Cidadeverde.com

Secretário Rafael Fonteles defende imposto único na reforma tributária

Foto:RobertaAline/CidadeVerde.com

O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, que presidente da Comitê dos Secretários de Estado da Fazenda, defende a proposta de reforma tributária com a criação de um imposto único. Em entrevista à coluna, ele afirma que o país precisa passar por um processo de simplificação tributária. 

“Existem dezenas de propostas de reforma tributária. Na Comsefaz nos dedicamos a PEC 45 que na Câmara dos Deputados já se encontra na Comissão Especial. No nosso entendimento é possível fazer alterações substanciais na proposta da PEC 45. O Comsefaz tem uma proposta alternativa a PEC 45, uma emenda substitutiva, que já foi enviada aos governadores, para deliberação deles, que protege os direitos e autonomias dos estados. Uma proposta especialmente sobre impostos de consumo que unifica o PIS, COFINS, IPI, ICMS, ISS e único imposto. É uma grande simplificação e padronização tributária que irá facilitar muito o ambiente de negócios do nosso país. Mas com diversas alterações que protegem os interesses dos Estados.”, disse. 

Rafael Fonteles defende a criação de um comitê gestor com estados e municípios. A proposta foi encaminhada aos governadores. 

“Como nenhum estado pode ter perda real de receita, tem que ter um fundo de desenvolvimento regional não contingenciado, direto do imposto de recursos que vão para o fundo de desenvolvimento regional para poder continuar a política de desenvolvimento regional das regiões menos desenvolvidas. Queremos um comitê gestor apenas com estados e municípios haja vista que ICMS, ISS e ICS são majoritários nessa lista de impostos. É importante para estados e municípios manterem a sua autonomia. Nos dedicamos a esse termo de uma proposta que o Comsefaz que seja apreciada pelos governadores, para seguir para o Congresso Nacional”, destaca.

Júlio Arcoverde diz que Firmino não tem medo da estratégia da oposição

Foto:Arquivo/CidadeVerde.com

O presidente estadual do Progressistas, deputado Júlio Arcoverde, afirma que o grupo político do prefeito, Firmino Filho (PSDB), não teme a estratégia da oposição. Os adversários do tucano, liderados pelo MDB, já lançaram o ex-deputado Dr. Pessoa como pré-candidato a prefeito.

Para Júlio, isso não afeta a estratégia do grupo do prefeito. Firmino deve anunciar seus candidato apenas em março de 2020. 

“O momento de mostrar o volume de obras que a prefeitura faz. Isso com o apoio dos Progressistas. Há um mês o prefeito inaugura várias obras. A formação de chapa a oposição faz. Tem que fazer isso mesmo. O prefeito tem é que trabalhar e fazer obras”, comentou. 

Tentando indicar vice, Evaldo Gomes busca aproximação com Charles da Silveira

O presidente estadual do Solidariedade, deputado Evaldo Gomes, se reuniu nesta quarta-feira (28) com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles da Silveira (PSDB). Os dois trataram de políticas públicas para a saúde, mas também, de política. 

Charles é cotado para ser candidato a prefeito pelo grupo do prefeito Firmino Filho (PSDB). Já Evaldo, quer indicar o vice desse candidato. Assim, o presidente do Solidariedade busca uma aproximação com Charles, que no momento tem a preferência entre os vereadores da base aliada do prefeito para ser o candidato. 

 

Edson Melo diz que João Vicente é opção, mas defende candidato tucano

Foto: Arquivo CV

O presidente do PSDB de Teresina, vereador Edson Melo, afirma que o partido não abre mão de lançar o nome que será o candidato com apoio do prefeito tucano Firmino Filho. Edson confirma as conversas do partido com o ex-senador João Vicente Claudino (PTB), mas diz ser pequena a possibilidade dele ser o candidato.

"O João Vicente já foi do PSDB na década de 1990. Tem boa reputação, sempre foi aliado da prefeitura com coligações. Exceção na eleição do Elmano. Conversamos com ele e sempre demonstra o interesse de permanecer unido. Quanto ao nome dele como prefeito, ele diz que não é, mas admite conversar. Nossa intenção é que o candidato possa ser do PSDB. Deve ser escolhido em Março. Estamos conversando com um parceiro. Da mesma forma com outros partidos como Progressistas, Solidariedade e partidos menores", disse.

Edson minimiza as pesquisas em que Dr. Pessoa aparece bem colocado. Segundo ele, as pessoas ainda estão apegadas aos candidatos das eleições passadas.

"Observamos que nomes hoje não tem significado, o eleitor não parou para pensar em candidato. Os nomes são aqueles que vêm das eleições passadas. Isso não tem peso eleitoral e significativo. Percebemos que o prefeito tem forte capacidade de influenciar na escolha do candidato", afirmou.

"Não tem que ser um conchave político", diz Ciro sobre candidato de Firmino

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, afirma que a escolha do candidato do grupo político do prefeito Firmino Filho (PSDB) tem que passar o campo dos conchaves políticos. Ciro diz que a escolha não deve ficar nos interesses individuais dos partidos, mas no nome apresentado.

