Cidadeverde.com

Em festejo, dobradinha Jeová e Pessoinha recebe a benção de Dr. Pessoa

O prefeito Dr. Pessoa (MDB) começa a se movimentar politicamente para 2022. O primeiro ato foi uma demonstração de apoio a dobradinha que deve ser formada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Jeová Alencar (MDB), e o presidente da Eturb e filho do prefeito, Pessoinha (sem partido).

Os três participaram de festejo na cidade de Demerval Lobão. Membros da equipe presentes no encontro garantem que a presença do prefeito é sinal de que ele aprova e deverá apoiar a movimentação política de Jeová, que será candidato a deputado estadual, e Pessoinha que sairá para federal. 

Foi dada a largada para a movimentação política do prefeito de olho em 2022. 

Magalhães afirma que bancada do PT aceita receber apenas Elizângela e Oliveira Neto

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O deputado Cícero Magalhães revela que a bancada do PT já bateu o martelo com relação aos deputados que aceitam  receber no partido. Segundo ele, as portas do PT estão abertas para Elizângela Moura (PCdoB) e Oliveira Neto (Cidadania).

Para os demais, o partido teria dificuldades de aceitar as filiações. “O que temos conhecimentos é que não na faixa de oito deputados que pretendem mudar de partido. Mas somos cinco partidos da base. Tem O PT, MDB, Solidariedade, PL e PSD. Se fosse dividir para os cinco não dava nem dois para cada partido.O PT já decidiu que vai absorver, já fez o convite, para Elizângela Moura e Oliveira Neto. Já foi tomada essa decisão pela bancada no início do ano. Cabe os outros partidos absorver esses outros companheiros. Tem duas premissas. Uma é o deputado querer e outra é o partido aceitar o deputado. Pode ter sigla que não queira. E é legítimo. O certo é que a bancada do PT já tomou essa decisão de absorver Elizângela e Oliveira Neto”, destaca. 

 

Prefeito Dr. Pessoa e Gessy Fonseca acertam o passo após desavenças

Foto: Dantércio Cardoso/Especial para Cidadeverde.com

O prefeito Dr. Pessoa e a secretária da Economia Solidária, Gessy Fonseca, selaram a paz na manhã desta sexta-feira (23). Após o prefeito se manifestar publicamente sobre desentendimentos com a secretária, os dois se reuniram e afirmam que os problemas são coisa do passado.

Gessy permanece à frente da pasta, mas deve deixar o cargo, em abril, para ser candidata a governadora em 2022.

“Temos um ótimo relacionamento. Conversamos dentro e fora da prefeitura. Não era bem uma reunião. Seria uma conversa informal onde iríamos tratar os assuntos que não eram de interesse da prefeitura. É uma reunião com menor número de pessoas. Não sei como essas informações desencontradas ocorreram. Tudo que tenho para falar com ele falo diretamente com ele. Não mando recado. Nunca existiu esse estremecimento de relação com o prefeito”, destacou.
Dr. Pessoa afirma que entende que  Gessy tem o direito de ser candidata, mas diz que não aceitará qualquer tipo de uso da imagem da prefeitura. 

Neste sábado (24), Gessy será empossada como a nova presidente estadual do PSC. Dr. Pessoa estará presente no evento. Ele confirmou a presença. 

“No processo da humanidade sempre tem algumas coisas fora da harmonia. Coisas simples de serem sanadas. Não houve nada que viesse desabonar minha conduta ou a dela. Estarei presente na posse. A democracia diz que quem vota tem direito de ser votado. Todos têm direito de serem candidatos. Não pode é usar a estrutura pública. Só trato de política no ano que vem”, destaca. 

Após mal-estar, Gessy Fonseca procura D.r Pessoa para conversa na prefeitura

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

A secretária da Economia Solidária, Gessy Fonseca, se reúne na manhã desta sexta-feira (23) com o prefeito Dr. Pessoa (MDB). O encontro ocorre após desentendimento entre os dois se tornar público. 

Gessy convidou o prefeito para um jantar, mas teria pedido que o ele fosse sem ser acompanhado por nenhum secretário ou membro da Comunicação. O prefeito não gostou da postura da secretária e reagiu.

“Ela disse que não aceitaria nem a Comunicação. Não posso, sou um prefeito. Para onde for, o secretário de Comunicação tem que ir e os assessores mais próximos. Deixei para ela fazer uma reflexão e ir em outro momento”, disse o prefeito.

Depois da repercussão da reação do prefeito, Gessy vai se reunir com Dr. Pessoa na busca de harmonia. O clima entre os dois começou a ficar tenso depois que ela revelou que vai ser candidata a governadora em 2022.  O prefeito teria achado precipitado o anúncio.  

 

Cotado para mais uma secretaria, PSD estreita laços com secretário Rafael Fonteles

O PSD busca estreitar a parceria com o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, pré-candidato ao governo em 2022. Nesta quinta-feira (23), o presidente estadual da sigla, deputado federal Júlio César Lima, e o deputado estadual Georgiano Neto, estiveram ao lado de Rafael em viagem ao município de Caldeirão Grande. 

