Cidadeverde.com

Com possibilidade de assumir o Detran, Dudu diz que será candidato a deputado em 2022

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O vereador Dudu (PT) será candidato a deputado estadual em 2022. O parlamentar confirma que já tomou a decisão. Segundo ele, é preciso fortalecer a estratégia do PT a nível estadual.

Enquanto 2022 não chega, o vereador pode deixar a Câmara para assumir a direção do Detran. Com a saída do vereador da Casa, o suplente Décio Solano, irmão do deputado federal Merlong Solano, assume a vaga. 

“Temos um grupo político consolidado. Sou vereador pelo terceiro mandato. Agradeço muito ao povo de Teresina e nosso grupo decidiu disputar uma representação em 2022, colocando meu nome para estadual. Aceitei o desafio com muita satisfação. Vamos conversar com o povo de Teresina e ampliar ainda mais. Tenho uma militância via PT há mais de 30 anos. Vamos dialogar. Se Deus quiser, em 2022, tendo as condições viáveis, estaremos disputando a eleição”, afirmou.

Sobre a ida para o Detran, o vereador diz esperar conversa com o governador. 

“O Detran é o governador quem tem que dizer. Não tem nada tratado. É claro que o PT precisa ter uma estratégia para fortalecer. Em 2018, o PT teve de votos proporcionais 336 mil votos. Daria para eleger seis deputados estaduais e elegemos cinco devido a coligação.  Agora a história se inverte. Não existe coligação. O PT tem que ser oxigenado com várias lideranças espalhadas pelo Piauí todo. Acredito que o PT pode chegar a ter a condição de ter 400 mil votos elegendo sete deputados estaduais. Nossa estratégia é fortalecer o parlamento estadual em Teresina. Acredito que dentro de uma gestão estadual do partido. Creio que temos que tratar uma estratégia para sair fortalecido em 2022”, disse. 

Após conversa com líder, Dr. Pessoa terá encontro individual com vereadores

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Depois de ser reunir com o presidente da Câmara de Teresina, vereador Jeová  Alencar (MDB), e com o líder do governo na Casa, vereador Renato Berger (PSD), Dr. Pessoa decidiu que irá se reunir individualmente com os vereadores da capital. A medida é uma forma de fortalecer a base aliada e ouvir a demanda dos parlamentares.

Na Câmara, alguns vereadores manifestam descontentamento porque aind anão conseguiram conversar com o prefeito. 

“Ele mostrou todo carinho e respeito que tem pela Câmara. O vice-prefeito Robert Rios da mesma forma. Querem essa aproximação cada vez maior entre os dois Poderes. Sabem que os dois Poderes são importantes e devem caminhar juntos para que a cidade ganhe com isso. Foi um sentimento bom, de coração aberto para receber os vereadores na hora que eles quiserem marcar audiências, ouvirem suas reivindicações. Dentro das possibilidades de atender as reivindicações dos vereadores. São solicitações justas e são de interesse da população”, afirmou Renato Berger.

Sobre a possibilidade de um encontro com toda a base de vereadores, Renato afirma que é necessário, mas que ainda não há data para ocorrer. 

“Ele se colocou à disposição para isso. Ele se colocou à disposição para vir a Casa. Achei melhor que ele conversasse individualmente. Os vereadores querem tratar alguns assuntos, algumas reivindicações de comunidades e vai haver essa conversa individual. Vou marcar as audiências para que ele possa atender a todos. Mas esse encontro com todos vai ocorrer. Não sei qual será o momento. É importante e necessário”, disse.

Sobre divisão da SDU/SUL, Dr. Pessoa diz que cumprirá palavra dada a Jeová

Foto: Montagem/CidadeVerde.com

O prefeito Dr. Pessoa (MDB) afirma que vai cumprir a “palavra dada” ao presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar (MDB), com relação ao comando da SDU/SUL. Com isso, a pasta nãos era mais dividida em duas.

