Cidadeverde.com

Progás CRM: a primeira startup teresinense selecionada para aceleração pelo InovAtiva Brasil

Teresina acaba de ter sua primeira startup selecionada para aceleração em nível nacional: a Progás CRM. O software, criado para gestão de revendas de gás, foi desenvolvido pela Tartigrado Tecnologia e selecionado entre 1.372 projetos para a primeira fase de aceleração do InovAtiva Brasil, o maior projeto de aceleração de startups do país. Foram recebidos projetos de 239 municípios brasileiros, e o Nordeste respondeu por 266 projetos inscritos.
 

Em 2016, o InovAtiva Brasil selecionou 300 negócios inovadores para acompanhar durante cinco meses em seu primeiro ciclo de aceleração, que vai de abril a agosto deste ano. O programa oferece às startups treinamento específico à sua realidade de mercado, capacitação em empreendedorismo inovador e mentorias individuais com mais de 450 executivos do Brasil e do mundo, para ajudá-las na estruturação do seu projeto. Quando estiverem prontas como negócio, serão conectadas a potenciais clientes e investidores. O programa conta ainda com o apoio do SEBRAE e do Facebook, que irá integrar 14 startups em cada Ciclo ao seu programa de apoio a startups, o FbStart.

 

Higo Matos, sócio da Tartigrado, explica como surgiu a ideia: “O Progás CRM nasceu em 2014 a partir de um problema: a necessidade das revendas de gás em gerir o negócio com mais agilidade e produtividade, fidelizando seus clientes. Assim, criamos um sistema que possibilitasse cadastrar os clientes, as entregas realizadas e, por meio de business intelligence, fornecer informações sobre previsão de novas vendas e lucros da empresa. Ainda, o Progás CRM funciona online e o empresário tem acesso de qualquer lugar, o que é raro entre os softwares desse mercado”. Hoje, o Progás CRM atende clientes da região Norte e Nordeste e possui outros testando o sistema em São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Pará. “Já auxiliamos nossos clientes na gestão de mais de 345 mil unidades de 13kg, respondendo por mais de 100 milhões de reais em transações financeiras, o que representa um número expressivo de suporte operacional.”

 

Entre as instituições que colaboraram para o desenvolvimento da startup, Rafael Costa, também sócio da Tatigrado, considera como essencial o apoio recebido do SEBRAE-PI, que ofereceu o suporte necessário para a maturação do sistema de gestão para revendas de gás. “O SEBRAE é uma peça fundamental no desenvolvimento das startups no Piauí. Desde 2014, quando iniciamos o projeto do Progás CRM, o SEBRAE nos auxilia com cursos, orientações, mentorias e networking. Sem eles não teríamos chegado até aqui.”

 

Questionado sobre o interesse no InovAtiva, Rafael explica: “Sempre podemos melhorar como negócio. O InovAtiva é uma núcleo de conhecimento e capacitação de nível mundial. Vimos no programa a chance de sermos avaliados e orientados por mentores experientes, identificar onde podemos amadurecer como negócio e como empresa de tecnologia, pois também temos outras ideias para desenvolver futuramente. O acesso aos investidores é algo pelo que vamos estudar e batalhar para conseguir”.

 

As mentorias do InovAtiva para o primeiro ciclo de aceleração já começaram, com orientações coletivas e atividades a desenvolver em temas como “Modelagem e validação da proposta de valor” e “Modelagem de mercado”. O segundo ciclo iniciará em junho de 2016. O projeto encerra em agosto, quando haverá um Demoday (apresentação dos projetos aos investidores).

Fontes: 

http://www.inovativabrasil.com.br/inovativa-brasil-2016-bate-recorde-com-1-372-inscricoes/
www.progascrm.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais