Cidadeverde.com

Em evento, Firmino reúne possíveis candidatos

Foto: Roberta Aline / Cidadeverde.com

A foto fala por si. No mesmo evento, os nomes da base que, no momento, possuem mais força para serem candidatos.  Na mesma mesa estavam o vereador Evandro Hidd, o secretário de Educação, Kleber Montezzuma, o secretário de Saúde, Charles da Silveira, e o presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes.

Cercado de possíveis candidatos, Firmino Filho diz que vai esperar 2020. "Não vou antecipar uma discussão agora", afirma.

João Vicente Claudino mobiliza lideranças do PTB e prepara o partido para 2020

Foto: Arquivo/CidadeVerde.com

O presidente estadual do PTB, ex-senador João Vicente Claudino, reúne o partido nesta segunda-feira (26). Lideranças da capital e do interior irão discutir o fortalecimento da sigla para a eleição de 2020.

Em Teresina, O PTB discute apoio ao candidato do prefeito Firmino Filho (PSDB). O nome de João Vicente chegou a ser cotado como candidato do grupo do prefeito, porém, a sigla é procurada por outro pré-candidato a prefeito, o deputado Fábio Abreu. 

No interior, o partido quer voltar a ter um número expressivo de prefeitos. A legenda já foi uma das maiores do Estado. Agora tenta se reconstruir no interior. 

Partidos disputam indicação de vice do candidato de Firmino Filho

Foto:RobertaAline/CidadeVerde.com

O MDB saiu na frente no lançamento da pré-candidatura do ex-deputado Dr. Pessoa a prefeito. A movimentação da oposição repercute na base do prefeito Firmino Filho (PSDB). Sem um candidato definido, os partidos do grupo do tucano disputam a participação na chapa majoritária.

É grande a possibilidade do PSDB lançar o candidato. OS demais partidos disputam a vaga de vice. O Progressistas e o Solidariedade já entraram na disputa.

O presidente nacional do Progressistas senador Ciro Nogueira, afirma que o partido é hoje o principal aliado do prefeito. Segundo ele, se a legenda não indicar o candidato a prefeito, deve indicar o vice.

“A nossa parceria deve continuar em 2020. É uma parceria que tem dado frutos para Teresina. É isso que importa. O candidato será escolhido pelo prefeito. O Progressistas tem nomes para isso”, afirmou. 

No Solidariedade, o deputado Evaldo Gomes já avisou que a legenda quer o vice. O partido integrou a base recentemente quando o parlamentar indicou o comando da Fundação Wall Ferraz. 

 

Luiz Lobão diz que não deixa o MDB e não descarta apoiar Dr. Pessoa

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O vereador Luiz Lobão afirma que não tem pretensões de  deixar o MDB de Teresina. A possibilidade de desfiliação passou a ser cogitada após alguns partidos procurarem o parlamentar para o diálogo. Lobão quer ser candidato a prefeito de Teresina pela legenda, mas a direção já definiu que o representante do MDB será o ex-deputado Dr. Pessoa.

Apesar de não ter apoio para a candidatura, Lobão diz que não sairá da sigla. "Tem alguém e levantando a hipótese de me tirar de lá (MDB)? Não estou sabendo. Já recebi vários convites, mas nunca levantei a hipótese de sair de lá não”, disse.

Sobre a possível candidatura de Dr. Pessoa a prefeito, o vereador não descarta apoiar o ex-deputado. Lobão afirma ter uma boa relação com o novo filiado da sigla. “Tudo é possível na política, mas vamos aguardar e dar tempo ao tempo”.

Vereador Inácio Carvalho diz que segue filiado ao Progressistas

Foto:reprodução

O vereador Inácio Carvalho (Progressistas) afirma que não irá se desfiliar do Progressistas. Ele diz ser natural, que neste momento em que antecede a abertura da janela política, todos os políticos dialoguem com todos os partidos.

O parlamentar afirma que nunca falou em sair da legenda.  O Progressistas tenta buscar um consenso com relação a filiação de vereadores à sigla. O vereador R. Silva já se manifestou contra a vinda de novatos.

Inácio Carvalho diz não ser contrário às filiações dos vereadores Ítalo Barros e Graça Amorim ao partido. 

Solidariedade realiza evento em Teresina e planeja ações para as eleições 2020

Foto:Ascom/Alepi

O Diretório Estadual do Solidariedade realiza nesta sexta (23/08) o seminário “PolíticAÇÃO”, que é um encontro com todos os filiados para apresentar o plano de atuação com vistas às eleições municipais de 2020. O evento vai até sábado, dia 24, e hoje terá a presença do secretário Nacional do Solidariedade (SD), Luiz Antonio Adriano.

