Cidadeverde.com

Projeto de TCC indica Telegram para uso em ambiente virtual de aprendizagem

Trabalho de Conclusão de Curso recebeu nota 10 de avaliadores e será apresentado no I Simpósio Internacional de Comunicação, Educação e Tecnologias

O aplicativo de comunicação instantânea Telegram foi apontado pelas professoras Naisis Castelo Branco Andrade e Rosineide Brito com uma ferramenta diferenciada e apta para uso em ambiente virtual de aprendizagem. A conclusão é resultado de estudo prático realizado para o "Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Pós-graduação de Gestão Educacional em Redes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 
 


Rosineide Brito e Naísis Andrade, autoras do Projeto de TCC sobre uso do app Telegram na educação

Denominado de “Projeto AVA | EAD”, o TCC foi baseado no uso em educação do comunicador instantâneo Telegram como apoio para aprendizagem colaborativa e interação entre grupos de estudo. O TCC, apresentado no último dia 21 de maio de 2016, recebeu nota 10 dos avaliadores e foi selecionado para apresentação no I Simpósio Internacional de Comunicação, Educação e Tecnologias, que acontece em junho nas cidades de Teresina e Parnaíba.

Segundo Naisis Andrade, o trabalho concentrou-se no levantamento dos principais recursos do aplicativo Telegram e suas aplicações práticas no processo de educação em ambiente virtual, tendo como base de experimento, a formação de um grupo formado por 13 integrantes, incluindo estudantes do próprio Curso de Especialização da UFPI. 

O Projeto, orientado pela jornalista e Profª Dra Tyciane Cronemberger, seguiu todo um percurso metodológico de captação de usuários, desenvolvimento de conteúdo, interação e avaliação de resultados, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem com suporte para a comunicação e troca de informação entre os participantes.

"O trabalho contribuiu para que os usuários conhecessem os recursos do aplicativo tornando a ferramenta como uma opção diferenciada para um ensino mais interativo, criativo e colaborativo", afirma a Professora Rosineide Brito. Segundo ela, um dos destaques do aplicativo para a educação são as possibilidades de interação com formatos de arquivos do tipo word, excel, power point, PDF, ZIP (arquivos compactados) e a incorporação de vídeos dentro do próprio ambiente do app. As professoras destacaram ainda o acesso integrado do Telegram por meio de várias plataformas como desktop, tablets e celulares e a busca contextual de conteúdo, muito importante para a consulta organizada por um tema dentro de um grupo.

Tutoriais, Dicas e Suporte
Durante a  criação e acompanhamento do grupo as professores produziram conteúdo próprio de apoio, com pequenos tutoriais em formato de imagens, dicas de uso das ferramentas e suporte com plantão tira-dúvidas. Toda essa base de conhecimento foi pesquisada na "ajuda" do site Telegram e também em sites especializados em tecnologia.   


Exemplo de conteúdo postado no Grupo AVA | EAD 

 
RESULTADOS
Após o período de suporte e troca de experiências dentro do grupo, foi realizada uma pesquisa junto aos participantes para avaliar o resultado do projeto. Os resultados demonstram a aprovação da idéia de uso do aplicativo na educação em ambiente virtual, conforme imagem abaixo. Todos, inclusive, afirmaram indicar o Telegram para algum tipo de atividade educacional.