Cidadeverde.com

Vereadores rompem com o Patriotas e desistem de filiações

O grupo de vereadores que estava negociando a filiação ao Patriotas não vai mais seguir para o partido. Eles romperam com  a direção estadual. Os vereadores estariam insatisfeitos com a condução dada pelo presidente estadual, Laércio Borges, na formação da chapa proporcional.

O vereador Neto do Angelim afirma que os parlamentares conversam com outras legendas. O destino pode ser o PSDB ou o PSL.

Neto do Angelim se reuniu com o prefeito Firmino Filho (PSDB) para discutir o assunto e encontrar  o melhor caminho para garantir a reeleição em 2020. 

 

Com derrubada de liminar, Assembleia fará audiência pública nesta terça-feira

Foto: TiagoAmaral/Assembleia

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, derrubou  a liminar que suspendia a tramitação da PEC da Previdência estadual. A liminar foi concedida pelo desembargador  Raimundo Alencar. 

Com a decisão do Supremo, a Assembleia deve realizar ainda hoje a audiência pública. A possibilidade da Casa não realizar a audiência pública foi motivo para que a oposição ingressasse com ação no Tribunal de Justiça do Piauí.

Os servidores estaduais preparam manifestação na Casa. Agora a matéria começa a tramitar de forma urgente e deve ser aprovada na próxima semana. 

Themístocles diz que decisão se baseou em informações inverídicas

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Themistocles Filho, criticou a decisão do desembargador, Raimundo Nonato Alencar, que barrou a tramitação da Reforma da Previdência do Estado. Segundo ele, os argumentos usados são inveridicos.

Ele afirma que a Assembleia já havia se manifeatado que a audiência pública seria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

"Repito o que disse na quinta-feira(05). A decisão vai para a CCJ para uma audiência pública. Afirmei na quinta, sexta, todos os dias. Informaram ao TJ algo qu não é verídico. A decisão foi equivocada", afirmou.

Themistocles disse que a votação do orçamento está comprometido. 

"A decisão se baseou no regimento interno da Assembleia. Não estou preocupado com isso. Vai atrasar o orçamento. Nem sei se o orçamento vai ser votado esse ano. Várias matérias vão ser prejudicadas", destacou.

Governador reúne bancada para discutir saída para reforma da Previdência

O governador Wellington Dias irá se reunir com a base aliada nesta segunda-feira (09). A pauta do encontro é a decisão da Justiça, que adia a votação da proposta de reforma da Previdência. Informações de bastidores afirmam que o encontro será na residência do presidente da Assembleia, deputado Themistocles Filho, às 9 horas.

Themistocles diz que Alepi não votará reforma na segunda-feira

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, declarou que na próxima segunda (09) não será votado nenhum projeto da reforma estadual da Previdência. 

 “Não votaremos nenhum projeto na próxima segunda feira”, afirmou o presidente da Alepi.

A declaração foi dada como resposta aos servidores estaduais que preparam uma manifestação na Casa. Eles ameaçam greve geral.

Governador Wellington Dias prestigia João Vicente em entrega de título

Foto: Ascom

O governador Wellington Dias (PT) participou nesta terça-feira (06), na Assembleia Legislativa do Maranhão, em São Luís, da entrega do Título de Cidadão Maranhense e da Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman ao empresário e ex-senador João Vicente Claudino.  A entrega das honrarias foi proposta pela deputada estadual Mical Damasceno e aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

João Vicente Claudino voltou recentemente a participar da gestão de Wellington Dias após alguns anos de afastamento. Para a eleição de 2020, o PT quer impedir que o empresário manifeste apoio ao candidato do prefeito Firmino Filho (PSDB). 

Senador Ciro Nogueira fará percurso a pé entre Teresina e cidade de Pau D ‘ arco

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O senador e presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, irá a pé de Teresina ao município de Pau D´arco, nesta sexta-feira (06). A caminhada faz parte  da celebração em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, que tradicionalmente acontece no mês de dezembro e reúne fiéis de todo o Piauí e Nordeste. A chegada está prevista para o domingo, dia 8. A distância é de 70 km.
 

 

Flávio Júnior retorna para a Secretaria de Turismo

Foto: Ascom Alepi

O deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PDT) retorna nesta sexta-feira(06) para o comando da Secretaria Estadual de Turismo (Setur). Ele havia deixado a pasta em setembro para retornar à Assembleia Legislativa e participar das discussões relacionadas a Lei Orçamentária Estadual e também das mensagens de empréstimos enviadas pelo Governo do Estado.

Com o retorno de Flávio Júnior para a Setur, Carina Thomaz Câmara, que estava como secretária, irá reassumir o cargo de superintendente de Turismo.

Bancadas de partidos sofrem alterações na Câmara de Teresina

Foto:RobertaAline/CidadeVerde.com

O fim das coligações proporcionais e a proximidade da eleição de 2020 provocam mudanças na composição das bancadas dos partidos na Câmara de Teresina. O Patriotas deve passar a ser o maior partido da Casa, em 2020.  Até março a sigla passará a contar com seis parlamentares.

O Patriotas terá mais vereadores do que o PSDB, partido do prefeito Firmino Filho, e do que o Progressistas, que conta com cinco parlamentares. Com uma bancada grande, a legenda traça estratégias para eleger entre quatro ou cinco vereadores no pleito de outubro do próximo ano. 

Até março de 2020 mais partidos sofrerão alterações nas suas bancadas.

Júlio Arcoverde garante apoio do Progressistas à reforma da Previdência

Foto: Arquivo/CidadeVerde.com

O presidente do Progressistas do Piauí, deputado Júlio Arcoverde, garante que o partido irá votar a favor da proposta estadual de reforma da Previdência. O texto foi encaminhado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa e gera protestos dos servidores estaduais, que ameaçam greve geral.

“O Progressistas apoiou a reforma nacional por entender que é o melhor para o país. Seria incoerência votar contra a reforma estadual”, disse.

O partido, porém, já tem um voto contra. A deputada Lucy Silveira é contra a proposta. 

Posts anteriores