Cidadeverde.com

PT apresenta lista de pastas na infraestrutura como compensação ao perder saúde

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com 

Para abrir mão da indicação do secretário de Saúde ao Progressistas, o PT espera uma espécie de compensação na área de infraestrutura. O partido do governador Wellington Dias apresentou algumas pastas na área, que são de interesse da sigla.

Entre elas estão o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Secretaria de Cidades, Turismo, DER e Setrans. No caso das Cidades, o PT disputa o órgão  com o PR e PSD. O MDB já pleiteia o Idepi e não pretende abrir mão da pasta e o deputado federal Marcelo Castro (MDB) pretende manter o filho, Castro Neto, no comando do DER. A Setrans já é da cota do Progresssistas e a sigla pretender manter a pasta. 

Fora da zona de  conflito, estaria a pasta do Turismo. O nome do PT para a secretaria deve ser do deputado estadual Fábio Novo. O PDT, que hoje comanda o órgão, desejaria ocupar outro espaço no governo. 

A resposta do governador deve ser dada durante reunião com o presidente estadual do PT, deputado federal Assis Carvalho. 

Após reunião com o governador, Ciro aguarda conversas com PT e outros partidos

Foto:RobertaAline/CidadeVerde.com

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, classificou como “boa” a reunião com o governador Wellington Dias. Com quase duas horas de conversa, eles discutiram a participação do partido no novo secretariado.

O partido espera indicar nomes para o comando de pastas como Saúde, Defesa Civil e procura manter o comando do Detran e Setrans. A legenda espera agora o resultado da conversa entre o governador e o PT.

O Partido dos Trabalhadores também deseja indicar o secretário de Saúde. A pasta é comandada hoje por Florentino Neto, indicado pelo presidente estadual do PT, deputado federal Assis Carvalho. 

A definição sobre a Saúde e as outras pautas deve sair nesta segunda-feira (29). No momento, os progressistas já consideram a indicação para a pasta como certa. 

Olavo de Carvalho crítica visita de Mourão ao Piauí e Assembleia

Olavo de Carvalho, considerado guru do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), voltou a criticar o vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Desta vez, ele usou a visita do vice ao Piauí para falar de uma possível aliança e complô com o PT contra o governo Bolsonaro.

Ele usou as redes sociais e citou declaração de Ciro Gomes que falava da relação entre Mourão e o PT. Olavo também citou a faixa exibida pelo deputado Henrique Pires (MDB) com críticas a ele. Ele afirma que a Assembleia do Piauí é dominada por petistas. 

Na visita ao Piauí, Mourão evitou falar com a imprensa e comentar sobre política. Ele fez uma leve referência as desavenças com o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente. Ele disse que o governo deveria deixar de  discutir no varejo para discutir no atacado. 

Nenhuma foto do encontro entre Mourão e o governador Wellington Dias (PT) foi divulgada. Os dois se reuniram no Karnak sem a presença da imprensa. 
 

 

Progressistas apresenta hoje nome que será indicado para Secretaria de Saúde

Foto: Wilson Filho/Cidadeverde.com

O presidente nacional do  Progressistas, senador Ciro Nogueira, se reúne  neste domingo com o governador Wellington Dias (PT). Ele irá levar ao governador o nome que o partido irá indicar para assumir a Secretaria de Saúde.

A pasta é considerada uma das mais estratégicas da administração estadual. Possui hoje um dos maiores orçamentos do Estado. O partido deve indicar um nome político para a secretaria. O indicado deve ser do presidente estadual da sigla, deputado Júlio Arcoverde.
 
O Progressistas também manterá as indicações para o comando do Detran, Setrans e Coordenadoria de Irrigação. O partido também negocia a possibilidade de indicar um nome para a Defesa Civil. 

Fora da cota da sigla, o deputado Wilson Brandão poderá ser indicado par a Secretaria de Cultura em uma negociação direta com o governador. Os nomes serão apresentados hoje, mas caberá ao governador a palavra final.  

Wellington Dias define composição da equipe econômica com mudanças

Foto:Arquivo/CidadeVerde.com

O governado Wellington Dias (PT) afirma que deve anunciar até terça-feira (30) a composição do novo secretariado. Porém, as disputas políticas podem esticar esse prazo. Apesar dos impasses políticos, ele já tem definida a equipe econômica.

De acordo com informações colhidas pela coluna, ele manterá o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, o secretário de Planejamento, Antônio Neto, resolveu continuar no cargo após ter anunciado que desejava se aposentar da vida pública. 

Uma das novidades ocorre na Secretaria de Administração. Sai Ricardo Pontes e entra o deputado federal, Merlong Solano (PT). Outra mudança é a ida de Ricardo Pontes para Superintendência de Previdência do Estado do Piauí (SUPREV).  A pasta é hoje comandada pelo advogado Marcos Steiner. Segundo informações, Ricardo Pontes e Marcos Steiner devem se dividir no comando da pasta. 

