Cidadeverde.com

PSL fará reunião para decidir se candidatura própria a prefeito é viável

Foto: ValmirMacedo/CidadeVerde.com

O presidente do PSL, vereador Luís André, convocou uma reunião do partido para discutir definições da legenda com relação à candidatura própria a prefeito da capital. O PSL tem como pré-candidato a prefeito o empresário Valter Reis das Motos, porém, vereadores querem o PSL anunciando apoio ao candidato do prefeito Firmino Filho (PSDB) ainda no primeiro turno. 

A vereadora Teresinha Medeiros explica que a legenda só terá candidato se ele tiver  pontuação acima de 2%. É uma orientação nacional da legenda. 

“Hoje teremos uma reunião. Mas falo por mim. Essa questão majoritária encontra-se pacificada. A recomendação é que só teremos candidato se houver pontuação. Só pode ter candidato se pontuar. Sabemos que o Valter é um bom nome e grande cidadão, mas politicamente precisa ser avaliado. Até março tudo estará decidido”, afirma. 

Ciro elogia Bonfim e diz que Firmino fará anúncio até final de janeiro

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, afirma que o prefeito Firmino Filho deve anunciar o candidato a sucessor até o final de janeiro. Segundo o senador, o prefeito sempre afirmou que esse seria o prazo “correto” para a divulgação do nome. 

“Ele deve anunciar até o final de janeiro. Porém se ele já tem o nome ainda não nos comunicou. Foi o prazo que ele me disse que era o correto para anunciar. É até o final de janeiro”, afirma. 

O senador progressista também fez elogios ao nome do ex-secretário Washington Bonfim. Para Ciro, ele representaria a continuidade da gestão do prefeito. 

“Tenho um carinho enorme, uma admiração muito grande. Acredito que o Washington seria um candidato fantástico. Ninguém conhece mais a administração e participou mais da administração do que ele. Foi um grande responsável por tudo que trazemos para Teresina, quando ele participou como secretário de Planejamento. Foram grandes investimentos em mobilidade. Para nós seria muito bom, mas o Progressistas irá aceitar qualquer decisão do prefeito. Se o prefeito escolher um dos secretários também. Sempre defendo que seja alguém que tenha continuidade administrativa e tenha participado das gestões do prefeito Firmino. Mas o prefeito ainda não definiu. A definição é dele. O candidato que ele escolher contará com nosso apoio. Mas se for o Washington ficaríamos muito felizes”, afirmou.

Nome de Washington Bonfim sofre rejeição de grupo tucano ligado a Sílvio

Foto: Reprodução/TVCidadeVerde

Alguns aliados do prefeito Firmino Filho (PSDB) estão preocupados com a possibilidade do tucano escolher o ex-secretário Washington Bonfim como candidato a sucessor. Aliados afirmam que há um grupo de tucanos, mais ligado a Sílvio Mendes (sem partido), que teria rejeição ao nome de Bonfim.

O grupo avalia que hoje o ex-secretário seria o preferido do prefeito. Porém, poderia provocar uma espécie de divisão no grupo. Entre alguns motivos, eles chegam  a citar o fato de Bonfim morar em São Paulo e de ser filiado ao Progressistas, além de questões internas. Apesar das insatisfações, a palavra final será dada pelo prefeito Firmino Filho. 

DEM quer filiar Paes Landim e disputar prefeitura de São Raimundo Nonato

Foto: Arquivo/CidadeVerde.com 

O Democratas trabalha para filiar o deputado Paes Landim ao partido. O parlamentar é cotado para ser candidato a prefeito da cidade de São Raimundo Nonato no Sul do Piauí.

Paes Landim era filiado ao PTB e deixou a sigla após desentendimentos com o presidente nacional, Roberto Jefferson. Lideranças do estado como o deputado Nerinho pediam a saída de Landim da direção do partido. 

Ele deixou a sigla e foi substituído por João Vicente Claudino. Sem partido, o destino de Paes Landim pode ser o DEM. 

Evaldo Gomes nega que Solidariedade possa seguir Fábio Abreu

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O presidente estadual do Solidariedade, deputado Evaldo Gomes, nega a intenção de levar o partido para o palanque do pré-candidato a prefeito de Teresina, Fábio Abreu (PL). Evaldo garante que a legenda se encontra firme na base aliada do prefeito Firmino Filho (PSDB).

Segundo Evaldo, o foco do partido agora é participar das discussões que levarão à escolha do candidato a vice na chapa do candidato do prefeito. 

“O Solidariedade faz parte da base do prefeito. Agora todo mundo conversa com todo mundo. Isso é normal na política. Não existe nenhuma anormalidade nisso. Quem nos convidar para conversarmos vamos ouvir. O Solidariedade tem o desejo de indicar o vice do prefeito”, afirma. 

“Sílvio fala o que Firmino manda”, diz Themístocles sobre críticas

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O presidente municipal do MDB, deputado Themístcoles Filho, reagiu às críticas do ex-prefeito Sílvio Mendes (sem partido) a uma possível administração de Dr. Pessoa (MDB). Sílvio disse que o emedebista é uma pessoa do bem, mas questionou a capacidade de Pessoa administrar a capital.

