Cidadeverde.com

Ferramentas digitais ajudam estudantes a aprimorarem seus conhecimentos

A tecnologia trouxe facilidades para a vida, para o trabalho e também para os estudos. O uso de ferramentas online tem se tornado cada vez mais comum na vida de estudantes, principalmente na luta por uma vaga nas universidades. 
 
Alguns sites e aplicativos se destacam neste universo online de estudos por meio de videoaulas, simulados, planos de estudo e análises de redação. 
 
Até nas redes sociais a busca por conteúdo é intensa. Perfis que oferecem principalmente resumos, bizus e dicas possuem milhares de seguidores, como @professorferretto, @med_rabiscos, @vestmanu  e outros. Confira todos os links citados nesta matéria no final do texto.
 
Contudo, especialistas alertam que é preciso ter muito foco e uma rotina bem definida para o estudante não se perder no mar de informações e distrações que a internet oferece. 
 
Fizemos uma seleção de algumas dessas ferramentas e sites que podem auxiliar neste processo de aprendizagem com recursos online. A maioria é pago, mas também existem boas alternativas gratuitas para se conectar ao mundo e facilitar os estudos e a pesquisa. 
 
Serviços Pagos
As ferramentas “Descomplica”, “Me salva” e “Explicae” são conhecidas pelo público estudantil pela quantidade de conteúdos que disponibiliza com foco no ENEM e em vestibulares de Medicina. 
 
Todos são serviços são pagos e funcionam mediante uma assinatura de acordo com o interesse do aluno. Os planos ofertam centenas de videoaulas, correção de redação, plano de estudos personalizados, aulas ao vivo e simulados. Os pacotes e combos podem sair na faixa dos R$ 300,00 e chegar até quase R$ 2000,00, variando de acordo com os benefícios oferecidos
 
Melhor custo benefício
Mas quem não pode a assinatura de um serviço online pode optar por ferramentas gratuitas sem perder a qualidade do ensino. 
 
Um bom exemplo é o Enem Action, uma plataforma completa de preparação para o Enem, criada pela Wyden Educacional. Com uma incrível combinação entre simulados e conteúdos personalizados, o aluno aprende o que precisa para alcançar uma boa nota no Enem. 
 
O serviço oferece ainda simulados e tira dúvidas com videoaulas exclusivas. O melhor de tudo: é um serviço gratuito e de alta qualidade, com amplo material em todas as disciplinas voltadas ao ENEM. 
 
Outra boa opção é canal YouTube EDU. O projeto é uma parceria entre a Fundação Lemann e o Google, para a criação de uma página exclusiva do YouTube, na qual professores, gestores e alunos podem encontrar conteúdos educacionais gratuitos e de qualidade, em Português. A curadoria dos vídeos é feita por professores especialistas selecionados pelo Sistema de Ensino Poliedro e coordenados pela Fundação Lemann. Os conteúdos disponíveis são voltados para os níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio, englobando as disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), História, Geografia, Língua Espanhola e Língua Inglesa.
 
Opção pela Gameficação
O site gratuito Geekie Games é uma ferramenta online diferenciada que ajuda a estimular os alunos nessa etapa de estudos do ENEM. 
 
Desenvolvida por uma empresa especializada na criação de ambientes de ensino a distância, a plataforma é credenciada pelo Ministério da Educação e permite que professores e coordenadores pedagógicos acompanhem o desempenho dos alunos na preparação para o Enem.
 
Ao se cadastrar no site, o aluno faz um teste diagnóstico para detectar seus pontos fortes e dificuldades. Com base nessa avaliação, cada aluno recebe um plano de estudos personalizado, com acesso a aulas que abrangem todo o conteúdo da prova.
 
Fontes de acesso:
https://descomplica.com.br/
https://www.mesalva.com
https://explicae.com.br/2/
http://www.ebc.com.br/caiu-no-enem
https://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg
https://geekiegames.geekie.com.br
 
instagram
@professorferretto
@vestmanu 
@projredacao
@vestibular.com.br
@med_rabiscos
@pensamentovincular
@resumosestudo
@coisasdeenem 
@anas.studies
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais