Cidadeverde.com

Assembleia Legislativa aprova voto de louvor ao governador Ibaneis Rocha

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

A Assembleia Legislativa do Estado aprovou voto de louvor ao Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. O requerimento é de autoria do deputado Franzé Silva (PT).

O voto de louvor se deve a postura adota pelo governador diante dos ataques ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). 

“Apresentamos esse requerimento frente ao que vimos ali, uma situação de agressão aos poderes e à Democracia, desrespeitando a nossa constituição. E o Governador Ibaneis foi muito firme em sua postura, o que deveria ter sido feito pelo Presidente da República”, afirmou. 
 

Vereador Venâncio defende adiamento das eleições para 15 de novembro

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O vereador Venâncio Cardoso (PSDB) pede uma definição do Congresso Nacional com relação à definição da data da eleição. Venâncio afirma que a indefinição prejudica pré-candidatos. 

“Defendo e torço pra que a Câmara Federal confirme esses votos para que seja batido o martelo com relação a data da eleição no dia 15 de novembro.  A pior situação que podemos viver, pré-candidatos e políticos, é a indecisão. Caso a Câmara não consiga os 308 votos, corremos sério risco de ter judicialização. É muito ruim. Defendo uma coincidência de mandatos. Mas sei que não é possível. Então, apoio o adiamento para 15 de novembro”, destacou. 

Vereador Deolindo Moura segue internado e quadro é estável

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O hospital divulgou boletim médico do vereador Deolindo Moura (PT). Segundo os médicos, o parlamentar segue estável sem necessidade de aporte de oxigênio suplementar.

Deolindo foi internado com dores no peito e febre. A suspeita é de covid-19. 

Boletim Médico

O Sr. Deolindo Moura Neto encontra-se internado no Hospital Prontomed. Segue estável, sem necessidade de aporte de Oxigênio suplementar e mantendo parâmetros hemodinâmico normais.
Está em monitorização contínua, seriando marcadores de injúria miocárdica e padrão respiratório sem perspectiva de alta hospitalar.

Marcelo Burlamarque Nunes
Diretor Médico Hospitais GMI
CRM - PI 3630

Novo ministro da Educação já esteve em Teresina e conheceu modelo educacional

  • mini_3.jpg Roberta Aline
  • mini_1.jpg Roberta Aline
  • min_5.jpg Roberta Aline
  • min_4.jpg Roberta Aline
  • min_2.jpg Roberta Aline

 

O novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, já é conhecedor da realidade educacional do Piauí, em especial, de Teresina. Em junho de 2019, ele visitou Teresina como presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e conheceu estratégias educacionais da capital. 

Acompanhado do prefeito Firmino Filho (PSDB) e do senador Ciro Nogueira (Progressistas), Carlos Decotelli conheceu algumas das estratégias desenvolvidas por Teresina para melhorar  o  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Brasil.

Na época, o ministro falou que o modelo de educação implantado na capital serviria de exemplo para todo o Brasil.

“O modelo de educação pública de Teresina é exemplo para o país, com excelentes resultados alcançados a partir da boa gestão dos recursos e muito trabalho. Deve ser motivo de orgulho para toda a cidade. Queremos compartilhar essas estratégias com redes de ensino que estão abaixo do esperado, inspirando os gestores”, disse. 

Vereador Deolindo é internado na UTI com suspeita de covid-19

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O vereador Deolindo Moura  (PT) está internado na UTI de um hospital privado da cidade, com suspeita de coronavírus. O parlamentar apresenta um quadro de dor no peito e febre. Ele está medicado e em observação. 

“Nessa quarta-feira dei entrada no hospital com dores no peito e febre. A suspeita é que seja covid-19. Estou internado na UTI em observação. Fiz os exames em que foram constatadas alterações nas enzimas do coração e pulmão. Estou tomando medicação e seguindo as recomendações médicas”, disse.

Apesar de se encontrar na UTI, o parlamentar disse está bem “ Estou bem. Peço que me coloquem em suas orações para que eu possa me recuperar logo. Assim que possível, divulgarei o diagnóstico”, afirmou.

Fábio Novo fará reuniões com deputados e pré-candidatos para elaborar plano

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O PT de Teresina prepara uma série de atividades para movimentar a pré-campanha de Fábio Novo a prefeito de Teresina. Na próxima semana, o partido realizará um encontro virtual com deputados e pré-candidatos da legenda. O objetivo é discutir a  elaboração do plano de governo do pré-candidato. 

O deputado Franzé Silva (PT), que é um dos coordenadores da pré-campanha de Novo, afirma que o plano deve envolver a participação de segmentos da sociedade. 

“Vamos reunir pré-candidatos e deputados. São os deputados com votação em Teresina, mais os dois vereadores do PT para uma primeira  conversa. Logo em seguida teremos uma reunião mais ampliada com todos os pré-candidatos. A ideia é que até o final do mês já tenhamos um esboço do plano de governo para começar uma estratégia de campanha. O importante é chegar a cada segmento. Vamos separar os grupos, quem vai cuidar do diálogo com o movimento sindical, com as comunidades da periferia, para que possamos ter uma movimentação grande”, destacou.

O PT prepara as estratégias da campanha nas redes sociais. A legenda quer trabalhar a imagem do pré-candidato virtualmente. 

“Será uma campanha atípica. Vamos ter eleição em novembro. Acredito que até lá estaremos cercados do protocolo de segurança. Quem tem um nome já conhecido e saiba trabalhar redes sociais, sairá na frente. Isso o Fábio Novo leva grande vantagem. Se comunica bem nas redes sociais e tem o nome conhecido”, destacou. 