A possibilidade de divisão seria uma forma de acomodar aliados políticos do grupo do senador Marcelo Castro, presidente estadual do MDB. 

“Estamos em conversação. O Jeová Alencar não pediu a SDU/Sul fui eu quem ofereci. Havia a necessidade pela extensão, pela a habitação da região Sul assim como fiz com a Centro/Norte. Mas se meu amigo Jeová Alencar não quiser e achar que deva conduzir sem a divisão, será cumprida minha palavra”, afirmou.

Jeová Alencar chegou a afirmar que não irá mendigar para cargos na gestão de Dr. Pessoa. Segundo ele, o prefeito estaria livre para dividir a pasta. 

“O senador Ciro Nogueira é meu líder”, diz deputada Margarete Coelho

Foto: Arquivo/CidadeVerde.com

Na disputa entre o governador Wellington Dias (PT) e o presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira, a deputada Margarete Coelho diz que segue o progressistas. Em entrevista, Margarete afirma que Ciro é “meu líder”.

Apesar do partido ter rompido com o governo de Wellington Dias (PT), Margarete seguem com cargos na administração estadual. Ela indicou a irmã Sádia Castro para a pasta do Meio Ambiente. 

“Sou do Progressistas. Nunca ninguém pode colocar isso em dúvida. Ser do Progressistas não me impede de me relacionar com outros partidos e com outras lideranças. De toda forma, trabalhar pelo Piauí independente de quem seja o governador. Mas realmente tenho uma amizade pessoal com o governador Wellington Dias. Sempre mantive essa relação com ele, mas meu partido é o Progressistas. Enquanto conseguir manter nossa base unida. Manter Ciro e Wellington trabalhando pelo Piauí, esse será meu trabalho. Sou progressistas e antes de todos que estão aí estive no Progressistas, eu já era do partido. O senador Ciro é meu líder”, afirma.

Sobre as declarações do deputado estadual da sigla, deputado Júlio Arcoverde, de que os deputados que ainda permanecem no governo terão até o mês de junho para tomar uma posição, Margarete diz que é um posicionamento pessoal, que não reflete a decisão do partido. Ela afirma espera que um diálogo possa ser possível. 

“Que eu tenha conhecimento, o partido não se reuniu para tomar esse tipo de decisão. Essa é uma posição pessoal do jornalista Júlio Arcoverde. Mas não entendo como posição do partido. Para ser do partido, precisa ser reunida a Executiva. Antes de tomar esse tipo de atitude, Júlio reunirá a Executiva. Ele não tomará isso de supetão como uma postura pessoa dele. Não espero isso dele. Vi a declaração. Mas sei que é uma manifestação pessoal e não do partido”, destaque.

Governador e Dr. Pessoa terão encontro no Palácio da Cidade

Foto: Montagem/CidadeVerde.com

O prefeito Dr. Pessoa (MDB) recebe nesta quarta-feira (13) o governador Wellington Dias (PT) no Palácio da Cidade. No encontro, os dois irão tratar da parceria administrativa entre o governo petista e a nova gestão municipal.

Temas como a vacinação contra a covid-19 também serão discutidas no encontro. O governo busca parceria com os municípios para preparar a logística para a vacinação. A expectativa é que a vacinação possa começa ainda em janeiro. 

Com possível divisão da SDU/Sul, Jeová Alencar diz que “não mendigará cargos”

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O presidente da Câmara de Teresina, vereador Jeová Alencar (MDB), indicou o nome de Alípio Paiva para a SDU/Sul. Porém, nos bastidores, a informação é de que a pasta será dividida.

Dr. Pessoa pode criar uma SDU/ Sul Rural. Com isso, aliados do senador Marcelo castro (MDB) poderão ser atendidos com a divisão.

Questionado sobre o assunto, Jeová diz que a decisão cabe ao prefeito. Mas afirma que não irá “mendigar” por cargos. 