"Aguardamos todos os filiados para participar deste encontro, para que possamos discutir sobre o partido no Piauí. Será um evento para tratarmos de estratégias, aproximar mais os nossos filiados e, claro, iniciarmos as discussões em torno das eleições 2020", afirmou Evaldo Gomes.

Flávio Dino cita a bíblia e não descarta candidatura a presidente

Foto: AnaliceBorges/ Cidadeverde.com

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), evita falar abertamente sobre a disputa presidencial de 2022. Cotado para ser adversário do presidente Jair Bolsonaro (PSL) na disputa, ele cita a bíblia, mas não descarta. 

"A eleição de 2022 está muito longe. Eu sigo o mandamento bíblico do livro de Eclesiástico II, que diz que "há tempo para todo propósito debaixo do céu, ou seja, haverá o tempo para debater eleições, tempo de gestão, tempo de governo, de modo que as especulações e discussões existem, mas sem sentido prático", disse.

Dino defende o diálogo e critica o que chama de estratégia fascista para calar a democracia. 

"Eu acredito no debate político. Quanto mais debate político ocorra é positivo para o Brasil. A democracia precisa de políticos que participem do debate nacional. Isso é positivo. Apenas mentalidades fascistas e autoritárias querem engessar o debate e eliminar os possíveis adversários. Quanto mais gente opinando e participando melhor para o Brasil", disse.

Democratas Piauí lança Prêmio e empossa comissão provisória

O Democratas Piauí lançará no próximo dia 27, terça-feira, o Prêmio José Raimundo Bona Medeiros. O evento acontecerá no Real Pálace Hotel, às 9 horas, ocasião em que acontecerá também a solenidade de posse da Comissão Provisória municipal de Teresina.  

Segundo Ronney Lustosa, presidente do diretório regional do Democratas, o prêmio é um estímulo e um incentivo a iniciativas que têm como objetivo o desenvolvimento político, econômico, social e cultural do Estado do Piauí.

“Vamos premiar pessoas e instituições que, por sua ação afirmativa, contribuíram e ainda contribuem para elucidar, esclarecer e transformar a realidade piauiense”, diz.

Após protestos, Júlio Arcoverde diz que não vai barrar vereadores no Progressistas

Foto:RobertaAline/CidadeVerde.com

O vereador R. Silva tem sido o porta-voz dos parlamentearas da sigla insatisfeitos com a possibilidade dos vereadores Graça Amorim e Ítalo Barros ingressarem no partido. Os parlamentares que já estão na sigla temem serem prejudicados com a chegada dos novatos.

Eles querem que a legenda estabeleça um teto de votos e, assim, vereadores sejam barrados no partido. No próximo ano, as legendas não farão coligações proporcionais e com isso terão que formar chapas fortes. A presença de vereadores afasta lideranças que desejam concorrer a vagas na Câmara. 

O presidente do partido, Júlio Arcoverde, reage e diz que não vai vetar vereadores. 

“Ontem ocorreu uma reunião no gabinete muito produtiva. Vai ocorrer a unidade de pensamento. Não teremos problema. Não entendo como poderemos vetar quem tem voto. Isso é contra a democracia. Estipular teto é uma insensatez. O forte da democracia é ter voto e aceitação popular. Como vou proibir uma pessoa de entrar no meu partido por ter muito voto.

Jannaína Marques descarta ser vice na chapa de Fábio Abreu

Foto: Ccom

O PTB discute a possibilidade de lançar candidato próprio a prefeito de Teresina em 2020. No momento, o nome mais forte do partido é do presidente estadual, João Vicente Claudino. Porém, a sigla não descarta a possibilidade de aliança com outras siglas.

Nos bastidores há informação da possibilidade da sigla lançar o vice em uma possível chapa, que seria encabeçada pelo secretário de Segurança, Fábio Abreu. O nome cotado para ser vice é a deputada Jannaína Marques. Ela nega e afirma que continua eleitora na cidade de Luzilândia. 

“Eu continuo eleitoral em Luzilândia. Não tenho pretensões de mudar. Se tem um partido organizado, se tem o partido querendo cada vez crescer no estado, então existe a possibilidade de ter candidatura própria. Essa é uma discussão que vamos fazer na hora certa”, disse.

Posts anteriores