Cidadeverde.com

Nova espécie de Siri aparece no litoral do Piauí e preocupa pesquisadores

 
Após o aparecimento do peixe-leão no litoral do Piauí, agora pesquisadores da região estão preocupados com o surgimento do Siri invasor, também conhecido como siri-bidu.  A preocupação com o surgimento desse animal, é pelo fato dele ser um invasor, que pode competir com as espécies que são nativas do litoral piauiense, e assim prejudicar o desenvolvimento delas.
 
O professor e biólogo Pedro Carneiro informou que o animal não traz riscos aos humanos e que no momento a preocupação é se a presença dele vai afetar o meio ambiente local, por isso uma pesquisa está sendo realizada na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
 
O animal é originário do oceano Indo-Pacífico, mas chegou ao Piauí e pode causar um impacto ambiental, afetando os siris da região e o próprio caranguejo.
 
“Para o ser humano ele não traz risco nenhum, é um siri pequeno, de 7 a 8 cm de tamanho. Ele não é venenoso e não traz nenhum risco para a saúde do humano. O risco é alguém tentar manipular e se machucar, mas nada que cause um dano e que se preocupe com ele com termo de saúde. Os impactos são mais em termos ambientais”, explicou o biólogo. 
 
O aparecimento do animal é alvo de pesquisa que tem a participação dos professores Pedro Carneiro, Leonardo Peres de Souza e Luciana Rocha Faustino, da UFDPar.
 
Para a pesquisa, os alunos dos cursos de Biologia e Engenharia de Pesca da UFDPar, vão a campo, na localidade praia do Coqueiro, no município de Luís Correia, para capturar os animais, e depois realizam um trabalho no laboratório de Análise e Processamento Histológico (LAPHS), onde os animais são dissecados e analisados.
 
O objetivo é avaliar a reprodução e o hábito alimentar da espécie, para saber se isso vai prejudicar as espécies locais.
 
Bárbara Rodrigues
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais