Cidadeverde.com

Vereador Pastor Levino e esposa testam positivo para o novo coronavírus

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O vereador Pastor Levino (Republicanos) testou positivo para o novo coronavírus. O parlamentar fez o teste após a esposa apresentar sintomas da doença e, também, recebeu resultado positivo para a doença. 

“Domingo foi minha esposa que apresentou os sintomas. Fui ao hospital com ela. Mas estamos bem. Estamos tomando a medicação e no isolamento. Se Deus quiser, logo estaremos de volta e com saúde”, afirmou. 

Jovê Oliveira toma posse como 10º suplente na Assembleia Legislativa

A pré-candidata a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, tomou posse como a 10º suplente na Assembleia Legislativa do Estado. Ela assume o mandato após os deputados Nerinho (PTB) e Franzé (PT) assumiram, respectivamente, as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Administração.

Nesta segunda-feira (24), também tomou posse a deputada Liziê Coelho (MDB). A posse de Jovê reforça a aliança política entre o PTB e o governador Wellington Dias (PT). 

Fábio Abreu fecha com Republicanos e vice será anunciado na sexta-feira

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Fim da novela. O Republicanos irá oficializar o apoio à pré-candidatura de Fábio Abreu (PL) a prefeito de Teresina na sexta-feira (28), às 9

horas. O vice deve ser o presidente municipal do partido, deputado Gessivaldo Isaías. 

“Posso dizer que é um homem do Republicanos e na sexta-feira vamos apresentar”, disse.

Fábio Abreu afirma dialogar com os vereadores Levino de Jesus e Caio Bucar para seguir com o partido unido. 

“100% definido. Conversei ontem com  os principais representantes. O presidente municipal que é o Pastor Gessivaldo e acertamos que na sexta-feira (28), às 9 horas, vamos apresentar o nome que vai compor nossa chapa como vice. É importante ressaltar que todo o grupo irá. Todos juntos com essa missão. Teremos até o dia da convenção um grupo com mais partidos. Nossa ideia é ter um grupo enxuto. Vamos contar com o Flávio Nogueira, deputado federal, e os deputados estaduais e os vereadores. O partido tomou essa decisão e eles vão seguir”, destacou.

Convenção
 
O pré-candidato do PL espera chegar com seis partidos no dia da convenção. O evento deverá ser realizado no dia 9 de setembro. A data ainda será confirmada. 

“Fazemos conversas produtivas. Pelo que temos conversado, podemos chegar a seis partidos. Vai ser um grupo simples, mas coeso. É uma características que colocamos que é da simplicidade, da humildade, estamos formando um grupo assim”, afirmou.
 

Ação na Justiça

Abreu reagiu à ação movida pelo PSDB na Justiça Eleitoral. O partido pede que a candidatura do deputado não seja homologada. O PSDB alega que Abreu usa marcas de programas públicos em perfil de rede social. A denúncia associa a conduta do pré-candidato a abuso de poder político. 

“Quando chegam a esse ponto é porque estão bastantes incomodados. Poderia dizer desesperados. Se não tivesse incomodando não haveria essa corrida sem fundamentos para que eu não seja candidato. Tem que ter ideias, não querer tirar alguém de uma disputa eleitoral com argumentos que são falsos. Já fizemos nossa defesa com a verdade.

Governo diz que pode contratar empréstimo sem aval da União, após nota cair

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

A nota do Piauí sobre a Capacidade de Pagamento (Capag) caiu da avaliação B para a C. Os dados foram divulgados em Boletim de Finanças de Entes Subnacionais divulgado nesta segunda-feira (24/08). 

De acordo com a avaliação do Tesouro Nacional sobre a capacidade de endividamento, somente os entes federativos que possuem notas A ou B são elegíveis para obterem empréstimos com garantias da União. Neste caso, o Piauí que apresentou nota C, ficaria sem capacidade de contrair novos empréstimos com garantia da União. 

A Secretaria de fazenda afirma que o Piauí pode contratar empréstimos. Porém, sem o aval da União já que, em 2020, quitou as dívidas junto ao Tesouro Nacional. O governo afirma que possuiu dívida consolidada líquida inferior a 60% da receita corrente líquida. 

“Importante destacar ainda o fato do Estado do Piauí ser o único Estado do Brasil a quitar, em 2020, todas as dívidas junto ao Tesouro Nacional, o que facilita a obtenção de operações de crédito para investimentos sem a necessidade do aval da União”, diz nota.

A oposição também reagiu à notícia. O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, afirma que o estado se encontra endividado.

 “As notícias não são boas. O Piauí é o único estado do Brasil rebaixado na sua capacidade de pagamento. O Tesouro Nacional rebaixou o nosso estado da nota B para a nota C. Isso significa que o Piauí não pode pegar empréstimo porque não tem como pagar a conta. Proporcionalmente o Piauí junto com o Ceará é o estado que mais recebeu empréstimos. O atual governo endividou demais nosso estado”, disse. 

Nota:

O Boletim das Finanças dos Entes Subnacionais de 2019, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Economia, revela que o Estado do Piauí cumpriu rigorosamente os dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal, incluindo o limite de 60% de gastos com pessoal e a meta de resultado primário (positivo em R$ 717 milhões). 

Em relação ao nível de endividamento, o Estado do Piauí está posicionado entre os 10 melhores Estados do Brasil, com dívida consolidada líquida inferior a 60% da receita corrente líquida. 

Importante destacar ainda o fato do Estado do Piauí ser o único Estado do Brasil a quitar, em 2020, todas as dívidas junto ao Tesouro Nacional, o que facilita a obtenção de operações de crédito para investimentos sem a necessidade do aval da União.

 

Lídia Brito
[email protected]

João Vicente Claudino se reúne com o governador Wellington Dias

Foto: Ascom

O governador Wellington Dias (PT) se reuniu com o presidente estadual do PTB, João Vicente Claudino, e um grupo de empresários na noite desta segunda-feira (24), no Palácio de karnak. O presidente municipal do Podemos, o empresário Arthur Aguiar, também esteve presente.

O governador falou sobre a retomada da economia e do programa Pro Piauí. Os empresários pedem políticas de apoio para o retorno das atividades econômicas.

Na política, o encontro também possui um significado. João Vicente foi procurado pelo grupo liderado pelo senador Ciro Nogueira (Progressistas). Os dois conversaram em Brasília. Porém, possíveis acordos devem ocorrer apenas em 2022.

Até o momento, o PTB continua na base do governador Wellington Dias. Recentemente o partido foi beneficiado com a convocação da suplente de deputada, Jovê Oliveira, na Assembleia Legislativa do Estado. 

Ciro Nogueira muda discurso e afirma que vice será dos Progressistas

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, afirma que o vice do pré-candidato a prefeito pelo PSDB, Kleber Montezuma, será do Progressistas. Antes, o senador chagava a comentar a possibilidade do nome sair de outra sigla. Porém, agora ele confirma que a indicação é do partido.

O Progressistas tem até o dia 12 de setembro, data da convenção de Kleber Montezuma, para anunciar o nome. “Ainda não definimos o nome. Mas vamos indicar. O partido avalia alguns nomes”, destacou. 
 

Ciro Nogueira muda discurso e afirma que vice será dos Progressistas

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, afirma que o vice do pré-candidato a prefeito pelo PSDB, Kleber Montezuma, será do Progressistas. Antes, o senador chagava a comentar a possibilidade do nome sair de outra sigla. Porém, agora ele confirma que a indicação é do partido.

O Progressistas tem até o dia 12 de setembro, data da convenção de Kleber Montezuma, para anunciar o nome. “Ainda não definimos o nome. Mas vamos indicar. O partido avalia alguns nomes”, destacou. 
 

Em encontro, Dr. Pessoa recebe apoio dos deputados do MDB

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O pré-candidato do MDB a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, recebeu o apoio formal de todos os deputados do MDB na manhã desta segunda-feira (24). O encontro foi articulado pelo coordenador da campanha, o ex-ministro João Henrique Sousa.

“Reunião com todos os deputados, sem exceção. O senador Marcelo Castro comandou a reunião. Teve a presença dos seis deputados estaduais, do deputado federal e do senador do MDB. Eles fizeram a demonstração de apoio irrestrito. Já gravaram vídeos para a campanha. Recomendamos para aqueles deputados que receberam votos, em Teresina, mesmo sendo do interior, para se envolver em Teresina.  Foi muito bom”, destacou. 

Suplente Liziê Coelho toma posse na Assembleia Legislativa do Estado

Foto: Ascom

A suplente de deputada Lizie Coelho (MDB) tomou posse nesta segunda-feira (24) na Assembleia Legislativa do Estado. Ela assume depois que   deputados Nerinho (PTB) e Franzé Silva (PT) assumiram, respectivamente, as secretarias de Desenvolvimento Econômico e  Administração e Previdência. 

O presidente Themístocles Filho (MDB) explicou que a posse foi realizada de forma reservada, para evitar aglomerações devido à pandemia da Covid-19. A expectativa é de que até a quarta feira (26 )aconteça a posse da deputada Jovê Oliveira (PTB). 

Firmino Filho diz que disputa de 2022 é uma maratona definida pelo melhor time

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O prefeito Firmino Filho (PSDB) participou de evento do lançamento do nome do vereador Beto a vice-prefeito na chapa de Mão Santa, na cidade de Parnaíba. Ao comentar o encontro, Firmino afirma que o cenário de Parnaíba delimita a divisão entre governo e a oposição no Piauí.

Ele afirma que o resultado das eleições municipais de 2020 terá impacto direto no pleito estadual de 2022. Na disputa estadual, PSDB e Progressistas devem lançar um candidato contra o grupo do PT de Wellington Dias. O nome do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, é o mais cotado. 

“Em todo o estado do Piauí. Em todos os 224 municípios, a eleição de 2022 já começa a ter reflexos na eleição de 2020. Isso não apenas em Parnaíba, mas  em Bom Jesus, São João do Piauí, em Picos,  em todos os municípios do Piauí onde essa divisão entre o governo e a oposição começa a se delinear. Isso é bom para a democracia e bom para o embate das ideias futuras. A eleição de 2022 vai ser bastante competitiva. Bastante dura. Essas forças antagônicas já começam a se preparar nessa eleição municipal. Na cidade de Parnaíba, as forças de oposição ao governo estadual, ao governo do PT, essas forças são lideradas por Mão Santa”, disse. 

Sobre a disputa em 2022, Firmino diz ser uma maratona e não uma corrida de 100 metros. Ele avalia que o grupo liderado pelo Progressistas e PSD se prepara para ter forças suficientes para derrotar o governo. 

“Essa corrida não é de 100 metros. É uma maratona. O embate final será em outubro de 2022. Temos que chegar lá com forças suficientes,  com uma mensagem suficiente para chegarmos a eleição bonita e vitoriosa”, destacou.

Sobre à vice, Firmino afirma que não existe nenhuma definição. “Ainda não temos definição. Temos prazo até o dia 12 de setembro. Até lá vamos continuar a conversar. Com nossos líderes. Para termos esse nome. São vários nomes. O debate entre eles, interno vai ser produto para uma boa escolha”, disse. 

Posts anteriores