Franzé destaca a importância do apoio da direção nacional do PT à pré-campanha de Novo. Ele cita a presença de Lula na disputa. 

“Estamos fazendo essa articulação com o diretório nacional. Eles colocaram Teresina  como uma das capitais prioritárias para a disputa de 2020 e ficamos felizes com isso. Vamos ter o apoio da assessoria do diretório nacional, e também, das lideranças nacionais. Isso nos fortalece. Vamos ter presenças constantes do ex-presidente Lula”, afirmou. 

 

Câmara de Teresina divulgará edital de concurso no dia 30

Foto:RobertaAline/CidadeVerde.com

A Câmara de Teresina divulgará, no próximo dia 30, o edital para o preenchimento de vagas na Casa. A previsão é que o certame possa acontecer no mês de setembro. Mas a realização dependerá da pandemia do novo coronavírus. 

Para finalizar a elaboração do edital, foi realizada uma reunião na última segunda-feira (22), com a Comissão Especial responsável pelas providências necessárias à organização e realização do concurso. A banca organizadora será a Assessoria em Organização de Concursos Públicos/ Instituto AOCP . 

Os cargos e o número de vagas já foram definidos.  Para o nível médio, o cargo de assistente legislativo oferecerá 5 vagas. No nível superior, os cargos são de procurador legislativo (01 vaga), assessor jurídico legislativo (02 vagas) e analista de informática (01 vaga). Para os cargos de nível superior, os candidatos deverão fazer também uma prova discursiva. 

Representando os parlamentares, a vereadora Cida Santiago (PSD), disse que este concurso já vem sendo aguardado por muitos estudantes: “A divulgação do edital, irá trazer mais seguridade para os concurseiros que já vem aguardando este momento", finaliza a vereadora.

Deputado assume coordenação de temática na discussão sobre reforma administrativa

Foto: Arquivo/CidadeVerde.com

O deputado federal Flávio Nogueira (PDT-PI) integra a Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa do Congresso Nacional. Ele coordenando a temática “seleção e recrutamento na administração pública”.

O parlamentar se reuniu por videoconferência com o professor Fernando Coelho, um dos principais pesquisadores na temática de carreiras e concursos públicos. Flávio é o único parlamentar piauiense que integra a Frente.

A expectativa é que a Frente seja lançada virtualmente na segunda-feira (29). Ela tem por objetivo levantar diagnósticos, discutir com especialistas, órgãos e representações envolvidas para, a partir disso, propor soluções. “O objetivo é esclarecer aos brasileiros as principais questões que ainda geram dúvidas sobre a necessidade da reforma e os benefícios que ela vai trazer ao Brasil”, destacou.

A expectativa é que o grupo conclua, até agosto, uma proposta que possa ser debatida em conjunto com o texto que o governo promete enviar.

Câmara de Teresina se prepara para reabertura com testagem de funcionários

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

A Câmara de Teresina testará funcionários para detectar possíveis casos de covid-19 e garantir o retorno seguro das atividades presenciais. A Casa faz sessões virtuais desde o início da pandemia do novo coronavírus. 

O presidente  Jeová Alencar (MDB) afirma que vai seguir a prefeitura e o governo do Estado para definir sobre a volta dos trabalhos presenciais.  A data prevista para que as atividades nas dependências da Casa retornem é o dia 06 de julho, com possibilidade de mudança. Vai depender do protocolo de isolamento. 

“Vamos seguir o que diz a prefeitura e o governo. Se houver alguma alteração com a possibilidade de reabrir algumas atividades, também poderemos adiar”, afirmou Jeová.

A Casa receberá da Fundação Municipal de Saúde 100 teste. O protocolo deverá ser anunciado na próxima semana.

“Vamos ter um protocolo rigoroso para entrar na Câmara. Os vereadores doentes e do grupo de risco ficarão de casa. O importante é garantir a segurança de todos os servidores, parlamentares e jornalistas”, destacou. 

Entre os vereadores, Evandro Hidd (PDT) e Pedro Fernandes testaram positivo para a covid-19 até agora. Os dois estão em isolamento social.  

Firmino Filho defende eleição em 2021 e nomeação de interventor

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O prefeito Firmino Filho (PSDB) é contra a realização de eleições em 2020. Apesar de defender o adiamento, ele  também é contra a prorrogação de mandatos e apresenta a proposta de nomeação de interventor.

O Senado aprovou na noite desta terça-feira (23) a proposta de adiamento com o primeiro turno no dia 15 de novembro e o segundo turno no dia 29 de dezembro. A proposta segue agora para a Câmara Federal.

 “Primeiro acho que não deve prorrogar mandatos. A partir de primeiro de janeiro os novos gestores assumem. Por outro lado, não se deve fazer eleição esse ano. Não sabemos o que vai acontecer. É pouco provável que a eleição não tenha repercussão sobre a doença. A eleição deve ocorrer apenas em 2021. Até a posse dos novos eleitos, seria nomeado um interventor”, destacou. 

Segundo o prefeito, a eleição em 2020, além de colocar em risco a vida das pessoas, provoca o uso político da pandemia. 

“Vários pré-candidatos tem movimentação política hoje. Muitos estão fazendo pré-campanha com essas carreatas.  Querem fazer demagogia e ganhar votos. Essa politização da crise é danosa para a vida das pessoas. Muitos prefeitos estão abrindo porque querem ganhar ou eleger o sucessor. Não é uma atitude técnica, mas política. A eleição em 2020 é danosa para enfrentar a crise”, destacou. 

Posts anteriores