Cidadeverde.com

Projeto preserva a história do jornalismo piauiense

O site do Projeto Memória do Jornalismo Piauiense - http://memoriadojornalismopi.com.br - é um daqueles links para salvar com a estrelinha no "favoritos" do seu navegador. Um rico trabalho de pesquisa que preserva a memória da comunicação e da sociedade piauiense. 

O acervo do Projeto, coordenado pela Profa. Dra. Ana Regina Rêgo, está à disposição da comunidade por meio do Espaço Integrado da Memória na UFPI e no próprio Arquivo Público do Piauí. A plataforma digital também possibilita ao pesquisador consultar jornais, revistas e almanaques do século XIX e XX em qualquer lugar, por meio do site, configurando assim, um meio de democratização e acessibilidade aos interessados em pesquisar a imprensa piauiense. 

O projeto é mantido pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC), vinculado ao Departamento de Comunicação Social e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (PPGCOM/UFPI). O projeto possui parceria com o Arquivo Público do Piauí: Casa Anísio Brito, assim como, com o Programa de Educação Tutorial (PET) - História da UFPI; o Núcleo de Pesquisa Documentação e Memória (NUPEM) da UFPI, e, o Núcleo de Pesquisa em História e Educação (NUPEHED) da UFPI. 

O Projeto Memória do Jornalismo possui o patrocínio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente 16 pessoas entre bolsistas, estudantes de graduação e pós-graduação e voluntários, atuam nas diferentes etapas do processo de conservação da história e memória piauiense. De 2011 aos dias atuais já passaram pelo Projeto cerca 50 estudantes.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais