Cidadeverde.com

Deputado Marco Aurélio e Padre Walmir reafirmam compromisso político para 2022

Foto: Ascom

Em viagem a Picos, o deputado federal Marco Aurélio Sampaio e o ex-prefeito Padre Walmir reafirmaram o compromisso político que une os dois.  O parlamentar tem pautado as ações e emendas conforme as demandas de cada município.

Picos é uma região que Marcos Aurélio já se comprometeu a destinar recursos para que a cidade possa desenvolver ainda mais.

 

PMN convida Whindersson Nunes para ser candidato a governador do Piauí em 2022

Foto: Lucas Ramos / AgNews

O PMN convidou o humorista Whindersson Nunes para ser candidato a governador do Piauí em 2022. O convite foi feito pela presidente do partido, advogado Ravenna Castro, nas redes sociais do humorista. 

“Colocamos o PMN à disposição do nosso conterrâneo Whindersson Nunes para que, se tiver interesse pela política, saia candidato a governador aqui no Piauí. As atitudes e postura do Whindersson, relacionadas ao povo piauiense, muito nos orgulham e seria uma imensa honra tê-lo conosco. O partido está inteiramente à disposição dele para sair candidato ao que quiser, principalmente a governador do Piauí”, defendeu. 

Whindersson Nunes ainda não se manifestou com relação ao convite. 

 

 

Deputado Fabio Novo decide não votar na eleição do TCE

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O deputado Fábio Novo ( PT)  informou que não retornará á Assembleia Legislativa do Estado.  O retorno era esperado para a votação na eleição que disputa a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado ( TCE). Elel segue à frente da Secretaria de Cultura. 

O PT, partido de Fábio, tem como candidata a deputada Flora Isabel. Nos bastidores, os aliados afirmam que ela já tem 13 votos. 

Porém, para vencer no primeiro turno seriam preciso 16 votos. A eleição ocorre na quinta-feira (16). Até lá, o governador Wellington Dias espera um acordo entre os deputados. Além de Flora, José Santana, Wilson Brandão e Flávio Junior também estão na disputa.

Questionado pela coluna o motivo de continuar na disputa, o deputado ficou em silêncio. Nomes do PT ouvidos afirmam que o não retorno não prejudicaria Flora que conta com apoio de suplentes. 

Hélio Isaías retorna à Assembleia para votar na eleição de conselheiro do TCE

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

O deputado Hélio Isaías confirmou que vai voltar amanhã à Assembleia Legislativa para participar da eleição do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Hélio é filiado ao Progressistas, mas faz parte da base do governador Wellington Dias(PT) e está à frente da Secretaria de  Transportes. 

Há dúvidas se o voto dele beneficiará Wilson Brandão, do mesmo partido, ou Flora Izabel, do PT. 

O deputado afirma que o retorno à secretaria dependerá do governador Wellington Dias. 

Nos bastidores, uma contagem de votos feita por aliados nesta segunda-feira aponta que a deputada Flora Izabel estaria com 13 votos garantidos contra 10 do deputado Wilson Brandão.

A eleição ocorre na quinta-feira, 16 de setembro. Nesse momento há uma movimentação no Palácio de Karnak com deputados que visitam o governador. O principal tema é a disputa na Assembleia.

 

PSOL escolhe novo presidente e anuncia candidato ao governo do estado em 2022

Foto: Ascom/PSOL

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) elegeu o advogado Emerson Sammuel como novo presidente estadual da sigla. A eleição ocorreu durante o 7° congresso da legenda realizado nos dias 11 e 12. Por conta da pandemia, o encontro aconteceu de maneira remota, e homenageou a filiada e professora do ensino municipal Osmarina Moura, vítima da COVID-19. 

O partido decidiu lançar candidatura própria ao Governo do Estado do Piauí e destaca seu local de oposição ao Governo de Wellington Dias. O nome ainda será definido pela legenda. A aposta da direção é que o PSOL siga uma nova dinâmica, com organismos de bases mais regulares, promovendo encontros e formações políticas junto dos demais movimentos sociais.

Sammuel é advogado e é defensor de direitos humanos. Ele trabalhou na Assessoria Técnica Independente das famílias atingidas pelo Rompimento da Barragem Córrego do Feijão de Brumadinho e foi assessor jurídico da Comissão Pastoral da Terra do Piauí. O PSOL se coloca no campo de oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

 

Rafael Fonteles faz críticas a Bolsonaro com indireta ao senador Ciro Nogueira

Foto: Dantercio Cardoso/Cidadeverde.com

O secretário de Fazenda Rafael Fonteles (PT) fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ele chamou de fiasco as manifestações pró-governo, no 7 de setembro, e aproveitou para alfinetar os ministro do presidente.

