Cidadeverde.com

Governo avalia prorrogar decreto de isolamento e novas medidas não são descartadas

Foto: Roberta Aline

A validade do decreto do Governo Estado que institui o isolamento social se encera na quinta-feira (21). O governo afirma que analisa o resultado de estudo feito ppara definir o futuro das medidas de isolamento, como o fechamento do comércio e de outras atividades econômicas.

A decisão sobre o próximo passo a ser tomado levará em consideração dados como a taxa de contaminação, o índice de isolamento e o percentual de ocupação dos leitos. A tendência é que o isolamento social, com o fechamento dos serviços considerados não essenciais, seja mantido. Novas medidas de isolamento não são descartadas. 

No período em que o decreto esteve em vigor, o governo sofreu pressão de vários setores, principalmente, de empresários que pedem a abertura das atividades. Alguns deputados estaduais, da base de sustentação do governo, também começam a criticar o isolamento e a pedir a abertura gradual.

A curva de contaminação do coronavírus no estado continua crescendo. No domingo (17), oito pessoas morreram e o número total de mortes já chega a 80. Os contaminados chegam a 2.287 pessoas. 

O lockdown parcial foi implantado com a antecipação do feriado do Dia do Piauí para o dia 15. No domingo (17), apenas farmácias e delivery de entrega de comida foram permitos. O índice de isolamento ficou em 49,4%. O estado ficou em quarto lugar no ranking nacional. 

Na manhã de hoje, o governador realizará uma live onde deve apresentar a avaliação do resultado do lockdown.  A live deve ter início às 12h30. 

 

Lídia Brito
redacao2cidadeverde.com