Essas definições devem ser apresentadas pelo governador na próxima semana. Os cargos que envolvem acordos políticos devem esperar mais alguns dias. 

Henrique Pires chama atenção com faixa contra Olavo de Carvalho

Foto:RobertaAline/CidadeVerde.com

O deputado Henrique Pires (MDB) roubou a cena na solenidade de entrega do título de cidadania ao vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB). No meio do evento que ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado, ele exibiu uma faixa com os dizeres "Por que não te calas, Olavo da Virgínea? Viva Mourão do Brasil e agora piauiense”.

A declaração diz respeito às críticas de Olavo de Carvalho ao vice-presidente. Mourão tem sido alvo de ataques do vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL).   

O vice-presidente evitou falar sobre as críticas. Ele se limitou a dizer que o país precisa parar de discutir no varejo e passas a discutir no atacado. 

Paes Landim fala da saída do PTB e relação com João Vicente

Foto: WilsonFilho/CidadeVerde.com

O ex-deputado Paes Landim falou pela primeira vez sobre a saída da presidência do PTB. Ele deixou o cargo após o ex-senador João Vicente Claudino assumir o comando da sigla no Estado. 

Paes Landim foi destituído  do cargo após críticas de deputados estaduais da legenda, como o deputado Nerinho. "Evidentemente que não tenho nada contra o João Vicente Claudino, mas com pessoas ligadas a ele sim. Isso sim", afirmou.

Ao ser perguntado se o partido foi ingrato com o trabalho prestado por ele, Paes Landim evitou polemizar. "Talvez, talvez", respondeu. 

O futuro político do deputado pode ser o MDB. Ele afirma ter boas relações com lideranças políticas do Estado. 
"MDB é uma possibilidade. Eu me dou bem com todos os parlamentares do MDB do Piauí. O Marcelo Castro é meu parente. Temos amizade antiga com Themístocles Filho.  Vamos esperar aos pouco e vamos consultar alguns amigos", disse.

Progressistas veta conversas individuais sobre cargos e Ciro se reúne com governador

Foto: Arquivo/CidadeVerde.com 

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira,  irá se reunir com o governador Wellington Dias (PT) no domingo (28). A pauta do encontro será a participação do partido na composição do novo secretariado.

Os progressistas manifestaram insatisfação com a estratégia inicial do governador de ouvir os deputados individualmente. Essa estratégia incomodou as lideranças dos partidos.

Na legenda, ficou definido que a partir de agora apenas o senador Ciro Nogueira irá tratar com o governador sobre cargos. Conversas individuais estão vetadas. O governador chegou a conversar individualmente com os deputados Firmino Paulo e Hélio Isaias.
 
O partido disputa com o PT a indicação de um nome para o comando da Secretaria de Saúde. A legenda também pleiteia manter a indicação para o Detran, Setrans, Defesa Civil e a Coordenadoria de Irrigação. 

Deputada Marina indica Germano Coelho para Superintendência de Agricultura

Foto:RobertaAline/CidadeVerde.com

A deputada federal, Marina Santos, indicou o  advogado criminalista,  Germano Coelho, para a Superintendência da Agricultura. Na Câmara Federal, a deputada faz parte da base aliada do presidente Jair Bolsonaro ( PSL).

Na divisão dos cargos federais entre os deputados do estado, ela foi contemplada  com uma indicação para a Superintendência de Agricultura.

"Escolhemos o nome do advogado Germano Coelho. É um  grande profissional e tem todas as condições para assumir a pasta", destacou.

O nome do ex-prefeito de Novo Oriente, Marcus Vinicius, que é esposo da deputada, chegou a ser citado. Segundo ela, depois de conversas internas na legenda, o nome de Germano Coelho foi o escolhido.

"Colocamos não  só o nome do Marcus Vinicius, mas também, de vários outras pessoas com competência. No final, escolhemos o do advogado Germano Coelho  ", disse.

Firmino Filho confirma Scheivan Lima na Fundação Wall Ferraz

Foto: Wilson Filho/Cidadeverde.com

O prefeito Firmino Filho participou da convenção do Solidariedade na manha desta quinta-feira (25) em Teresina. Durante a solenidade ele confirmou o nome de Scheivan Lima para o comando da Fundação Wall Ferraz. 

A indicação consolida a participação do partido na base aliada do prefeito. 

"O Solidariedade, na formação anterior, já era da nossa base. Agora com o deputado Evaldo Gomes a frente do partido essa parceria é consolidada. O Solidariedade já conta com o vereador Gustavo Gayoso e Fábio Dourado já nos comunicou que irá se filiar na legenda quando for possível", disse Firmino.

Firmino Filho afirma que o nome de Scheivan foi escolha do partido. "O Solidariedade participa agora da nossa administração com a Fundação Wall Ferraz e o nome que o partido indicou foi de Scheivan. Scheivan já possui experiência na fundação e agora assume a pasta. Vamos confiar nele", adiantou Firmino. 

 

 

Posts anteriores