A alfinetada de Rafael foi entendida como uma indireta ao ministro da Casa Civil,  senador Ciro Nogueira. Recentemente, Ciro chamou Rafael de candidato fabricado e colocou em dúvida se ele será de fato candidato a governador.

A resposta do secretário foi rápida. “O presidente teve que recorrer a uma pessoa de fora da sua equipe de ministros para tentar remediar o fiasco que foi sua participação no 7 de setembro. Seria incompetência dos seus ministros ou só desprezo do presidente a eles?”, disse. 

 

Podemos irá apresentar proposta de Marcelo Castro sobre mudança no 2º turno da eleição

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O senador Marcelo Castro (MDB) firmou nesta sexta-feira (10) que será o Podemos quem irá apresentar proposta que altera as regras do segundo turno das eleições presidenciais. Ele confirma que teve a ideia, discutiu com senadores do Podemos que ficaram de oficializá-la no Senado.  Porém, ele disse que poderá assinar como coautor.

Marcelo Castro afirmou que apesar de ser o autor da ideia, não recebeu o apoio esperado do MDB. Por isso, o Podemos deve encabeçar a proposta. Pelo projeto, será possível ter três, e não dois candidatos, no segundo turno da eleição presidencial. 

“O objetivo é diluir a polarização. Quando se temos dois candidatos como Lula e Bolsonaro, isso inibe que outros partidos possam lançar candidaturas ainda no primeiro turno. Eles já buscam alianças com esses dois nomes já no primeiro turno. Essa medida fortalece o Centro”, destaca. 

O MDB trabalha nos bastidores a possibilidade de viabilizar o nome da senadora Simone Tebet para disputar a presidência. Porém, Marcelo avalia que a polarização vivida pelo país é um obstáculo.

“É importante que cada país possa apresentar as suas ideologias, suas propostas no primeiro turno. Depois disso é que busca as alianças. Podem ter três vias no segundo turno, os partidos terão um incentivo a mais”, destaca. 

 

Aliados afirmam que Flora é favorita, mas manifestam preocupação com Brandão

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Deputados ouvidos pela coluna afirmam que a deputada Flora Izabel (PT) continua na frente na disputa pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Porém, eles afirmam que o crescimento do nome do deputado Wilson Brandão (Progressistas) acendeu o sinal de alerta.

Na tentativa de evitar problemas ao projeto do partido, lideranças do PT entendem que o governador Wellington Dias (PT) deve atuar em nome da petista.  Mas o governador já teria dito aos aliados que qualquer movimento deve ser feito com cautela. O objetivo é evitar que os demais nomes José Santana (MDB), Wilson Brandão (Progressistas) e Flávio Júnior (PDT) possam sair ressentidos da disputa.

 

Com possível filiação ao PT, Firmino Paulo declara voto em Flora Izabel para o TCE

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O deputado Firmino Paulo (Progressistas) declarou voto à deputada Flora Izabel (PT) na disputa pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Firmino se prepara para deixar o Progressistas e se filiar ao PT, partido de Flora e do governador Wellington Dias (PT).

“Nossa conversa com a deputada Flora Izabel se encontra bem adianta. Se encontra bem adianta.  Já conversamos com todos os deputados candidatos”, disse. 

 

Com acirramento Themístocles pede calma na disputa por vaga no TCE

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Themístocles Filho (MDB), pediu calma aos deputados diante da disputa pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do estado (TCE). 

Na Casa tem se acirrado a disputa que conta com quatro deputados da base do governador Wellington Dias (PT). O temor dos deputados é que a disputa possa deixar estremecimentos no grupo.

O receio é que descontentamentos possam levar a saídas da base. Estão na disputa os deputados Flora Izabel (PT), Wilson Brandão (Progressistas), Flávio Júnior (PDT) e José Santana (MDB). 

“Só vai acontecer no dia 16. Quando chegar a hora vamos saber quem é o vencedor. Vamos ter calma e tranqüilidade”, destacou.
Confira a relação de candidatos inscritos:
 
Flávio Rodrigues Nogueira Júnior 
 Thiago Edirsandro Albuquerque Normando
 José Ribamar Nolêto de Santana
Nayara Figueiredo de Negreiros (com recurso sendo analisado pela mesa) 
 Roosevelt dos Santos Figueiredo
 Ricardo Teixeira de Carvalho Júnior
 Flora Izabel Nobre Rodrigues
 Wilson Nunes Brandão
José de Jesus Cardoso da Cunha
 Flávio Teixeira de Abreu Júnior
 
 

 

Posts anteriores