Cidadeverde.com

Em sessão híbrida, Câmara vota proposta de antecipação de feriado e criação de conselho

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

A Câmara Municipal de Teresina realiza sessão extraordinária nesta segunda-feira (29) para votar projeto da prefeitura, que antecipa o feriado de Nossa Senhora Aparecida para esta terça-feira (30). A proposta faz parte de uma série de medidas adotadas pelo  Governo do Estado, em parceria com os municípios, para   prolongado o feriado da Semana Santa.

A votação ocorre depois que o prefeito Dr. Pessoa (MDB) recuou da decisão anterior de não decretar o feriado. Após críticas até mesmo de aliados, o prefeito recuou e decidiu decretar o feriado.

Com o fechamento das atividades econômicas, a expectativa é que reduza a circulação do coronavírus e a taxa de infecções. Neste domingo (28), o Piauí registrou 32 óbitos provocados pelo vírus. 

Na sessão de hoje, a Casa também irá votar a criação de um Conselho de Educação. 

Aliados revelam encontro entre o governador Wellington Dias e Wilson Martins

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Nos bastidores, a informação é de que o presidente estadual do PSB, ex-governador Wilson Martins, se reuniu com o governador Wellington Dias (PT) neste sábado (27). O encontro teria ocorrido na residência oficial do governador.

O PSB poderia ingressar a base aliada com o comando da Secretaria de Defesa Civil. Outra opção seria a Secretaria de Meio Ambiente. A pasta é comandada por Sádia Castro, irmã da deputada federal Margarete Coelho (Progressistas).

Aliados afirmam que o governador teria pedido o cargo a Margarete já que o Progressistas é de oposição. A parlamentar deve apoiar a campanha do senador Ciro Nogueira, presidente nacional da sigla, ao governo do estado em 2022. 

Enzo Samuel cobra transparência sobre estoque de medicamentos para intubação de pacientes com Covid-19

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O vereador Enzo Samuel cobra transparência a respeito dos medicamentos necessários para intubar pacientes com Covid-19 em Teresina. Segundo denúncia, os hospitais municipais estariam com baixa no estoque de pelo menos 17 medicamentos necessários para intubação de pacientes em estado grave.

"Não é hora para brigas políticas, precisamos entender o que estamos passando com o sistema de saúde da capital. Se houve aquisição dos medicamentos, qual previsão de entrega? E se não houve, qual a justificativa? As dificuldades que estamos enfrentando no momento também precisam ser colocadas", ponderou o vereador.

Segundo denúncia,  a Prefeitura de Teresina não teria atendido um memorando que solicitava a compra, em estoque, de pelo menos 17  medicamentos indispensáveis para a intubação de pacientes em leitos de UTI.

Nota 

Sobre matéria veiculada, a prefeitura informa que embora o município tenha realizado esforços no sentido de adquirir equipamentos e insumos, os aparelhos têm sido confiscados pelo Ministério da Saúde, que distribui para os Estados conforme a demanda de leitos de UTIs.

A prefeitura informa ainda somente nos últimos 2 meses, já foram aplicados R$ 176 milhões do Tesouro Municipal, correspondentes a 57 % das receitas líquidas arrecadadas em saúde. A Fundação Municipal de Saúde ressalta ainda a abertura de mais de 100 leitos entre de UTIs e clínicos para atender pacientes Covid.

A Prefeitura reúne diariamente o comitê gestor de enfrentamento à Covid para avaliar a situação da pandemia na capital e adotar medidas de controle do vírus na capital.

Vereadores do DEM se reúnem com Dr. Pessoa na tarde de hoje

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

A reunião entre os vereadores do Democratas e o prefeito Dr. Pessoa (MDB) prevista para ocorrer na manhã de ontem (25), foi adiada. O encontro com a presença dos vereadores Markim Costa e Capitão Roberval Queiroz ficou para a tarde desta sexta-feira (26), no Palácio da Cidade.

O adiamento ocorreu devido a uma série de reuniões que o prefeito participou com membros do COE. Sem espaço na agenda, Dr. Pessoa pediu o adiamento.

Segundo o vereador Markim Costa, o partido vai unido para a base e tem o aval do presidente estadual da sigla, Ronney Lustosa. 

 

Apesar de contestações, líder do prefeito diz que base tem espaço para nomes de oposição

Foto: RobertaAline/Cidadeverde.com

Alguns partidos de oposição trabalham para ingressar na base aliada do prefeito Dr. Pessoa (MDB). É o caso do Democratas. Líderes da legenda já conversaram com o prefeito sobre o assunto e esperam um acordo. 

Segundo o líder do prefeito na Casa, vereador Renato Berger (PSD), apesar da base já ser bastante ampla, ainda há espaço para que mais legendas possam agregar o grupo.

“Há espaço na base. O Dr. Pessoa sempre foi aberto nesse sentindo com os vereadores. Ele sempre diz que passou a eleição, que sabe o que é ser vereador e que precisa do apoio dos vereadores. Ele diz que não vai fazer nada que não for ético. Todos os que querem participar da gestão, vão participar. Não há sentimento de fazer oposição por fazer. Isso tem disso muito bom. Ele recebe o vereador de qualquer que seja o partido. Ele Não existe esse sentimento de oposição e situação, principalmente, nesse momento de pandemia”, disse.

