Cidadeverde.com

Marcelo Castro fala em condições para apoiar PEC de adiamento das eleições

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O presidente do MDB no Piauí, senador Marcelo Castro, afirma que é preciso observar dois pontos para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pede o adiamento das eleições 2020. Marcelo afirma que a melhor medida será a coincidência dos próximos pleitos. 

“Há uma provabilidade de não termos condições efetivas de realizar as eleições neste ano. Se isso se concretizar e não tivermos condições de realizar as eleições este ano, defender eia coincidência das eleições. Isso de duas maneiras. A primeira é ou se faz uma eleição próximo ano para um mandato de  cinco anos, para coincidirem todas as eleições, ou prorroga os mandatos dos atuais prefeitos. Para isso, é preciso ter a concordância do Supremo Tribunal Federal (STF) pelos dois anos que faltam, para que em 2024 possamos fazer eleições gerais no Brasil”, destaca. 

Assis Carvalho critica PEC de Elmano: “Inoportuno falar de eleições agora”

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O presidente estadual do PT, deputado Assis Carvalho, classificou como “inoportuna” a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo senador Elmano Férrer (Podemos). O líder do Podemos do Piauí quer cancelar as eleições 2020.

Para Assis, ainda é cedo para tratar sobre o assunto. Segundo ele, a prioridade no momento deve ser a discussão de medidas que irão salvar vidas. 

“Lamento que num momento tão crítico, se trate de eleições. Agora é hora de tratar de salvar vidas. Em maio ou junho, quando o gráfico do coronavíus deverá ter se alterado, essa é nossa esperança, poderemos tratar dessa pauta se a conjuntura permitir. Inoportuno pautar eleições agora”, afirma.

Fábio Novo destina R$ 400 mil para compra de equipamentos de proteção para profissionais da saúde

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O deputado estadual licenciado, Fábio Novo (PT) destinou R$ 400 mil em emendas parlamentares para a Secretaria Estadual de Saúde. O recurso deve ser utilizado na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais que estão atuando nos hospitais regionais do Estado.

“O momento é grave. Já temos três casos de coronavírus confirmados no Piauí. Nunca vivemos nada parecido. Nós seguiremos em quarentena, mas os profissionais da saúde estão na linha de frente e precisam estar seguros e protegidos para seguirem cumprindo suas missões”, afirma Fábio Novo.

Assembleia fará primeira sessão virtual para votar matérias sobre o coronavírus

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

A Assembleia Legislativa do Estado realizará sessão por meio de vídeoconferência entre os parlamentares nesta segunda-feira (23). A medida faz parte das ações de isolamento social no combate à propagação do cornovírus.

Na pauta de votação, encontra-se um conjunto de ações adotadas pelo Governo do Estado, para vencer a pandemia. 

"A partir de segunda-feira, a Assembleia Legislativa vai votar algumas matérias de interesse do Estado do Piauí, algumas evitadas pelo governador, outras dos senhores deputados e senhoras deputadas. Todas essas matérias são de interesses da população para sabermos o que  o Estado e os municípios podem fazer para diminuir os riscos, com a ajuda dos nossos médicos, de quem compõe o quadro, enfermeiros, técnicos. E daqui alguns meses a gente conseguir estabilizar esse problema, do mesmo jeito que aconteceu na China, está acontecendo na Alemanha, nos Estados Unidos. Nós temos que acreditar nas autoridades do Brasil, na conjuntura dos hospitais, em quem trabalha na rede e principalmente no povo brasileiro, que está dando a sua parcela de ajuda, os meios de comunicação, a televisão, rádio, todos, estão dando sua parcela importantíssima de ajuda para esse problema grave que abate o nosso Brasil”, disse o presidente Themístocles Filho. 

Em evento fechado, vereador Jeová Alencar se filia ao MDB

Foto: Ascom

O presidente da Câmara de Teresina,  vereador Jeová Alencar (MDB), se filiou ao MDB na manhã desta sexta-feira (20). Em uma cerimônia restrita, devido a pandemia do coronavírus, Jeová reuniu apenas alguns nomes do MDB.

O vereador chega ao partido para reforçar a formação da chapa proporcional emedebista.

“Gostaríamos de compartilhar esse momento com os amigos. Mas devido essa doença, que atinge todo o mundo, estamos com poucos amigos. Em breve faremos uma festa. O Brasil e o mundo vencerão essa pandemia. Somos muito felizes de fazer parte do MDB, um partido que tem grande importância para a transformação do Brasil. Temos certeza que vamos somar com todos”, afirmou. 