Para Themístocles, as palavras de Sílvio foram orientadas pelo prefeito Firmino Filho (PSDB). 

“O Sílvio Mendes é do lado do Firmino. Ele fala o que o Firmino manda. É melhor deixar o Firmino falar. O Bolsonaro acabou o Brasil? Essa é a pergunta. Muita gente pode reclamar do jeito que ele fala, como ele se expressa, mas o Brasil não acabou. Até melhorou em alguns aspectos. O povo da cidade quer mudança. Dr. Pessoa mora no coração dos teresinenses. A única coisa que falam do Pessoa é que ele deveria falar melhor. O que adianta ir para a igreja e quando sair de lá fazer coisa errada? O Pessoa é do bem. Tem a melhor qualidade que é honestidade”, destacou. 

 

Deputado Fábio Abreu quer apoio de João Vicente para formar chapa

Foto: Arquivo/CidadeVerde.com

Sem uma definição do ex-prefeito Sílvio Mendes (sem partido), o caminho do ex-senador João Vicente Claudino deve ser formar chapa com o PL. O Partido Liberal tem como pré-candidato a prefeito o secretário de Segurança, Fábio Abreu, que diz desejar o apoio do presidente estadual do PTB.

Fábio Abreu afirma que não vai buscar o apoio do PT no primeiro turno porque a legenda tem o deputado Fábio Novo como pré-candidato.  Segundo ele, a estratégia é recorrer a siglas ainda indefinidas como o PTB. 

“Qualquer conjectura  minha com relação ao PT seria precipitada.  O PT tem um nome que é o Fábio Novo.  Buscamos nome de partidos que não possuem pré-candidatos lançados para compor nossa chapa. Estou respeitando o partido porque tem uma candidatura. Não falo no PSD, por exemplo,  porque tem um candidato. Seria muita inconveniência dizer  que conto com o PT para compor minha chapa se tem o candidato posto. Na atual situação não é questão de descartar, mas de respeitar. Temos o interesse de ter parceria com o PTB, o Solidariedade e partidos menores. Vamos buscar para que possamos formar um grupo ideal. Um grande grupo”,  destacou. 

MDB reúne aliados para fortalecer pré-candidatura de Dr. Pessoa em Teresina

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O presidente do MDB, deputado Themístocles Filho, convocou os aliados para um almoço nesta segunda-feira (13). O objetivo é fortalecer a pré-candidatura de Dr. Pessoa na capital. O ex-deputado fez críticas ao partido e disse que espera um esforço maior dos aliados.

O ex-deputado Robert Rios (sem partido) também participará do encontro. Ele é cotado para ser vice na chapa encabeça por Dr. Pessoa. Porém, até o momento ele não se filiou ao PSB. No almoço, a expectativa é que as divergências possam ser  solucionadas. 

Partidos farão reunião para discutir formação das comissões técnicas da Assembleia

Foto: Arquivo/CidadeVerde.com

A Assembleia Legislativa do Estado volta do recesso parlamentar no dia 03 de fevereiro. No retorno, a Casa passará por dois momentos importantes de disputa de poder. O primeiro será a eleição para a escolha do primeiro vice-presidente. O segundo será a discussão para a formação das comissões técnicas da Casa.

Os líderes dos partidos farão uma reunião em busca de um consenso antes mesmo do retorno das atividades parlamentares. O PT, partido do governador Wellington Dias, quer indicar o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ela  é considerada a comissão mais importante da Assembleia e analisa a constitucionalidade dos projetos que tramitam no parlamento. 

“Pelo acordo firmado no ano passado, o Progressistas teria o direito à vaga de primeiro vice. O partido indicou Júlio Arcoverde para presidente da CCJ e agora, em 2020, caberia ao PT fazer a indicação da CCJ”, disse o deputado Franzé Silva. 

Pelo acordo firmado durante o processo eleitoral de 2019, o Progressistas ficaria com a primeira vice-presidência e com o comando da CCJ. Com isso, na formação das comissões de 2020, caberia ao PT indicar o presidente da Casa. O MDB foi contemplado com a manutenção do deputado Themístocles Filho na presidência da Assembleia.
 
Na disputa pela vice-presidência, estão o presidente estadual do Progressistas, deputado Júlio Arcoverde, e o presidente estadual do Republicanos, Gessivaldo Isaías. Os progressistas cobram a manutenção do acordo para que a legenda siga com o cargo. 

Bolsonaro deve participar de ato do Aliança por transmissão ao vivo

Foto: Arquivo/CidadeVerde.com

O presidente Jair Bolsonaro dará prioridade ao Nordeste na estratégia de conseguir as assinaturas necessárias para a criação da Aliança pelo Brasil. Ele passará por capitais nordestinas como João Pessoa, Natal e São Luís.

O ato do partido  deve ocorrer dia 26 em Teresina. Neste caso, Bolsonaro não poderá comparecer presencialmente devido viagem à Índia. Mas isso não será problema, ele se fará presente no ato por meio de uma transmissão ao vivo.

O novo partido precisa do apoio de 492 mil assinaturas até abril para conseguir disputar as eleições municipais. O Nordeste tem hoje o segundo maior eleitorado do Brasil.

Posts anteriores