"Acho legítimo qualquer partido reivindicar candidatura a prefeito e vice. Agora o mais importante é ganhar a eleição. Não adianta tentar construir uma chapa só porque esse ou aquele partido quer indicar alguém. Temos que escolher o melhor candidato. Depois de escolher o prefeito, que se escolha o melhor vice. Para que possamos ter uma empatia com a população. Não apenas um conchavo politico", disse.  

O Progressistas quer indicar o vice do candidato de Firmino. Porém, outras siglas como o Solidariedade já disputam a vaga. 

"Se tem uma pessoa que sabe ganhar eleição em Teresina é o prefeito Firmino Filho. Tenho orgulho de ser aliado dele. Ele vai saber escolher o candidato. Se for do Progressistas será ótimo. Se não for, vamos trabalhar para ajudar", diz.

Vereador Zé Filho convida Pedro Fernandes para se filiar ao Avante

Foto: LídiaBrito/CidadeVerde.com

O presidente estadual do Avante, vereador Zé Filho, garante que não sairá do partido. Ele trabalha para montar uma chapa proporcional forte e faz o trabalho de atração de lideranças políticas para a sigla. 

Para compor a chapa da sigla, Zé Filho convidou o vereador Pedro Fernandes para se filiar à sigla. “Pedro é um nome forte e que vai nos ajudar a fortalecer o Avante”, afirmou.

No partido ele sofre a resistência do vereador Joninha, que já avisou que vai à Brasília tentar assumir a presidência do partido. 

Deputado defende diálogo para montar chapa forte do PTB

Foto: Arquivo/CidadeVerde.com

O presidente estadual do PTB, João Vicente Claudino, vai se reunir com lideranças na tarde desta terça-feira (27). O deputado Nerinho vai participar do encontro e defende o diálogo para que o partido possa atrair lideranças e voltar a crescer no interior e na capital.
  
O PTB, que já foi um dos maiores partidos do estado, entrou em processo de esvaziamento e perdeu filiados. Na Assembleia, a sigla conta com além de Nerinho, com a deputada Jannaína Marques. Na Câmara de Teresina, não tem nenhum representante. 

"Vamos nos reunir com o ex-senador João Vicente Claudino. É o momento de diálogo e conversas. É preciso saber quem se identifica com o PTB. O partido precisa voltar a ser grande", disse.

“Sou candidato a reeleição como vereador”, diz o vereador Evandro Hidd

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O superintendente da SDU Sudeste, vereador Evandro Hidd (PDT), afirma que pretende disputar à reeleição como vereador na eleição de 2020. O parlamentar evita falar sobre a possibilidade de disputar a Prefeitura de Teresina com o apoio do prefeito Firmino Filho (PSDB). 

“Sou candidato a reeleição como vereador. Toda discussão de chapa majoritária esse ano é muito ruim para Teresina. Temos que pensar no projeto administrativo. Quanto mais cedo se antecipar a discussão, será pior para todo mundo.”, afirmou. 

Hidd critica a antecipação da discussão sobre a sucessão eleitoral. Ele diz que o foca é montar a chapa proporcional do PDT. 
“Temos feito desde o início do ano um trabalho para reforçar as candidaturas proporcionais do PDT, para que possamos chegar nas eleições com possibilidade real de fazer três vagas na Câmara Municipal. Tivemos a grata confirmação da filiação do ex-vereador José Ferreira, que já integrou os quadros do PDT. Queremos crescer de uma para três vagas na Câmara Municipal. Estou montando o partido com o apoio do presidente Flávio Nogueira. Vamos trabalhar para ter uma chapa proporcional forte”, desatcou.

Deputado quer acabar com sigilo nas votações da Assembleia

Foto:RobertaAline/CidadeVerde.com 

O deputado Henrique Pires quer acabar com o sigilo nas votações dos Títulos de Cidadania na Assembleia Legislativa. Henrique afirma que alguns deputados estariam votando contra os títulos, e segundo ele, isso seria deselegante.  

“Acho que o  sigilo no caso da votação de título de cidadania não precisa resguardar o sigilo como forma de resguardar o parlamentar. No caso de título não se julga um colega na comissão de ética, por exemplo. Quando passam na CCJ todos os deputados são favoráveis, quando chegam no plenário tem a deselegância de ter voto contrário. Onde se coloca em dúvida qualquer deputado. Não vejo motivo algum para votar contra um título de cidadania”, afirmou. 

Em evento, Firmino reúne possíveis candidatos

Foto: Roberta Aline / Cidadeverde.com

A foto fala por si. No mesmo evento, os nomes da base que, no momento, possuem mais força para serem candidatos.  Na mesma mesa estavam o vereador Evandro Hidd, o secretário de Educação, Kleber Montezzuma, o secretário de Saúde, Charles da Silveira, e o presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes.

Cercado de possíveis candidatos, Firmino Filho diz que vai esperar 2020. "Não vou antecipar uma discussão agora", afirma.

Posts anteriores