (PSDB) teve um mal-estar nesta quinta-feira (16). O vereador passou mal após realizar uma endoscopia em uma clínica da cidade.  

O vereador afirma que ja está bem. "Me colocaram quebranto", disse ao comentar a situação.

Recentemente o vereador realizou uma peregrinação ao Santuário de Santa Cruz dos milagres. Foram vários dias de caminhada. Ele garante que apesar do mal-estar, encontra-se bem de saúde. 

Governador diz que grupo de partidos decidirá sucessão em Picos

 

O governador Wellington Dias (PT) afirma que o PT e o grupo de partidos aliados, na cidade de Picos, conseguirão chegar a um entendimento sobre a sucessão municipal. O prefeito Padre Walmir defende o nome da jornalista Maria Santana, porém, líderes petistas querem a candidatura do  empresário Araujinho. 


Padre Walmir não tomará a decisão sozinho. “O que acompanho junto com a direção do partido e  com os líderes é que está  muito próximo de um entendimento. Vai ser pela via do diálogo. Não tem outro caminho. Acho que conseguiremos do ponto de vista do PT. Lá é uma região em que fui apoiado por vários setores e vou apoiar. Do ponto de vista da estratégia do PT e de outros partidos com os quais temos o diálogo, haverá o entendimento nos próximos dias. O prefeito é um líder importante e destacado, mas não é só ele. Ele sabe que existem outros atores para a tomada de decisão”, disse.
 

Governador defende cumprimento de acordo na eleição da Assembleia Legislativa do Estado

Foto:RobertaAline/CidadeVerde.com

O governador Wellington Dias (PT) defende que a Assembleia Legislativa do Estado cumpra acordo  firmado pelos partidos, em fevereiro de 2019, quando o deputado Themístocles Filho (MDB) foi reeleito. Pelo acordo, o MDB ficava com a presidência e o Progressistas com a vice.

Se o acordo for cumprido, o presidente estadual do Progressistas, deputado Júlio Arcoverde, ficará com a vaga. 

“É uma decisão própria da Assembleia, mas como líderes também acompanhei os entendimentos lá atrás, é bom lembrar que foi fruto de um entendimento, e acho que vamos ter um entendimento agora pelo que o presidente e os líderes me passaram”, destacou.

PSL fará reunião para decidir se candidatura própria a prefeito é viável

Foto: ValmirMacedo/CidadeVerde.com

O presidente do PSL, vereador Luís André, convocou uma reunião do partido para discutir definições da legenda com relação à candidatura própria a prefeito da capital. O PSL tem como pré-candidato a prefeito o empresário Valter Reis das Motos, porém, vereadores querem o PSL anunciando apoio ao candidato do prefeito Firmino Filho (PSDB) ainda no primeiro turno. 

A vereadora Teresinha Medeiros explica que a legenda só terá candidato se ele tiver  pontuação acima de 2%. É uma orientação nacional da legenda. 

“Hoje teremos uma reunião. Mas falo por mim. Essa questão majoritária encontra-se pacificada. A recomendação é que só teremos candidato se houver pontuação. Só pode ter candidato se pontuar. Sabemos que o Valter é um bom nome e grande cidadão, mas politicamente precisa ser avaliado. Até março tudo estará decidido”, afirma. 

Ciro elogia Bonfim e diz que Firmino fará anúncio até final de janeiro

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, afirma que o prefeito Firmino Filho deve anunciar o candidato a sucessor até o final de janeiro. Segundo o senador, o prefeito sempre afirmou que esse seria o prazo “correto” para a divulgação do nome. 

“Ele deve anunciar até o final de janeiro. Porém se ele já tem o nome ainda não nos comunicou. Foi o prazo que ele me disse que era o correto para anunciar. É até o final de janeiro”, afirma. 

O senador progressista também fez elogios ao nome do ex-secretário Washington Bonfim. Para Ciro, ele representaria a continuidade da gestão do prefeito. 

“Tenho um carinho enorme, uma admiração muito grande. Acredito que o Washington seria um candidato fantástico. Ninguém conhece mais a administração e participou mais da administração do que ele. Foi um grande responsável por tudo que trazemos para Teresina, quando ele participou como secretário de Planejamento. Foram grandes investimentos em mobilidade. Para nós seria muito bom, mas o Progressistas irá aceitar qualquer decisão do prefeito. Se o prefeito escolher um dos secretários também. Sempre defendo que seja alguém que tenha continuidade administrativa e tenha participado das gestões do prefeito Firmino. Mas o prefeito ainda não definiu. A definição é dele. O candidato que ele escolher contará com nosso apoio. Mas se for o Washington ficaríamos muito felizes”, afirmou.

Nome de Washington Bonfim sofre rejeição de grupo tucano ligado a Sílvio

Foto: Reprodução/TVCidadeVerde

Alguns aliados do prefeito Firmino Filho (PSDB) estão preocupados com a possibilidade do tucano escolher o ex-secretário Washington Bonfim como candidato a sucessor. Aliados afirmam que há um grupo de tucanos, mais ligado a Sílvio Mendes (sem partido), que teria rejeição ao nome de Bonfim.

O grupo avalia que hoje o ex-secretário seria o preferido do prefeito. Porém, poderia provocar uma espécie de divisão no grupo. Entre alguns motivos, eles chegam  a citar o fato de Bonfim morar em São Paulo e de ser filiado ao Progressistas, além de questões internas. Apesar das insatisfações, a palavra final será dada pelo prefeito Firmino Filho. 

Posts anteriores