 

 

Evaldo Gomes tem reunião no Karnak e acordo com PT avança

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

É cada vez mais real a possibilidade do Solidariedade romper com o prefeito, Firmino Filho (PSDB). Hoje o presidente estadual da sigla, deputado Evaldo Gomes, se reuniu com o secretário de Governo, Osmar Júnior (PCdoB). 

O Solidariedade foi convidado a indicar o vice na chapa  do pré-candidato do PT a prefeito, deputado Fábio Novo. Evaldo apresentou o nome da sua chefe de gabinete, Josiene Marques.

" O Solidariedade quer indicar o vice. Estamos conversando em cima dessa  nossa estratégia", disse.

“É coisa do grupo do Firmino”, diz Dr. Pessoa sobre informação de que teria coronavírus

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O pré-candidato a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), garante que nunca esteve tão bem de saúde e nega que tenha contraído o coronavírus. O parlamentar afirma ser fake news a informação e atribui aos adversários  que fazem parte do grupo político do prefeito Firmino Filho.

“É coisa do grupo político do prefeito Firmino Filho. Nunca estive tão bem de saúde. Como médico, se estivesse doente seria o primeiro a avisar e tomar as medidas de precaução. É coisa dos adversários que estão com medo da nossa vitória”, afirmou. 

Jonas Moura pede ajuda da PM para garantir que decreto seja cumprido nos municípios

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), prefeito Jonas Moura, pede que os prefeitos se comprometam para que o decreto de restrição, assinado pelo governador Wellington Dias (PT), possa ser cumprido por todos os 224 municípios do Piauí. Jonas afirma que é preciso ter ajuda da Polícia Militar para que medidas como fechamento de bares, academias, e outros estabelecimentos, possa ser cumpridos. 

“O problema é grave. Ficou claro de que as medidas são necessárias. Peço a todos os prefeitos que fiquem atentos às medidas tomadas hoje. É necessário que cada prefeito fique atento a esses cuidados lá na ponta. Pedimos a colaboração de outros órgãos como o Ministério Público e o Poder Judiciário. Estamos fazendo um pedido ao governador para que a Polícia Militar nos ajude nessas medidas, que vão ser tomadas porque temos cidades pequenas que precisam de atenção. São 220 entradas. Precisamos ficar muito ligados para que possamos evitar uma gravidade maior. Relembramos ao prefeito ter foco total contra o coronavírus”, afirmou.

Iracema Portella pede liberação de recursos para hospitais filantrópicos

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

A deputada federal Iracema Portella enviou ofício ao ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, solicitando a liberação dos recursos das emendas destinadas aos hospitais filantrópicos de todo o país. A parlamentar destaca a urgência da liberação dos recursos nesta situação de pandemia do Covid 19 e pede que o Ministério analise a sistemática de repasses a esses hospitais, pois o processo costuma ser lento e burocrático. 

“Os hospitais filantrópicos recebem os repasses de acordo com a média de atendimento dos últimos três meses. Neste momento de esforços para o controle da pandemia do Coronavírus, os atendimentos eletivos estão sendo diminuídos e isso pode prejudicar essas entidades, mas elas não estão parando de trabalhar”, comentou Iracema Portella.

Vale ressaltar que o Piauí tem dez entidades filiadas à Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, sendo cinco em Teresina, uma em Paulistana, uma em Pedro II, uma em Campo Maior e duas em Parnaíba.

Senador Ciro Nogueira diz que possibilidade de cancelar eleições é real

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, afirma que a possibilidade de cancelar as eleicões, devido a pandemia de coronavírus, é real. Ele afirma que os principais líderes dos partidos já discutem essa possibilidade.

"É uma situação que tem que ser analisada com muita calma, sem oportunismo. É uma situação real que pode acontecer. Não há nenhuma definição. Os presidentes de partido já estão começando a dialogar sobre isso. Não é só o parlamento que decide. Temos que analisar a questão da Justiça Eleitoral", afirma.

Ciro afirma que os partidos foram prejudicados na pré-campanha. 

"A pré-campanha fica prejudicada. Mas e para todos e não só para um. Temos que avaliar. A campanha só são 45 dias", destacou.

 

 

Posts anteriores