Cidadeverde.com

Um dos pioneiros da internet no Brasil realiza workshop em Teresina


Nos dias 06, 07 e 08 de julho acontece em Teresina o Workshop “Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo”, promovido pelo Instituto Federal do Piauí – IFPI com o tema “A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como estratégia indutora do empreendedorismo, da inovação e do desenvolvimento local”.  Marcado para ser realizado no campus Teresina Central do IFPI, o encontro reunirá pesquisadores, professores e empresários piauienses para abordar como as instituições de ensino impactam na inovação dos negócios e na comunidade por meio da extensão tecnológica e da pesquisa aplicada.

Ana Cláudia Xavier, coordenadora de Extensão Tecnológica do IFPI, destaca que debater sobre ideias inovadoras e empreendedoras são maneiras que o Piauí pode encontrar para se avançar nas suas pesquisas tecnológicas que impactam diretamente nos negócios e em  toda a comunidade.

“Nosso principal objetivo é provocar a integração entre representantes do Instituto Federal do Piauí e parceiros, para que na oportunidade possamos compartilhar conhecimentos e experiências empreendedoras, que poderão ser aplicados em diferentes realidades como forma de disseminar a cultura da extensão tecnológica e pesquisa aplicada por toda na instituição, nos arranjos produtivos locais e comunidades”, afirma Cláudia Xavier.

Dentro da programação do workshop haverá palestras, oficinas, exposições e a presença do renomado consultor do Sebrae e empresário Marcelo Pimenta, especialista em Marketing e Planejamento Estratégico, considerado um dos pioneiros na implantação da internet no Brasil.

Para Ney Paranaguá, professor e membro do Comitê Multidisciplinar de Inovação e Tecnologia do Instituto, a presença de Marcelo Pimenta numa  conversa aproximada com os participantes é bastante esperada, principalmente pelo seu papel em incentivar o empreendedorismo inovador.

“Teremos o privilégio de conhecer uma metodologia trazida por um dos protagonistas da web brasileira, que ficou conhecida como ‘TREM’ ou Trilha de Referência para o Empreendedor. Nela são apontadas métodos para se chegar a construção de um negócio inovador, por meio da descoberta, experimentação e execução. Então só temos a ganhar com essa importante relação de gestão e inovação tecnológica”, ressalta Ney.

Para os interessados em participar do Workshop, o prazo para a realização das inscrições segue até o dia 05 de julho por meio do link: www.even3.com.br/workshoptim. No primeiro dia, o evento será aberto para o público em geral. Já no segundo e terceiro dia, será exclusivo para servidores do IFPI e parceiros institucionais.

Sobre o palestrante:

Marcelo Pimenta é consultor, empresário, professor, estrategista, palestrante, netweaver. Tem especialização em Marketing (ESPM) e mestrado em Planejamento Estratégico (UCES). Foi um dos pioneiros da internet brasileira, com a Rede BancNet (1994). No ano de 1996, fundou a Conectt onde, hoje, é sócio-conselheiro. Em 2010, criou o Laboratorium - Laboratório de Projetos Inovadores. Escreve, desde junho de 2014, semanalmente, para o Blog do Empreendedor do Estadão PME. É o representante brasileiro na rede Acadêmica NetExplo, ligada a Unesco, mapeamento das principais inovações tecnológicas que impactam a sociedade.