Eles inauguraram obras do programa Pró-Piauí. Com as andanças políticas ao lado de Rafael, os líderes do PSD dão sinais de que não vão deixar a base. Para manter o aliado, o governador Wellington Dias (PT) prepara uma mudança na administração.

O SPD deve indicar um nome para o comando da pasta do Meio Ambiente. A pasta é hoje de indicação da deputada federal Margarete Coelho (Progressistas). Nos bastidores, o governador teria dito a aliados que Margarete já deu sinais claros que seguirá com Ciro Nogueira. 

 

Governador deve oferecer nova pasta ao PSD; Meio Ambiente é aposta

Foto: Arquivo/CidadeVerde.com

O PSD deve ocupar mais uma secretária no governo do estado. Segundo informações de bastidores, o governador Wellington Dias (PT) deve oferecer a Secretaria do Meio Ambiente ao partido.

A pasta é hoje da indicação da deputada federal, Margarete Coelho (Progressistas). Apesar de ser de um partido de oposição, Margarete indicou a irmã, Sádia Castro, para a vaga. 

Aliados avaliam que o governador já teria entendido que Margarete  não vai sair do Progressistas, principalmente, agora que o senador Ciro Nogueira fortalece ainda mais o partido ao se tornar ministro da Casa Civil.  O PSD assumiria  a pasta como forma de compensação pela vaga de senador na chapa majoritária. 

 

Sílvio Mendes e Ciro Nogueira terão encontro após nomeação do senador em ministério

Foto: Ascom/Ciro Nogueira

Após reunião com lideranças políticas que fazem parte da oposição no Piauí, o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, telefonou para o ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB) para marcar um encontro presencial assim que o progressistas voltar de viagem. 

A reunião deve ocorrer após Ciro ser nomeado para o comando do ministério da Casa Civil. O objetivo de Ciro é traçar com Sílvio estratégias para a oposição diante da mudança com o comando do ministério. Ele entende que a atuação me Brasília irá distanciá-lo um pouco mais das bases no interior.

O objetivo é manter o grupo de aliados unidos com andanças no interior e visita às bases. Sílvio terá um papel fundamental de manter o grupo articulado. 

 

Após almoço, bancada do PT vai se reunir com o governador Wellington Dias

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Após almoço na casa da deputada Flora Izabel, os deputados do PT devem ter uma conversa com o governador. No encontro, eles chegaram ao  entendimento de o melhor para o partido é chegar a um consenso.

O objetivo é evitar que uma disputa interna possa enfraquecer o PT para o pleito de 2022. Porém, até o momento continuam colocadas as candidaturas de Flora Izabel, Franzé Silva e Ziza Carvalho. 

Na conversa com o governador, a bancada buscará os meios pra o consenso. Segundo aliados, o desejo de Wellington Dias seria um nome de consenso para toda a base aliada. 

 

Flora Izabel oferece almoço a deputados do PT e busca consenso para TCE

Fota: RobertaAline/CidadeVerde.com

A deputada Flora Izabel (PT) oferece um almoço aos deputados da bancadas do PT na Assembléia Legislativa.  O objetivo é que o partido chegue a um consenso e encerre a disputa interna pela indicação da sigla.

Além de Flora Izabel, disputam internamente a indicação os deputados Franzé Silva e Ziza Carvalho. Segundo fonte ouvida pela coluna, o governador Wellington Dias (PT) pediu aos deputados um consenso no partido.

O grupo de Flora Izabel argumenta que ela é o nome mais forte para a disputa. Além disso, teria a simpatia do presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (MDB), apesar dele4 não ter manifestado voto a ninguém. 

 

Secretário Robert Rios reage às críticas de Merlong: “Estraga parcerias do governador”

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O secretário de Finanças, vice-prefeito Robert Rios (PSB), reagiu de forma dura às críticas do deputado Merlong Solano (PT). O petista cobrou da prefeitura uma solução para a crise no sistema de transporte público da capital.

Robert Rios respondeu de forma dura o deputado. Para ele, as declarações do parlamentar prejudicam as parcerias entre  a prefeitura e o governo no setor. 
“Gosto do deputado Merlong Solano e já disse para ele fazer com eu faço. Procure uma cachaça de qualidade. Essa cachaça estragada causa esses efeitos. Isso é ruim para você como deputado. É ruim para o PT e para o governador. Você  estraga parcerias do governador a serviço de quem Merlong? Atribuo isso  a essa cachaça estragada que você tomou”, disse.

No início da semana, o prefeito Dr. Pessoa (MDB) se reuniu com o governador Wellington Dias (PT). Eles discutiram ajuda do estado para arcar com as gratuidades no sistema de transporte. A prefeitura repassa subsídios às empresas do setor como forma de compensar gratuidades. 

 

Posts anteriores