Cidadeverde.com

Dr. Pessoa afirma que criará Política Municipal de Economia Solidária

Foto: RobertaAline/Cidadeverde.com

O candidato a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), estabeleceu em seu plano de governo o desenvolvimento da economia solidária com a criação de uma política municipal voltada para o setor. O objetivo é destacar uma atenção especial no fortalecimento dos empreendimentos locais, favorecendo o desenvolvimento de novos negócios e a geração de emprego e renda na capital. 

“Eu e minha equipe técnica queremos ampliar o programa de incentivos à economia solidária com crédito, inclusive do Banco Popular de Teresina, bancos privados que trabalhem com microcrédito e as instituições públicas que promovem a capacitação de mão de obra e o surgimento de novos negócios, tanto para empreendimentos urbanos como rurais”, afirma Dr. Pessoa. 

Na reta fina da campanha, Kleber Montezuma intensifica corpo a corpo

Foto: Arquivo/CidadeVerde.com

Nos dias finais que antecedem o segundo turno em Teresina, Kleber Montezuma (PSDB)  intensifica o  corpo a corpo como atividade de campanha. Nos eventos, Kleber tem discursado contra o que ele chama de “blocão” formado por Dr. Pessoa (MDB). 

"Nós estivemos, no final de semana, junto com os teresinenses de diferentes bairros e muita gente me dizia que no primeiro turno não havia votado em mim mas agora, que se formou um blocão do governador do PT ao redor do meu adversário para levar o atraso para a prefeitura, estão declarando apoio a nossa candidatura", destacou o tucano. 

“As pessoas mais fracas têm esse tipo de posicionamento”, diz Ciro sobre vereadores

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, chamou de “fracos” os vereadores que decidiram deixar o palanque de Kleber Montezuma (PSDB) para apoiar Dr. Pessoa no segundo turno. Segundo ele, os parlamentares serão julgados pela população. 

O senador afirma que o Progressistas não avaliou ainda nenhuma decisão no caso do vereador Pedro Fernandes (Progressistas), que faz parte do grupo que declarou apoio a Dr. Pessoa. 

“Quando tem essas ondas e o candidato se encontra na frente nas pesquisas, sempre as pessoas mais fracas têm esse tipo de posicionamento. Mas é uma decisão que a população é quem tem que avaliar. Como uma pessoa votava em um candidato no primeiro turno e no segundo turno muda. Por que mudou? Os candidatos são os mesmos. Não mudou o candidato. Temos que respeitar essas decisões. Mas quem faz a avaliação é a população”destaca.

Ciro afirma que a campanha municipal foi estadualizada e representa a comparação entre dois modelos. 

“A campanha sempre foi estadualizada. São dois projetos distintos. É um projeto do governador Wellington Dias e outro do prefeito Firmino Filho. São projetos completamente distintos e vão continuar marcando a política do Piauí pelos próximos anos”, disse. 

Kleber Montezuma diz ser fake news informações sobre lockdown após eleições

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O candidato do PSDB a prefeito de Teresina, Kleber Montezuma (PSDB), nega as informações de que a atual gestão municipal prepara um novo lockdown na capital após a eleição do próximo domingo (29). A nova onde de paralisação das atividades econômicas seria por conta de uma eventual segunda onda da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Depois da eleição vai ser fechado tudo? Vamos ter lockdown? Não! Quem disser isso é fake news", concluiu.

Ele também nega ser contra os motoristas de aplicativos. O tucano destaca que entende esta nova modalidade de trabalho como uma oportunidade para geração de renda, sobretudo em momentos de crise econômica.

"Em uma democracia, e em uma economia de mercado, é preciso que haja oportunidades para todos. Para isso, temos os regramentos e as normas que precisamos seguir, como em todas as áreas", afirma. 

Novo reitor da UFPI quer nomes experientes na equipe como Washington Bonfim

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

A equipe de transição do novo reitor da UFPI, Gildásio Guedes, encerra os trabalhos ainda esta semana. Ao mesmo tempo, ele forma a equipe que vai levar a administração da Universidade Federal do Piauí pelos próximos quatro anos. 

De acordo com aliados, uma das preocupações é contar com nomes com vasta experiência dentro da própria instituição, como Luís Carlos Sales – cotado para a Pró-Reitoria de Planejamento.

Mas Gildásio quer na assessoria da reitoria nomes da casa e com experiência fora da UFPI. Entre os nomes que podem compor a equipe estão os professores Fenelon Rocha, que foi secretário no governo do Estado, e Washington Bonfim, que foi secretário na Prefeitura de Teresina.

As definições devem acontecer até o final de semana. Gildásio Guedes quer nomear os novos assessores na próxima terça-feira, dia primeiro de dezembro. Essa semana de “espera”, segundo pessoas próximas ao reitor, tem duas razões: a primeira, ganhar tempo para compor a equipe sem pressa. A segunda, economizar, já que nomear agora geraria um salário extra para os novos nomeados.

Vereador Caio Bucar declara apoio a Dr. Pessoa no segundo turno

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O vereador Caio Bucar (Republicanos) oficializou apoio a candidatura de Dr. Pessoa (MDB) no segundo turno. O apoio foi formalizado na noite deste domingo (22).

