Cidadeverde.com

TI tem crescimento de 15 a 50% ao ano em Teresina

Com o avanço da tecnologia novas formas de se trabalhar foram sendo incorporadas. Nesse cenário surgiu o setor de Tecnologia da Informação (TIC), que atualmente vem crescendo em Teresina com a presença de 85 empresas e quase 600 funcionários.  A maioria das empresas é de prestação de serviços, seguidas pelas de softwares de soluções empresariais locais, e os games. Apesar  do número reduzido de empresas, as perspectivas de crescimento são bastante positivas e as empresas chegam a crescer algo em torno de 15 a 50% ao ano.

Segundo pesquisas realizadas pela empresa Cluster Consulting, empresa licitada para o Programa Teresina Competitiva, o TIC possui alto impacto econômico e desafios como a geração de uma visão mais global e investimentos internacionais para a expansão dos negócios.

Para o presidente do Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Empreendedorismo em Tecnologia da Informação (Instituto Delta); Ailton Rodrigues,  o momento é de investir, qualificar e capacitar os empresários para aumentar os negócios. “Esse é um estudo interessante e estamos na expectativa dos resultados e até de direcionamentos para melhorar o desenvolvimento da área e dos negócios. Queremos ser reconhecidos no Nordeste e também no Sudeste e estamos investindo e nos qualificando para isso”, finaliza.

O programa

O Teresina Competitiva é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina por meio do Programa Lagoas do Norte e financiado pelo Banco Mundial, que tem como objetivo identificar, caracterizar, priorizar e definir uma estratégia de desenvolvimento dos clusters, também chamados de arranjos produtivos. Os resultados da fase atual serão apresentados no próximo dia 28 de setembro, no auditório da FIEPI, com a presença do prefeito Firmino Filho, representantes do SEBRAE, SEPLAN, FIEPI e BNB; além dos empresários.