Mas alguns aliados contestam. Alguns vereadores questionam que se nem os aliados de primeira hora estariam sendo atendidos com cargos como gostariam, imagine quem ingressar na base com o bonde andando. Apesar dos questionamentos, as conversas ocorrem a todo favor. 

Câmara fará sessão especial para aprovar antecipação do feriado do Aniversário de Teresina

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O presidente da Câmara de Vereadores, Jeová Alencar (MDB), fará convocação dos parlamentares para uma sessão espacial na segunda-feira (29). O objetivo é aprovar a antecipação do feriado do Aniversário de Teresina, comemorado no dia 16 de agosto, para a terça-feira (30).

A convocação foi necessária já que as sessões na Casa ocorrem apenas nas quartas-feiras desde o início da pandemia. A medida faz parte de uma série de ações para aumentar o isolamento social com um feriado prolongado de 10 dias em todo o estado. A expectativa é reduzir a transmissibilidade do coronavírus.

A convocação ocorre depois que o prefeito Dr. Pessoa (MDB) recuou na decisão de não antecipar o feriado. O prefeito recebeu críticas até mesmo de aliados e decidiu mudar de postura. 

Dr. Pessoa não descarta se afastar da prefeitura para atuar como médico: “Robert assume”

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O prefeito Dr. Pessoa (MDB), que é médico, não descarta atuar na linha de frente do combate ao coronavírus. Ele afirma que fez um curso de reciclagem médica e lembra que já trabalhou com intubação de pacientes em UTI, antes de se dedicar completamente as atividades na prefeitura.

Para atuar na linha de frente, ele terá que se afastar da prefeitura. Dr. Pessoa afirma que nesse caso, o vice-prefeito Robert Rios (PSB) se encontra preparado para assumir o comando do Palácio da Cidade. 

 “Ontem tive uma aula de reciclagem no setor especializado de UTI. Já fazia antes a intubação e já cuidava dos pacientes e estou me reciclando para a necessidade. Como já estou protegido, vou para linha de frente para cuidar como médico. Quando fiz minha chapa majoritária, foi olhando pessoas preparadas como o Robert Rios. Se me afastar por algumas horas ou até dias da prefeitura, para cuidar dos doentes, tenho certeza que não só o vice-prefeito, mas a equipe estará preparada para conduzir Teresina”, disse.

Publicitário assumirá comando do PSL no lugar de Daniel França

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O publicitário Pablo Renan será o novo presidente do PSL de Teresina. Ele foi candidato a vereador, pelo partido, na eleição municipal do ano passado. 

O novo presidente assume o lugar deixado pelo médico Daniel França, que é esposo da deputada federal Joice Hasselmann. O partido deve realizar um evento para oficializar a posse do novo presidente. Mas devido à pandemia ainda não há data definida. 

"Wilson Martins tem carta branca", diz Robert Rios sobre PSB ir para o governo

Foto: Dantércio Cardoso

O vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, afirma que o PSB deu carta branca para o presidente estadual da sigla, Wilson Martins, conduzir as conversas de aproximação com o governo de Wellington Dias (PT). O partido pode se aproximar depois de anos na oposição. O PSB pode ocupar a secretaria da Defesa Civil.

"Não fui comunicado pelo partido. Nessa correria de covid não tenho conversado com Wilson Martins. Mas ele tem uma procuração para decidir em nome do partido. Tomar o rumo que achar melhor. O que ele decidir vai ser bom para o partido", afirmou.

Um dos principais nomes de oposição a Wellington Dias, Robert diz que não será impecilho.

"Não vou me opor a nenhuma decisão do partido. Eles conversam entre eles. Estou aqui focado na Prefeitura. Mas qualquer decisão vou aceitar com toda passividade", destacou.

Nos bastidores, a informação é que nomes do Progressistas que desejam ficar no governo, possam ir para o PSB. O deputado Firmino Paulo seria um desses nomes. O partido também pode ser o caminho dos parlamentares  do PTB.

 

PSB caminha para base de Wellington Dias e pode atrair deputados governistas

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Nos bastidores do Palácio de Karnak, ganha força a informação de que o PSB estaria de malas prontas para desembarcar na base governista. O partido que é comandado pelo ex-governador Wilson Martins (PSB) pode ocupar cargos e ter o apoio do governo para formar as chapas para deputados estaduais e federal.

Segundo informações, as negociações passam pelo comando da Secretaria de Meio Ambiente. Hoje a pasta é gerida por Sádia Castro, irmã da deputada federal, Margarete Coelho (Progressistas). Com a ida do Progressistas para oposição, a saída de Margarete do governo é cobrada por alguns aliados que se sentiriam insatisfeitos com a   presença da parlamentar na base. 

Para forma a chapa de deputado estadual, o PSB poderia filiar o deputado Firmino Paulo. Ele também é do Progressistas, mas não possui uma boa relação com a direção da sigla. Hoje o PSB tem o deputado Gustavo Neiva na Assembleia Legislativa. Outros deputados progressistas que pretendam continuar na base governista, podem migrar para o PSB. 

Posts anteriores