“A SDU é indicação nossa, mas é do prefeito. Cabe a ele dividir ou não. Ele ainda deve estudar a hipótese. Cabe ao prefeito dividir ou não. Quando o projeto chegar aqui, vamos estudar. Tenho um histórico, um trabalho e tenho uma base forte eleitoral. Não preciso mendigar migalhas para me reeleger. Quem me reelege é o povo que me acompanha. Me esforço muito para corresponder. Esse reinício é correto.  Dr. Pessoa montar o time dele. Torcemos para que tudo ocorra bem", disse.

Francisco Costa confirma que será candidato a deputado federal em 2022

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O deputado estadual Francisco Costa (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado, confirma que será candidato a uma vaga na Câmara Federal em 2022. Costa espera contar com o apoio de lideranças políticas que apoiavam o ex-deputado Assis Carvalho, que morreu no ano passado. 

“É uma decisão já tomada. Após a perda precoce que tivemos do deputado Assis Carvalho, compreendendo a necessidade que o partido dos trabalhadores precisa ter mais nomes para essa disputa pela Câmara Federal. Até mesmo para defender essas bandeiras e o legado. Tínhamos uma relação muito próxima de convivência com o deputado Assis. Tomamos essa decisão de se organizar para 2022 apresentar nossa candidatura para deputado federal”, disse. 

O deputado invoca a relação com Assis para garantir o apoio das lideranças do ex-deputado. 

“Ninguém consegue fazer por decreto uma transferência de votos. Pela relação que tínhamos a maioria das lideranças do deputado Assis Carvalho, estão tomando essa preferência por nos acompanhar ara esse projeto. Fazemos parcerias com outros deputados e lideranças que não o acompanhavam e sinalizam esse sentimento”, defendeu. 

Renato Berger e Jeová Alencar terão encontro com Dr. Pessoa

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O presidente da Câmara de Teresina, vereador Jeová  Alencar ( MDB), e o líder do prefeito na Câmara de Teresina, Renato Berger ( PSD), terão um encontro o prefeito Dr. Pessoa (MDB) nesta terça-feira (12). A pauta é a relação da nova gestão com os vereadores. 

Alguns vereadores mostram, nos bastidores, insatisfações. Eles querem conversas  com o prefeito.

"O prefeito precisa de tempo para analisar. Tem uma semana que assumiu. Hoje teremos uma reunião irão participar eu e o presidente Jeová. Vamos tratar de reunião com todos e algumas coisas para saber como tratar as coisas encaminhadas pelos vereadores", disse Renato Berger.

Deputado Fábio Abreu nega saída do PL e diz focar em 2022

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O deputado federal Fábio Abreu tem sido convidado por partidos como Solidariedade e MDB para compor as chapas federais dessas siglas em 2022. Porém, o parlamentar nega o interesse de deixar o Partido Liberal. 

“Eu pertenço ao PL, estou muito bem e não tem essa possibilidade de sair do PL neste momento. Estamos buscando fortalecer o partido para 2022 com condições de reeleger e eleger deputados”, afirmou. 

Ex-vice-prefeito Luís Júnior será Pró-Reitor de pesquisa da UFPI

Dez dias após deixar o cargo de vice-prefeito de Teresina, Luís Santos Júnior já tem nova tarefa para se ocupar. Será acolhido pelo novo reitor da UFPI, Gildásio Guedes, na função de Pró-Reitor de Pesquisa. A nomeação já foi assinada por Gildásio e a posse está marcada para a próxima quinta-feira, dia 14. O novo reitor da UFPI está empenhado em construir um grupo de assessores de alta qualificação técnica. Na Superintendência do Hospital Universitário, por exemplo, levou o conceituado cardiologista Paulo Márcio, que também é professor do curso de Medicina. No caso de Luís Júnior, vale lembrar que já foi reitor da própria Universidade, deixando a marca de obreiro. O fortalecimento da pesquisa é uma das prioridades de Gildásio Guedes, com a orientação de desenvolver conhecimento que transforme a vida das pessoas. Essa será a tarefa de Luís Júnior.

Posts anteriores