Cidadeverde.com

Janela partidária muda Câmara de Teresina e PSDB volta a ter maior bancada

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Encerra hoje o prazo da janela política que permite que vereadores que disputarão as eleições de outubro, troquem de partido sem  perder os mandatos. Na Câmara de Teresina, do total de 29 parlamentares, 15 mudaram de partido. 

Com o troca-troca partidário, o PSDB, partido do prefeito Firmino Filho, volta a ter a maior bancada no Legislativo Municipal. A  Câmara conta agora com uma nova composição com o retorno dos vereadores titulares, que estavam em secretarias municipais. Seguindo o calendário eleitoral, os parlamentares têm até o sábado (04) para retornarem se quiserem concorrer à reeleição. 

Em obediência a regra eleitoral, voltam os vereadores Evandro Hidd, Zé Filho, Samuel Silveira, Venâncio Cardoso e Caio Bucar, que estavam afastados em secretarias.  Com o retorno, saem os suplentes Pedro Fernandes, R. Silva, Inácio Carvalho, Nilson Cavalcante e Stanley Freire. 

O PSDB terá seis vereadores com a nova composição. Em segundo lugar ficará o Progressistas e o MDB. As duas legendas com quatro parlamentares. Porém, o Progressistas pode passar a ter cinco, caso o vereador Enzo Samuel se filie à legenda até o final do dia.

O presidente do partido, vereador Edson Melo, comemorou o crescimento do partido. “Estamos esperando fechar hoje, mas já temos seis nomes confirmados. É fruto do trabalho feito. Com a maior bancada na Casa, vamos manter o trabalho de ajudar o prefeito Firmino Filho a fazer a melhor gestão por Teresina”, disse. 

Enzo e o vereador Zé Filho ainda não assinaram a ficha de filiação de nenhuma legenda. Enzo conversa com o Progressistas e, também, com o PDT. Mas a tendência maior é que ele vá para o Progressistas. Do outro lado, o vereador Zé Filho deve se filiar ao PSDB. Assim, o partido passará de seis para sete parlamentares. 

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O prefeito Firmino mantém a maioria esmagadora na Casa nos últimos meses de mandato. A oposição ao  prefeito passar a ter sete nomes com Major Paulo Roberto (PL), Dudu (PT), Deolindo (PT), Cida Santiago (PSD), Jeová Alencar (MDB0, Zé Nito (MDB), Joaquim do Arroz (MDB). O vereador Luiz Lobão segue filiado ao MDB, mas a dúvida é se fará ou não oposição ao prefeito. Até recentemente ele era da base de Firmino. 

O vereador Dudu afirma que a oposição, apesar de reduzida, tem feito o trabalho de fiscalizar as ações da prefeitura. “Passado esse perídio da covid-19, se Deus quiser em maio já teremos saído dessa parte mais difícil, vamos trabalhar normalmente. A oposição é pequena, mas trabalha muito.  Essa pandemia mostra como algumas políticas como geração emprego, saneamento, mobilidade, são frágeis. Muita coisa poderia ter melhorado. Percebemos que falta muita coisa da gestão pública para ter reflexo menores nas outras áreas.”, afirma. 

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Veja como fica a composição da Câmara de Teresina: 

PSDB -  (06 vereadores)
Edson Melo 
Samuel Silveira 
Joninha 
Venâncio Cardoso (trocou Progressistas  pelo PSDB)
Ítalo Barros (trocou PTC pelo PSDB)
Gustavo de Carvalho (Trocou o Patriotas pelo PSDB)

MDB - (04 vereadores)
Jeová Alencar  (Trocou PSDB pelo MDB)
Joaquim do Arroz (Trocou o PRTB pelo MDB)
Luiz Lobão 
Zé Nito 

Progressistas – (04 vereadores)
Aluísio Sampaio 
Graça Amorim (Trocou o PMB pelo Progressistas) 
Valdemir Virgíno (Trocou o Patriotas pelo Progressistas)
Neto do Angelim (Trocou o PSDC pelo Progressistas)

PSL – (02 vereadores)
Luís André 
 Teresinha Medeiros  ( se o vereador Ricardo Bandeira retornar, ela deixa a Casa) 

Republicanos – (02 vereadores)
Levino de Jesus 
Caio Bucar (Trocou o PRTB pelo Republicanos)

Solidariedade – (02 vereadores)
Fábio Dourado (Trocou o Patriotas pelo Solidariedade)
Gustavo Gaioso (Trocou o PTC pelo Solidariedade)

PT – (02 vereadores)
Dudu 
Deolindo Moura 

PV - (01 vereador)
Pollyanna Rocha 

PDT – (01 vereador)
Evandro Hidd 

PSD - (01 vereador)
Cida Santiago 

PL - (01 vereador)
Major Paulo Roberto 

Patriota- (01 vereador)
Dr Lázaro Carvalho 

Indefinidos:
Zé Filho
Enzo Samuel