Caio e Pessoa já estiveram juntos na eleição de 2016. Agora voltam a unir forças. O apoio foi comemorado pelos emedebistas, que destacam a importante liderança do vereador do Republicanos.

No primeiro turno, o Republicanos apoiou Fábio Abreu (PL). No segundo turno, o próprio Abreu e o presidente do Republicanos, deputado Gessivaldo Isaías, já declararam apoio a Dr. Pessoa.

Nos próximos dias, Caio deverá realizar reunião política com o candidato emedebista.

Deputado Júlio Arcoverde diz que vereador Pedro Fernandes foi “ingrato”

O presidente estadual do Progressistas, deputado Júlio Arcoverde, classificou como “ingratidão” a decisão do vereador Pedro Fernandes de declarar apoio a Dr. Pessoa (MDB), na disputa pelo segundo turno em Teresina. O Progressistas é aliado de Kleber Montezuma e indicou o vereador R. Silva como vice na chapa do tucano.

Júlio lembra que Pedro Fernandes foi suplentes por três anos na legislatura passada graças a  acordo feito pelo prefeito Firmino Filho (PSDB). Segundo o deputado, o partido soube da mudança de lado do vereador por meio da imprensa. 

“Foi ingrato. Ele foi suplente por três anos graças ao prefeito e na primeira adversidade deixa o grupo. É típico das pessoas fracas. As pessoas quando vão tomar uma atitude covarde não informam. Fazem na calada da noite porque tem vergonha de olhar na cara das pessoas que o ajudaram. Ele nunca tomaria a iniciativa de comunicar o partido. Prefere que seja através da imprensa”, afirmou. 

No Progressistas, vereador Pedro Fernandes anuncia apoio a Dr. Pessoa

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O vereador Pedro Fernandes declarou apoio a Dr. Pessoa ( MDB). Chama atenção o fato do vereador ser do Progressistas. 

Pedro chegou a ser cotado como possivel vice de Kleber Montezuma ( PSDB) na época de formação da chapa. O posto foi ocupado por R. Silva e o vereador concorreu à reeleição, sem sucesso. Ele diz entender que Dr. Pessoa é a melhor opção.

"Foi uma decisão pessoal. Nao tem nada contra meu partido. Dr. Pessoa tem uma origem humilde como a minha", disse.

Além de Pedro, há a expectativa que o tucano Joninha também declarem apoio ao emedebista nas próximas horas.

Presidente do INSS vem ao Piauí para inaugurar posto de atendimento exclusivo para advogados

Foto: RobertaAline/Cidadeverde.com

Na próxima segunda-feira (23), às 12h, os presidentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, e da Comissão Nacional de Direito Previdenciário da OAB,  Chico Couto,  realizarão a inauguração do primeiro posto de atendimento exclusivo para a advocacia previdenciarista no Brasil. A iniciativa conta com a parceria da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) e da OAB, através da Comissão Nacional de Direito Previdenciário, que visa garantir o atendimento exclusivo ao advogado.

O Posto Exclusivo é um projeto piloto idealizado para diminuir o fluxo de pessoas nas Agências do INSS e será implementado em conjunto a outros procedimentos, como a virtualização e atendimento exclusivo para advogados. As Instituições acreditam que, entre outros benefícios, o projeto irá valorizar o profissional da advocacia. A presidente da CAAPI, Andréia Araújo, ressalta a importância da iniciativa. “Estamos muito lisonjeados com esta parceria, que irá proporcionar maior comodidade, rapidez e segurança à nossa classe com a inauguração deste posto exclusivo”, enfatiza.

Na reta final do 2º turno, Kleber e Dr. Pessoa vão às lágrimas durante campanha

Os ânimos têm se acirrado no segundo turno da disputa pela Prefeitura de Teresina. Ataques e trocas de acusações levaram os dois candidatos – Dr. Pessoa (MDB) e Kleber Montezuma (PSDB) – às lágrimas em eventos políticos na manhã desta sexta-feira (20). . 

Kleber chorou ao afirmar que familiares estão sofrendo ataques nas redes sociais. Ela afirma que a vida da ex e da atual esposa estão sendo vasculhadas.

“Sou vítimas de ataques sórdidos nas redes sociais. Disse isso no início da campanha. Isso é lamentável. Defendo os valores. Defendo a família e nunca fiz uma acusação a nenhum dos outros candidatos. Seja no plano pessoal e nem no plano familiar. Atacam minha família. Estão querendo desestabilizar emocionalmente minha família. Familiares meus chegam para conversar chorando. Digo a eles que suportem. A cidade de Teresina tem um grande projeto. No dia 29 vai se encerrar, se for projeto de Deus, serei prefeito de todos. O prefeito do diálogo e da concórdia e união", destacou.

Do outro lado, Dr. Pessoa também foi às lágrimas durante evento em que recebeu apoio do PSC. O candidato se emocionou ao lembrar da origem humilde e de ataques que estaria sofrendo. 

“Sou filho de lavradores. Meu pai era  cego e era minha mãe que nos levava para roça. Todos analfabetos até 15 anos. Recebi a missão de serviço. Esses tiranos e  oligárquicos que estão ai foram em busca de saber se tinha algo ruim na minha história. Se eles  não tivessem roubado,  teria vencido em 2018”, disse emocionado. 

Posts anteriores